© PHLD Luca via Shutterstock.com, ID 2328040287

A primeira música dos Beatles composta por todos os membros da banda

uma música dos Beatles do álbum Magical Mistery Tour (1967) que foi a primeira a partilhar, pelos quatro membros do grupo, os créditos de composição. 

Sumário:

  • Os grandes compositores dos Beatles foram John Lennon e Paul McCartney, uma dupla que definiu muito o caminho que a banda ia tomando;
  • George Harrison, apesar de escrever menos, também fez músicas brilhantes, e o próprio do Ringo Starr contribuiu com algumas canções que se tornaram muito conhecidas;
  • Há poucas músicas, no entanto, com créditos de composição para os quatro membros: a primeira delas foi “Flying”.
Lê Também:   Era esta a divisão dos ganhos dos Beatles

Os maiores compositores dos Beatles foram John Lennon e Paul McCartney, tendo sido esta a dupla que compôs as canções de estreia da banda. Com o passar do tempo, cada um agarrou o seu estilo. A Paul McCartney se creditam, normalmente, as musicas mais melódicas e bonitas, absolutamente intemporais no estilo e nas idades, e a John Lennon aquelas mais revolucionárias e fora da caixa.

A seu tempo, George Harrison também trouxe o seu brilhantismo para cima da mesa, com músicas que ficaram na história tais como “While My Guitar Gently Weeps”, “Something” e “Here Comes The Sun”. Ringo Starr, por sua vez, também acabou por se estrear como compositor entre os Beatles, e algumas das canções dele até se tornaram icónicas. Temos como exemplo disso a faixa “Octopus’s Garden”.


E houve uma coisa interessante que os Beatles sempre fizeram: quem compunha a música era quem a cantava (normalmente). Sendo assim, caso o ouvinte consiga distinguir a voz de cada um, consegue rapidamente perceber, ao ouvir uma faixa da banda, qual o compositor.

Assim sendo, esta vantagem perde-se quando estamos perante um instrumental (que os Beatles também faziam). Um exemplo disso é uma canção que, para além da peculiaridade de não ser uma típica canção de pop ou rock, tem a singularidade de ter sido composta por todos os membros do grupo. Estamos a falar de “Flying” do álbum Magical Mistery Tour. Esta canção, para além de ser creditada a todos os quatro Beatles, é também cantada por todos.

Lê Também:   Olivia Rodrigo traz a angústia adolescente até Lisboa com a sua Guts World Tour

Ao que parece, esta faixa foi composta para acompanhar uma cena do filme “Dr. Strangelove”, de Stanley Kubrick. A cena acabou por não ser usada, mas a música devia acompanhar um conjunto de imagens da Islândia, filmada de um avião. De acordo com Paul McCartney no livro “Many Years From Now”, por ter sido pensada para uma cena tão específica de um filme, a banda acabou por decidir que queria fazer algo simples, e assim foi.

“Flying” | The Beatles

Apesar de ser considerado um instrumental, há uma melodia de vozes que se junta aos instrumentos a meio da música. Estas vozes pertencem a todos os quatro membros da banda, se bem que a que se ouve melhor é a de Ringo Starr.



Também do teu Interesse:


About The Author


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *