Bandas Sonoras | O nosso tributo a Prince

 

No dia 21 de Abril o mundo ficou mais pobre – o incontornável músico pop deixou-nos com uma herança de diamantes e pérolas, contradições efémeras e canções eternas.

Prince Rogers Nelson, nasceu em Minneapolis, Minnesota, em 1958. Filho de músicos, interessou-se pela música desde cedo. Em 1978 assinou contracto com a Warner Bros. Records e a sua carreira ficou marcada com os lançamentos de Prince (1979), Dirty Mind (1980) e Controversy (1981), os quais criaram realmente bastante controvérsia devido aos temas religiosos e sexuais que eram abordados.

Prince

A sua estética androginia, a maquilhagem, as cabeleiras e os trajes marcavam a chegada da era excessiva dos anos 80, da qual Prince foi um símbolo indiscutível.

Purple Rain (1984) marcou a Banda Sonora do filme com o mesmo nome e a estreia de Prince no cinema, com receitas de 70 milhões de dólares nas box offices dos EUA – acabaria por ganhar um Óscar da Academia para Melhor Banda Sonora Original.

Lê Também:   Os 10 discos vinil obrigatórios em qualquer coleção de amantes de música

Prince

O tema é uma experiência sonora e visual que abre completamente a (pequena) concha que ainda restava no mundo do cantor, de forma a contar-nos algo mais sobre as suas origens, sobre a sua vida real.

Lê também: Top 5 Eurovisão 2016, by MHD

 

VIVA A MÚSICA

Prince

  • Título Original: Purple Rain
  • Realização: Albert Magnoli
  • Ano: 1984

Os acordes de abertura da música foram gravados ao vivo na First Avenue por Wendy Melvin de 19 anos e a música mostra-nos um ciclo completo entre o que Prince procurava em todas as músicas – temas sobre o amor e religião, combinando as raízes do funk e do R&B, com o pop, rock e o heavy metal. Purple Rain é crú e vulnerável, comum e divertido. Acaba por ser, nas palavras do cantor, um batismo, uma limpeza aos pecados e uma redenção, com arranjos musicais que nos fazem sentir, nada mais nada menos, que livres.

Lê Também:   Os 10 discos vinil obrigatórios em qualquer coleção de amantes de música

Prince estaria agora a escrever uma biografia, com publicação prevista para 2017.

Ficaram connosco 37 anos de carreira, mais de 100 milhões de discos vendidos, sete Grammys, um Óscar, alguns escândalos e uma boa dezena de refrãos que qualquer pessoa entre os 20 e os 70 anos conhece, muito à conta do seu talento de deitar abaixo muros à volta da música e à volta de nós próprios.

Lê também: Documentário sobre os Oasis com título e estreia anunciados

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *