©HBO Max

Blade Runner | Sabias que o nome do filme é completamente diferente do livro em que se baseou?

“Blade Runner”, de Ridley Scott, é sinónimo de clássico absoluto do cinema, mas sabias que o título podia ter sido outro?

À medida que os anos foram passando, “Blade Runner- Perigo Iminente” (1982), de Ridley Scott, foi cimentando o seu lugar na história do cinema, mesmo não tendo sido logo abraçado nem compreendido pelo público.

Lê Também:   Blade Runner | 10 curiosidades sobre o filme original

A obra é adaptada do romance “Do Androids Dream of Electric Sheep?”, de Phillip K. Dick, mas trata-se de uma inspiração muito livre, já que a estética neo-noir é produto da visão do cineasta.

O filme apresenta também um Deckard diferente do que é descrito no livro. Desaparece o homem desagradável e insatisfeito e entra Harrison Ford com mais determinação e carisma. Scott escolhe também não explorar tanto o passado do protagonista, tornando-o mais enigmático.

No filme de 1982, Deckard deixa de ser um simples caçador de recompensas, como no livro original, e passa a ser um “Blade Runner”. Vale frisar que nem este nem o termo “replicante” aparecem no livro, tratando-se de adições icónicas de Scott e dos guionistas Hampton Fancher e David Peoples.




Harrison Ford em “Blade Runner 2049” | © HBO Max

De onde vem então a inspiração para o título? De um livro totalmente diferente chamado “The Blade Runner”, de Alan E. Nourse, em que este é o nome dado a contrabandistas de equipamento médico, num mundo futurista e apocalíptico, muito diferente da versão de Scott, em que são agentes da polícia com a tarefa de encontrar e matar Replicantes que escaparam.

É também de destacar que um título destes não funcionaria tão bem no contexto de um filme de grande dimensão, pouco comercial e demasiado ambíguo.

A história provou que Ridley Scott e a sua equipa estavam certos tornando “Blade Runner – Perigo Iminente” e a sua estética futurista uma das grandes referências do cinema contemporâneo.

Lê Também:   Classic Fever | Blade Runner (1982)

TRAILER | UM TRIUNFO DE RIDLEY SCOTT

E tu, acreditas que a mudança de título foi uma boa escolha?

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *