The Last Cruise | © HBO Portugal

The Last Cruise, o pesadelo de Covid-19 a bordo

Quando a Covid-19 se começou a espalhar, nada faria prever os acontecimentos dentro do navio “Diamond Princess”. A HBO conta agora a história.

Um documentário HBO, “The Last Cruise” apresenta-se como um novo relato do combate a Covid-19, na primeira pessoa e logo nos primeiros dias da pandemia global. Com recurso a imagens gravadas por passageiros e tripulantes, o documentário, que irá estrear no SXSW Film Festival, chega à HBO Portugal a 31 de março, e leva-nos até ao interior do navio de cruzeiro Diamon Princess, onde todos ficaram confinados devido à Covid-19.

O cruzeiro, que saiu de Yokohama, Japão, a 20 de janeiro de 2020, foi identificado a 26 de fevereiro de 2020 como um dos maiores focos de todo o mundo de casos Covid-19 fora da China. Com mais de 700 pessoas infectadas, o Diamond Princess tornou-se um símbolo do combate inicial à pandemia global e tornou-se manchete nos jornais de todo o mundo.

Lê Também:
Covid Diaries NYC é o novo documentário da HBO Portugal

Numa altura em que existiam ainda poucas informações sobre a Covid-19, as entidades governamentais colocaram os passageiros em quarentena, confinados às suas cabines durante semanas, ao mesmo tempo que os casos continuavam a aumentar. A tripulação foi designada como ‘trabalhadores essenciais’, prestando serviço de quartos e refeições. Durante o tempo que estiveram isolados, os ocupantes de Diamond Princess foram alvo de estudo por parte de inúmeros cientistas, que ainda procuravam o modo de propagação da Covid-19.

O surto do navio foi responsável pelos primeiros cidadãos da Argentina, Israel, Portugal, Rússia, Ucrânia, Indonésia, Quirguistão e Nova Zelândia a testarem positivo para a Covid-19. Marcou o primeiro grande foco de contágio e mostrou que as pessoas assintomáticas eram afinal elas portadoras do vírus e passíveis de contribuir para a sua propagação; no entanto, só mais de um mês após estas descobertas é que o CDC (Centers for Disease Control and Prevention) começou a aconselhar o uso de máscaras.

“The Last Cruise”, da HBO Documentary Films, é realizado e produzido por Hannah Olson, com Shane Boris, Joe Beshenkovsky e James A. Smith como produtores. Para a HBO, os produtores executivos foram Nancy Abraham e Lisa Heller e a produtora sénior foi Sara Rodriguez.

TRAILER | O PRIMEIRO GRANDE SURTO DE COVID-19 FORA DA CHINA

Tens acompanhado os vários documentários da HBO sobre o impacto da Covid-19?

Marta Kong Nunes

Arquitecta (com um c!) de formação. Coordenadora de profissão. Fanática de cinema e séries por pura paixão.

Marta Kong Nunes has 1788 posts and counting. See all posts by Marta Kong Nunes

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *