As estreias que recomendamos esta semana | 28 de janeiro

 

Com a temporada de prémios ao rubro não seria de esperar outra coisa: esta semana temos uma dose séria de cinema e um dos grandes nomeados aos Óscares, mas antes temos outras apostas!

O cinema português deve ser sempre destacado, portanto deixamos-te a dica para Jogo de Damas, um filme sobre a relação de amizade entre cinco grandes amigas, que é o mesmo que dizer, entre cinco grandes atrizes do mundo audiovisual português, onde se incluem Ana Nave, Maria João Luís, e Rita Blanco. O sentimento de perda domina a maioria dos instantes e todas as conversas, num projeto que coloca à prova o elo que ultrapassou o tempo, as barreiras de um passado distante. Além do mais é uma oportunidade única de valorizar o talento feminino tanto à frente como atrás das câmaras com caras tão reconhecidas do público.

Para a animar a malta e porque sabemos que há quem gosta de suspense, com sustos à antiga, vale a pena estreitar Regressão. Emma Watson, a Hermione de Harry Potter parece não ser tão valente para enfrentar demónios e por isso recebe a ajuda do sempre calmo Ethan Hawke. Temos então uma investigação policial que quer relembrar o estilo de Hitchcock e o seu enredo aborda os segredos de uma menina inocente ou, ao contrário, uma menina culpada? Peripécias, meninos e meninas, que nos deixarão a pensar sobre as encruzilhadas da vida. Caminhando entre o suspense psicológico e o terror sobrenatural, estão prontos para a inquietação?

Se acham que não e que o que mais falta faz é mais um candidato a Óscares, também há salvação. O Caso Spotlight é o excecional drama da semana e encontra-se nomeado a seis Óscares da Academia. O estilo faz lembrar Os Homens do Presidente, quando Robert Redford e Dustin Hoffman ainda tinham cabelo com cor…desculpem só uma brincadeira. Na verdade, temos um caso muito sério, que prova a luta do jornalismo e a perspicácia de trazer um crime e uma verdade ao de cima, propondo relembrar os acontecimentos de 2001, quando um conjunto de padres da Igreja Católica foi acusado de pedofilia nos Estados Unidos.

É verdade – bem sabemos que o tema é sério e pesado, mas O Caso de Spotlight, que não é propriamente um objeto de revelação estrondosa, mas uma imperial exploração do que é fazer jornalismo, é uma imperdível fatia de Cinema inspirado e um importante testemunho para os nossos dias.

Vê ainda: Os Óscares 2016 em números

Na próxima semana estamos de volta com mais um lote de destaques cinematográficos que não podes mesmo perder. Até lá… bons filmes!

 Consulta também: Guia das Estreias de Cinema | Janeiro 2016

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *