Tony Barnard, Los Angeles Times, via Wikimedia Communs (Creative Commons Attribution 4.0) /Crédito editorial: Stefano Chiacchiarini '74 / Shutterstock.com (ID:2423565569)

Bob Dylan e John Lennon dedicaram estas músicas um ao outro

Parece que a relação de Bob Dylan e John Lennon era amarga, e chegaram mesmo a compor canções um para outro, usando-as como forma de ataque.

O cantor de folk norte americano teve uma influência inegável no grupo musical britânico os Beatles. Para além da admiração que nutriam por Dylan enquanto compositor e percussor de uma nova forma de expressão musical, é sabido que a banda criou uma relação pessoal com o músico norte americano.

Lê Também:   O polémico filme com Kirsten Dunst e o marido Jesse Plemons chega aos cinemas portugueses esta semana

No entanto, parece ter havido uma certa rivalidade entre John Lennon e Bob Dylan, e existem algumas razões que explicam e mostram isso.

A primeira delas prende-se com a canção “Fourth Time Around”, que Dylan incluiu no álbum Blonde on Blonde, lançado em 1966. Ao que parece, foi uma resposta e forma de parodiar a faixa “Norwegian Wood” do disco Rubber Soul, lançado pelos Beatles em 1965. Este foi o primeiro álbum lançado pela banda após conhecerem Bob Dylan, e tanto a sonoridade como a letra da canção carregam um cariz mais próximo do folk que qualquer obra que o conjunto havia composto. Isto fez com que Dylan visse nisso uma tentativa de Lennon em imitá-lo, respondendo com a já mencionada “Fourth Time Around”.

Lê Também:   Bob Dylan: "Ganhar o Nobel foi algo que nunca poderia ter imaginado"

Por outro lado, George Harrison foi quem mais se aproximou de Dylan, tendo ambos feito elogios públicos ao talento musical do outro. O americano chegou mesmo a afirmar que Harrison  tinha que “lutar” para que as suas canções fizessem parte dos discos, tudo por causa de Lennon e McCartney.




Aliás, a aproximação de Dylan e Harrison provinha da partilha de interesses entre os dois. Um deles era a busca espiritual e religiosa que tão obviamente fazia parte da arte que faziam. Esta procura pelo sobrenatural refletiu-se na canção de Bob Dylan “Serve Somebody”, faixa que teve uma resposta provocadora de John Lennon, com “Serve Yourself”. Em comparação com a letra de Dylan, que explica que o ser humano deve servir ou o Diabo, ou Deus, Lennon foca-se na ideia de que, quer acreditemos em demónios ou em Cristo, temos de nos servir a nós mesmos. A letra chega mesmo a acusar o seu destinatário de instabilidade religiosa.

Lê Também:   Hollywood | Os casais mais célebres

Esta falta de credibilidade na pessoa de Dylan é visível, também, num comentário que o beatle fez sobre o norte americano numa conversa com David Sheff. John Lennon disse que se alguém quisesse seguir e ouvir Dylan simplesmente por quem ele é e aquilo em que acredita, não iria perceber a coerência das afirmações deste. Disse também que as pessoas assim vivem de acordo como uma espécie imagem que querem criar.

FOURTH TIME AROUND” | BOB DYLAN

Parece, então, que podem haver por aí canções que servem como mensagem de um artista para o outro, mesmo que não nos apercebamos disso.

2 thoughts on “Bob Dylan e John Lennon dedicaram estas músicas um ao outro

  • O álbum “Help!”, anterior ao “Rubber Soul” traz “you’ve got to hide your love away”, assumidamente inspirada em Dylan por Lennon.

  • Muito interessante, mais uma prova da influência de Dylan nos Beatles!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *