Banda Sonora de Hans Zimmer fora da corrida aos Óscares 2025
Banda Sonora de “Duna: Parte 2”, composta pelo premiado Hans Zimmer, não pode ser nomeada para os Óscares 2025.
Sumário:
- “Dune” foi um grande sucesso após a sua estreia em 2021. O primeiro filme que adapta a saga de livros de Frank Herbert foi nomeado para dez Óscares, tendo vencido seis;
- Um desses Óscares foi para a Banda Sonora composta por Hans Zimmer. No entanto, este ano a Banda Sonora da sequela “Duna: Parte 2”, está fora dos Óscares;
- Por ter mais de vinte por cento de temas do filme anterior, a Banda Sonora de Hans Zimmer para “Duna: Parte 2” não está elegível para os Óscares da Academia.
Baseado na saga escrita por Frank Herbert, “Dune” estreou em 2021. O filme realizado por Denis Villeneuve, com Timothee Chalamet e Zendaya como protagonistas, fez mais de quatrocentos milhões de dólares em box office. Em Portugal foi o quarto filme mais visto do ano com mais de um milhão de euros em receita.
“Dune” foi nomeado para dez Óscares em 2022 e venceu seis deles, nas categorias de Melhor Som, Melhor Banda Sonora Original, Melhor Edição, Melhor Fotografia, Melhores Efeitos Visuais e Melhor Design de Produção. Foi nesta edição que o renomado compositor Hans Zimmer venceu o seu segundo Óscar pela icónica Banda Sonora de “Dune”. No entanto, o feito não se poderá voltar a repetir este ano, pelo menos com a saga “Dune”.
Duna: Parte 2 fora da corrida aos Óscares 2025
“Duna: Parte 2”estreou em fevereiro de 2024 e já ultrapassou o seu antecessor, com uma receita de mais de setecentos milhões de dólares nas bilheteiras mundiais. Foi, novamente, um dos filmes mais vistos em Portugal, duplicando o valor para dois milhões de euros em box office.
A Banda Sonora de “Dune: Parte 2” foi muito elogiada pelos críticos, mas não poderá ser elegível para os Óscares 2025. As regras da Academia referem: “Em casos como sequelas, a Banda Sonora não pode utilizar mais de vinte por cento de temas pré-existentes nos filmes anteriores do franchising”. Como a Banda Sonora de Zimmer em “Duna: Parte 2” incorpora vários temas do seu trabalho no filme anterior, está fora dos critérios de elegibilidade.
No entanto, ainda há hipóteses para Hans Zimmer durante a temporada de prémios de 2025. “Duna: Parte 2” pode ser nomeado para o Critics Choice Awards, Golden Globes, BAFTA e os Grammys. O compositor também pode chegar aos Óscares com a sua Banda Sonora do filme “Blitz”, sobre a Segunda Guerra Mundial, com Saoirse Ronan no papel principal.
Com “Duna: Parte 2” fora da competição, em quem apostavas para vencer o Óscar de Melhor Banda Sonora?