"A Elegia de Laurel" © BEAST IFF

BEAST IFF 2022 apresenta cinema de leste no Porto

A decorrer de 21 a 25 de setembro, o Beast IFF já fechou a sua programação para a edição de 2022. Fica a par dos destaques.

A quinta edição do Beast International Film Festival está quase a começar. Desta vez regressa aos grandes ecrãs do Porto, de 21 a 25 de setembro, ocupando cinco espaços da cidade – Cinema Passos Manuel, Cinema Trindade, Casa das Artes, OKNA – Espaço Cultural e Livraria Térmita – com uma seleção diversificada, centrada em 70 filmes que têm como pano de fundo a Europa Central e de Leste.

Lê Também:   MOTELX’ 22 | New Religion, em análise

O festival tem por objetivo divulgar produções e cineastas europeus de Leste, abrindo um espaço de debate e de diálogo para desmistificar os clichés e evocar as preocupações sociopolíticas contemporâneas. Este ano o foco está em Montenegro, escolha visível logo na seleção do filme de abertura do festival: “A Elegia de Laurel”.

A Elegia de Laurel_beast
“A Elegia de Laurel”, a primeira longa-metragem do cineasta Dusan Kasalica | © BEAST IFF

Filip, um professor sofisticado, vai de férias com a esposa. O casamento ideal acabou. Escapar dos seus problemas leva-o a uma floresta profunda, onde conhece a sua mãe e se apaixona por uma rapariga que outrora foi uma cobra.

TRAILER | UM FILME SELEÇÃO BEAST

Além da Competição Oficial, que é o espaço central do evento, há espaço para 28 curtas e médias-metragens, com o objetivo de mostrar novos trabalhos de realizadores emergentes, bem como  projetos escolares, uma extensa retrospectiva feita em parceria com a Cinemateca Montenegrina, masterclasses, festas, exposições e workshops.

Há ainda um programa especial, onde apresentará o “Highlight Ukraine!”, que integra filmes de seis promissores cineastas ucranianos e a longa-metragem de Kateryna Gornostai, “Stop Zemlia”. Os cinéfilos poderão também acompanhar o programa especial “Lost Sci-Fi Epic”, que se enquadra no programa “/VISEGRAD/FILM/HUB/“, com a exibição do filme de culto inacabado do cineasta polaco Andrzej Żuławski, “On the Silver Globe”, acompanhado pelo documentário que nos conta a história de todo o processo.

On the Silver Globe beast
“On the Silver Globe beast” foi cancelado pelas autoridades governamentais | © BEAST IFF

Um grupo de exploradores cósmicos aterra num planeta inabitável e forma uma sociedade. Quando a equipa original morre, os filhos deles revertem para uma cultura nativa primitiva que eventualmente evolui para uma sociedade dividida em várias classes, aguardando a chegada de um messias. Baseado na “Trilogia Lunar” escrita pelo seu tio avô Jerzy, Andrzej Żuławski criou uma saga alegria labiríntica cuja produção ambiciosa foi interrompida pelo governo polaco antes da sua conclusão. Uma década depois, o diretor completou o projeto, substituindo as cenas que faltavam com a sua própria narração, dando-nos o que é considerada uma das mais épicas ficções científicas nunca acabadas.

TRAILER | “ON THE SILVER GLOBE” É UM FILME DE CULTO

Há também espaço para o programa “Queer Shorts” feito em colaboração com o Queer Archives Institute, a organização que regista as representações visuais queer da Europa de Leste na história moderna. E ainda a secção “Territories“, que explora o conceito de lugar e de pertença.

Organizado pela Associação Cultural OKNA em parceria com a Câmara Municipal do Porto, o Beast 2022 irá atribuir três prémios com um Prêmio de Menção do Júri para cada categoria: o Prémio EAST WAVE – de Melhor Filme de Ficção, o Prémio EAST DOC – de Melhor Documentário e finalmente o Prémio experimentalEAST – de Melhor Filme Experimental.

Vais marcar presença no festival?

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *