Joe Seer / Shutterstock.com

Betty White, estrela icónica, diz adeus aos 99 anos de idade

Icónica, carismática, talentosa e com queda para a comédia. Assim era Betty White, a estrela que conquistou gerações e quase chegou aos 100 anos.

Uma estrela lendária, vencedora de múltiplos Emmys e uma activista pelos direitos animais, Betty White sempre foi um dos nomes mais aclamados da indústria de entretenimento. Tendo ganho protagonismo pelos seus papéis nas séries “The Mary Tyler Moore Show” e “The Golden Girls”, faleceu nesta noite de quinta-feira, a poucas semanas de completar o seu 100º aniversário.

Na memória de muitas gerações ficará para sempre a querida e ingénua Rose, de “The Golden Girls” (1985-1992), mas a verdade é que a sua carreira vai bem mais atrás do que a série de sucesso, mais de quatro décadas antes. Nascida em 1922, Betty White não seguiu um caminho regular, tendo inclusive colocado a carreira em pausa para se alistar nos serviços voluntários das mulheres americanas para ajudar durante a II Guerra Mundial. Ajudou a entregar bens a campos temporários e usou os dotes de entertainer para acções com militares antes das suas missões.

VÍDEO | BETTY WHITE FICOU FAMOSA COM GOLDEN GIRLS

Casou após a Guerra, com um piloto da Força Aérea, e viveu na zona rural do Ohio antes de decidir regressar a Hollywood em plena Golden Age da indústria (após o término do curto casamento). Com rejeições na área da interpretação, virou-se para o mundo da rádio, e foi aproveitando todas as oportunidades de papéis que lhe surgiam; séries como “Blondie” ou “This Is Your FBI”, e até anúncios onde podia recitar algumas frases, cantar ou simplesmente criar efeitos sonoros.

Com um segundo casamento que durou dois anos, com o agente do teatro Lane Allen, Betty White estabeleceu que não iria desistir da indústria (motivo pelo fim do casamento) e teve a sua grande estreia em 1949; foi neste ano que se juntou a Al Jarvis em “Hollywod on Television”, que lhe valeu a primeira nomeação para Emmy de Melhor Actriz em 1951. Manteve-se no programa depois da saída de Jarvis, e até do seu substituo Eddie Albert, tornando-se a primeira mulher da história da televisão a apresentar um programa a solo.

Lê Também:
Emmy Awards | 25 curiosidades sobre a cerimónia

Desde então, a sua carreira começou a evoluir e de actriz passou também a produtora com projectos no currículo como “Life With Elizabeth”. Ao longo dos anos, estabeleceu o seu estatuto de estrela e influência em Hollywood para mudar a percepção do público, e deixou uma marca de pioneira ao contribuir para uma maior inclusão, ainda que tal representasse alguma controvérsia para os seus projectos (a mais notória foi o trabalho conjunto com Arthur Duncan, um afro-americano que participou na sua série “The Betty White Show” em 1954).

A grande estreia nos ecrãs gigantes aconteceu apenas em 1962, no drama “Advise & Consent”; no entanto a carreira de cinema sempre foi mais recatada, tendo a actriz voltado apenas para uma nova longa-metragem mais de 20 anos após esta primeira aventura. Nos últimos anos, foi presença em projectos como “Lake Placid”, “The Story of Us”, “Bringing Down the House”, “The Proposal”, e até nas animações de “The Lorax” e “Toy Story 4“. Decidiu também voltar à televisão para ser uma das protagonistas de “Hot in Cleveland” (2010-2015).

Betty white Sandra Bullock
Betty White em “The Proposal” (2009) |© 1998 PolyGram Holding, Inc. All Rights Reserved.

Encontrou o seu grande amor em 1961, no apresentador Allen Ludden, com o qual se casou dois anos depois. Mantiveram-se casados até 1981 (Allen morreu de cancro), altura desde qual a actriz se manteve solteira. Em termos de carreira, que totalizou mais de 80 anos, Betty White conseguiu inúmeras nomeações aos Emmy Awards, tendo um total de 8 prémios, incluindo um Lifetime Achievement, recebido em 2015. 

Uma actriz icónica, e que manteve o seu carisma até aos últimos dias, era também uma apaixonada pelos animais, mantendo-se ao longo de vários anos uma das vozes mais activas em diversas causas. Com 99 anos deixou a indústria com um pouco menos de brilho, mas sem antes começar a celebrar aquele que seria o seu 100º aniversário, antevendo especiais e entrevistas de vida.

BETTY WHITE JÁ CELEBRAVA OS SEUS QUASE 100 ANOS

Quais os teus trabalhos favoritos de Betty White?

Marta Kong Nunes

Fanática de cinema e séries por pura paixão, sou da geração Disney mas também das Tartarugas Ninjas, Motoratos e afins. Já passei pela obsessão de vários géneros de cinema e apesar de me considerar eclética, nada me tira o gozo de um bom filme de acção (por muito irrealista que seja). Séries também se devoram por cá, mas a magia de um filme, será sempre a magia de um filme!

Marta Kong Nunes has 2437 posts and counting. See all posts by Marta Kong Nunes

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.