As estreias que recomendamos esta semana | 28 de janeiro

 

Com a temporada de prémios ao rubro não seria de esperar outra coisa: esta semana temos uma dose séria de cinema e um dos grandes nomeados aos Óscares, mas antes temos outras apostas!

O cinema português deve ser sempre destacado, portanto deixamos-te a dica para Jogo de Damas, um filme sobre a relação de amizade entre cinco grandes amigas, que é o mesmo que dizer, entre cinco grandes atrizes do mundo audiovisual português, onde se incluem Ana Nave, Maria João Luís, e Rita Blanco. O sentimento de perda domina a maioria dos instantes e todas as conversas, num projeto que coloca à prova o elo que ultrapassou o tempo, as barreiras de um passado distante. Além do mais é uma oportunidade única de valorizar o talento feminino tanto à frente como atrás das câmaras com caras tão reconhecidas do público.

Para a animar a malta e porque sabemos que há quem gosta de suspense, com sustos à antiga, vale a pena estreitar Regressão. Emma Watson, a Hermione de Harry Potter parece não ser tão valente para enfrentar demónios e por isso recebe a ajuda do sempre calmo Ethan Hawke. Temos então uma investigação policial que quer relembrar o estilo de Hitchcock e o seu enredo aborda os segredos de uma menina inocente ou, ao contrário, uma menina culpada? Peripécias, meninos e meninas, que nos deixarão a pensar sobre as encruzilhadas da vida. Caminhando entre o suspense psicológico e o terror sobrenatural, estão prontos para a inquietação?

Lê Também:
Ilha dos Pássaros | Sérgio da Costa e Maya Kosa em entrevista

Se acham que não e que o que mais falta faz é mais um candidato a Óscares, também há salvação. O Caso Spotlight é o excecional drama da semana e encontra-se nomeado a seis Óscares da Academia. O estilo faz lembrar Os Homens do Presidente, quando Robert Redford e Dustin Hoffman ainda tinham cabelo com cor…desculpem só uma brincadeira. Na verdade, temos um caso muito sério, que prova a luta do jornalismo e a perspicácia de trazer um crime e uma verdade ao de cima, propondo relembrar os acontecimentos de 2001, quando um conjunto de padres da Igreja Católica foi acusado de pedofilia nos Estados Unidos.

É verdade – bem sabemos que o tema é sério e pesado, mas O Caso de Spotlight, que não é propriamente um objeto de revelação estrondosa, mas uma imperial exploração do que é fazer jornalismo, é uma imperdível fatia de Cinema inspirado e um importante testemunho para os nossos dias.

Lê Também:
Elvis | Ouve as músicas do filme de Baz Luhrmann

Vê ainda: Os Óscares 2016 em números

Na próxima semana estamos de volta com mais um lote de destaques cinematográficos que não podes mesmo perder. Até lá… bons filmes!

 Consulta também: Guia das Estreias de Cinema | Janeiro 2016

 

Virgílio Jesus

Era uma vez em...Portugal um amante de filmes de Hollywood (e sobre Hollywood). Jornalista e editor de conteúdos digitais em diferentes meios nacionais e internacionais, é um dos especialistas na temporada de prémios da MHD, adepto de todas as formas e loucuras fílmicas, e que está sempre pronto para dois (ou muitos mais!) dedos de conversa com várias personalidades do mundo do entretenimento.

Virgílio Jesus has 1375 posts and counting. See all posts by Virgílio Jesus

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.