© Wildgaze Films

Blitz, a Crítica | Saiorse Ronan e Hans Zimmer salvam o descuidado Steve McQueen

“Blitz” é o novo filme de Steve Mcqueen, conhecido por “12 Anos Escravo”, que já está disponível na Apple Tv+.

O realizador britânico Steve Mcqueen, ficou conhecido pelo filme de 2013, “12 Anos Escravo”, que foi nomeado para nove Óscares, tendo vencido três, incluindo o de Melhor Filme. O realizador traz-nos, agora “Blitz”, uma produção da Apple TV+, que estreou na plataforma a 22 de novembro.

“Blitz” tem a Segunda Guerra Mundial como pano de fundo e acompanha uma mãe que, para proteger o seu filho, o manda para uma zona rural inglesa, para fugir aos conflitos no centro de Londres. Revoltado, o filho George salta do comboio e embarca numa viagem perigosa numa tentativa de voltar para Londres, para a sua mãe e para o avô.

Lê Também:
Saoirse Ronan pode vir a fazer história nos Óscares 2025

O que falta a Blitz

Steve McQueen Blitz
Crédito editorial: Featureflash Photo Agency / Shutterstock.com (375974623)

Blitz” tem tido um grande Óscar buzz, sendo uma das apostas para melhor filme. Com isto em mente e o facto de ser um filme de Steve Mcqueen, a fasquia estava alta, mas o filme acabou por não fazer justiça a essas expectativas.

Vários temas de grande importância, como a Guerra, o racismo, o papel da mulher durante a Segunda Guerra, foram abordados, mas com muita leveza, pouco aprofundamento e pouco tempo de antena, para dar lugar à história principal. O sentimento final é de que a história desta família podia ter sido contada em qualquer período da história, porque o background não é assim tão importante no contexto da trama principal. 

Steve Mcqueen foi plantando vários flashbacks durante o filme, para dar contexto a acontecimentos da Guerra ou dar um background das suas personagens. No entanto, esses momentos acabavam por cortar a emoção da trama e, por vezes, tornavam a timeline do filme confusa. 

Um elenco de talentos

Blitz
© Apple Studios

Saoirse Ronan é uma atriz brilhante, que já conta com quatro nomeações aos Óscares, sendo que a primeira foi com “Atonement”, quando tinha apenas treze anos. Ainda assim, a atriz acaba por ser uma peça secundária na história, uma vez que acompanhamos maioritariamente a personagem que faz de seu filho, interpretada pelo ator Elliott Heffernan, que tinha nove anos quando gravou o filme. 

O jovem ator roubou o spotlight do filme com uma prestação emotiva para a sua tenra idade. Durante uma entrevista na página de Youtube dos Óscares, Elliott Heffernan partilhou que antes de gravar “Blitz” conhecia pouco sobre o tema e sentiu que durante as filmagens, e com os cenários, parecia que estava a experienciar o que aconteceu na realidade e acabou por aprender muito mais do que na escola ou nos livros. No entanto, isso acabou por não transparecer no filme, foi esse sentimento de imersão que faltou para dar mais propósito a “Blitz”.

Harris Dickinson ficou conhecido pelo seu papel em “A Rapariga Selvagem”, onde atuou ao lado de Daisy Edgar-Jones. Desde então fez vários filmes de sucesso, como “Triangle of Sadness” e “Iron Claw”, e será co-protagonista no novo filme da A24, “Babygirl”, com Nicole Kidman. Esperávamos ver Harris Dickinson ser uma personagem central do filme, mas acabou por ter um reduzido tempo de antena, sendo um grande desperdício de talento que poderia ter sido muito mais explorado no filme.

O amor é o ponto forte de Blitz

Nota-se uma grande química e carinho entre os atores Saoirse Ronan e Elliott Heffernan, que interpretam mãe e filho, o que acaba por ser o maior destaque do filme. Na mesma entrevista, o realizador, Steve Mcqueen, partilhou que um dos momentos mais simples do filme, que mostram a bonita relação da família, quando Saoirse Ronan tira uma pestana a Elliott Heffernan e lhe diz para pedir um desejo, não estava escrito no argumento. Foi, sim, um momento real que os atores estavam a ter no intervalo das gravações e Steve Mcqueen gostou tanto que quis gravar.

Durante um momento do filme, Saoirse Ronan canta a música original “Winter Coat”, que Steve Mcqueen co-escreveu e que foi inspirada no seu pai, que faleceu há muitos anos e que lhe deixou uns casacos de inverno. O realizador descreveu que vestir esses casacos era como ser abraçado e transferiu esse sentimento para a música do filme, de forma a poder abordar os temas da ausência e da presença. São pequenas curiosidades que, na verdade, acabam por se traduzir num maior realismo e emoção no filme. 

E por falar em música, foi o grande Hans Zimmer o responsável pela banda sonora de “Blitz”, compositor premiado pelos filmes “O Rei Leão” e “Dune”. Ainda que a sua banda sonora para “Blitz” aumente a ação e emoção do filme, não será suficientemente memorável para Hans Zimmer voltar a vencer um Óscar.

Depois de veres “Blitz” partilha a tua opinião nos comentários!

Blitz, a Crítica

Movie title: Blitz

Movie description: Em Londres, durante a Segunda Guerra Mundial, uma mãe manda o seu filho para uma zona rural inglesa para fugir ao Blitz. No entanto, a criança salta do comboio e tenta voltar para Londres para junto da sua mãe, começando uma jornada perigosa de volta a casa.

Director(s): Steve McQueen

Actor(s): Saoirse Ronan, Elliott Heffernan, Harris Dickinson

Genre: Guerra, Drama

  • Matilde Sousa - 60
  • Cláudio Alves - 75
68

Conclusão

“Blitz” tem um conceito e um plot que nos prende, principalmente pelo sentido de família e o perigo que a criança enfrenta ao longo do filme. No entanto, acaba por se perder um bocadinho no meio do caos da Guerra e dos subplots que Steve McQueen acrescenta.

Pros

O casting incrível que dá emoção ao filme e a naturalidade e realismo como a relação entre mãe e filho é representada.

A cinematografia.

Cons

Vários temas importantes, como a Guerra, o racismo e o papel das mulheres durante a Segunda Guerra Mundial, são pouco aprofundados.

Sending
User Review
5 (1 vote)
Comments Rating 0 (0 reviews)

Loading poll ...
Em breve
A Tua Opinião Conta: Qual é a melhor?

Também do teu Interesse:



About The Author


Leave a Reply

Sending