Ivana, The Terrible © BEAST IFF 2021

BEAST International Film Festival 2021 | 10 obras a descobrir na FILMIN

Damos-te conhecer alguns dos melhores filmes, longas e curtas-metragens que poderás assistir na FILMIN Portugal no âmbito do BEAST International Film Festival 2021. 

O BEAST International Film Festival 2021 está aí e com ele chegam os melhores filmes, curtas e longas metragens disponíveis na FILMIN Portugal, no Youtube, Vimeo e no Twitch. Mesmo no conforto da casa, e à espera que as salas de cinema voltem a abrir, podes conhecer mais cinematografias da Europa de Leste à distância de um clique.

BEAST IFF já está disponível na FILMIN Portugal

© BEAST International Film Festival
Ivana the Terrible © BIFF 2021

Neste sentido, a MHD sempre disposta a abraçar a novidade e os mais ecléticos festivais de cinema, quer partilhar contigo os melhores projetos do BEAST IFF 2021 disponíveis na FILMIN Portugal. Escolhemos 10 filmes de tantas possibilidades no catálogo. São estes filmes que te poderão servir de porta de entrada para o grande cinema do leste europeu.

O BEAST International Film Festival tem vários documentários, filmes de ficção e curtas de imagem real e de animação em subscrição da FILMIN Portugal. Se ainda não és subscritor recomendamos-te a promoção “Festival BEAST + 2 meses de FILMIN Portugal” apresentada pela plataforma de streaming.

Percorremos as várias seções do BEAST IFF 2021 desde a East Doc, à East Wave, experimentalEAST, ao Foco Roménia e por último ao V4 Screen, secção direccionada em exclusivo às novas vagas fílmicas da República Checa, Hungria, Polónia e Eslováquia. De que estás à espera? Vem connosco descobrir 10 filmes do BEAST International Film Festival 2021 na FILMIN Portugal.

Segue as setas, vê os trailers dos filmes do BEAST IFF disponíveis na Filmin e lê a sinopse. Apresentamos-te todos os ingredientes para conheceres estas obras independentes de cineastas a quem poucas vezes são dadas oportunidades para se expressarem a audiências internacionais.




Ivana a terrível, de Ivana Mladenović

Inspirada numa crise pessoal atravessada pela realizadora enquanto estava a terminar a sua primeira longa-metragem, “Ivana the Terrible” apresenta Ivana (Mladenović), uma atriz sérvia que volta à sua cidade natal, Kladovo, no banco sérvio do Danúbio. Logo se percebe que a Ivana não está bem, e mesmo que os exames não mostrem nada e os médicos insistem que ela está realmente bem, a forma como Ivana está a lidar com a crise causa estragos na sua família. Um caso com um homem muito mais jovem (Luka Gramic) e uma oferta inesperada para ser o rosto de um festival local empurram Ivana ainda mais para águas muito problemáticas.




Paraíso Invisível, Daria Yurkevich

Uma família vive no meio do perigo invisível das consequências de Chernobyl. Adolescentes não testemunharam o Desastre, mas cresceram em perfeita harmonia com um mundo verdadeiramente único e misterioso, cheio de vida e morte, distorcido no tempo. Este filme é uma sinfonia, construída em 4 partes. Quatro movimentos; quatro estações; medidas de quatro barras. Quatro momentos do dia a dia das meninas. Quatro chances de questionar seus desejos e de entender a mensagem da Zona, seu silêncio mágico, seu paraíso invisível.




Ouve, Pai, de Olga Poliektova e Tatiana Poliektova

Aqui está uma carta de ódio e amor de um filho para o seu pai, contando tudo o que antes não foi dito.




Eu Nunca Choro, de Piotr Domalewski

Ola, uma jovem de dezessete anos de uma cidade pequena, parte para um país estrangeiro sozinha. Será a viagem de sua vida, uma viagem ao desconhecido, na qual ela tentará se reconectar com seu pai distante. Na Irlanda, ela conhecerá um mundo diferente e pessoas que mudarão sua maneira de encarar a vida.



A Distância Entre Mim E Eu, de Mona Nicoară, Dana Bunescu e Ada Solomon

Todos nós lutamos com o nosso passado. Alguns mais do que outros. Poetisa judia romena de vanguarda, música, artista visual, femme fatale e fumante terminal, Nina Cassian tinha mais do que a maioria para lutar. Seu refúgio na clandestinidade comunista durante a década fascista de 1940 a colocou pela primeira vez em proximidade cúmplice do regime stalinista da década de 1950. Em seguida, a impeliu em rota de colisão com o regime de Ceaușescu na década de 1970 e acabou mandando-a para um exílio indesejado em Nova York em 1985, quando seus poemas levaram a um assassinato da polícia secreta.




Acasă, A Minha Casa, de Radu Ciorniciuc

Uma família de etnia cigana com muitos filhos viva nos pântanos da reserva natural de Bucareste durante muitos anos. Um dia, a vida passa por uma mudança dramática. De acordo com o plano de loteamento da cidade, os moradores devem se mudar para um apartamento num prédio que é oferecido a eles. A transição torna-se uma verdadeira revolução para a família, em particular para as crianças que, acompanhadas de numerosos animais domésticos, viveram até agora perto da natureza. As condições sanitárias melhoram, mas ao mesmo tempo têm que lidar com as tarefas escolares e outras questões decorrentes de um estilo de vida diferente, que até então desconheciam.




Espiral, de Cecília Felméri

Espiral é sobre deixar ir. Uma estranha história de triângulo perto de um lago misterioso, entre um homem e duas mulheres. Às vezes, não podemos deixar ir e isso pode resultar em consequências que terminam em tragédia. Só há uma coisa que podemos fazer: enfrentar nós mesmos.




Suor, de Magnus von Horn

Suor relata três dias na vida da treinadora de fitness Sylwia Zając, cuja presença nas redes sociais a tornou uma celebridade. Embora tenha centenas de milhares de seguidores, seja cercada por funcionários leais e admirada por conhecidos, ela busca a verdadeira intimidade.




As Notícias, de Lorin Terez

Uma mulher recém-casada mora com os sogros, enquanto o marido trabalha no país vizinho, a Albânia. Um dia ele descobre um cadáver e toda a pequena cidade enfrenta uma batalha para conseguir cobertura na televisão nacional.



O Jardim Soviético,Dragoș Turea

Estimulado pela doença letal de sua avó e pelas memórias de alguns experimentos agrícolas misteriosos no passado, Dragoș, um cineasta da Moldávia, decide investigar porquê a taxa de câncer aumentou recentemente no seu país de origem e se há alguma conexão entre essas estatísticas fatais e tais esforços científicos secretos. Este documentário muito pessoal explora imagens raras para retratar o choque industrial imposto à Moldávia pelo Estado Soviético, enquanto revela o plano secreto de Khrushchev para transformar a Moldávia no Jardim Soviético através da aplicação de energia atómica na agricultura.

Muitos mais filmes estão à tua espera no catálogo do BEAST International Film Festival 2021 da FILMIN Portugal. Não percas a oportunidade de conhecer tudo sobre o BEAST IFF na página oficial do evento e fica atento a todas as novidades sobre seções e discussões gratuitas sobre os filmes deste ano.

Abaixo podes assistir à cerimónia de abertura da 4ª edição do BEAST International Film Festival.

Virgílio Jesus

Era uma vez em...Portugal um amante de filmes de Hollywood (e sobre Hollywood). Jornalista e editor de conteúdos digitais em diferentes meios nacionais e internacionais, é um dos especialistas na temporada de prémios da MHD, adepto de todas as formas e loucuras fílmicas, e que está sempre pronto para dois (ou muitos mais!) dedos de conversa com várias personalidades do mundo do entretenimento.

Virgílio Jesus has 1422 posts and counting. See all posts by Virgílio Jesus

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.