Dune 2 | Banda sonora de Hans Zimmer na corrida aos Óscares após polémica
Denis Villeneuve revela: “Isto ainda não acabou”. Warner inscreve banda sonora de “Dune 2”, de Hans Zimmer, nos Óscares, após polémica.
Afinal, a banda sonora de Dune: Part 2 poderá chegar aos Óscares?
Em outubro foi anunciado que a banda sonora de “Dune: Part 2” não poderia ser considerada para os Óscares 2025, devido às regras da Academia, que indicam que em casos como sequelas ou franchisings de outros filmes, a banda sonora não pode usar mais de vinte por cento de temas ou músicas pré-existentes nos filmes anteriores.
Acontece que a banda sonora de Hans Zimmer, no novo filme de Denis Villeneuve, inclui elementos de “Dune”, de 2021, que deram ao compositor o seu segundo Óscar. Apesar das polémicas, a Warner decidiu submeter a composição de Hans Zimmer para consideração da Academia, na esperança de que as novas contribuições que acrescentou a “Dune: Part 2” cumpram os requisitos para uma nomeação.
O que tem o realizador do filme a dizer sobre esta polémica?
Em entrevista à Variety, o realizador do filme, Denis Villeneuve, confessou: “Acho que isto ainda não acabou. Eu estava lá quando Hans Zimmer compôs e ele fez uma quantidade enorme de música. “Part 2” é uma nova banda sonora. Eu não aceito isto porque é uma das bandas sonoras mais bonitas que Hans Zimmer já fez e eu adorava que, pelo menos, fosse considerada ao Óscar”.
Sem Dune: Part 2, ainda há hipoteses para Hans Zimmer?
Hans Zimmer é um dos maiores compositores da história do cinema. Venceu o seu primeiro Óscar com “Rei Leão”, em 1995, e o segundo em 2022, precisamente com a banda sonora de “Dune”. Já foi nomeado para prémios da academia doze vezes e é também muito conhecido pela colaboração que tem com o realizador Christopher Nolan, com quem fez seis filmes, incluindo “Interstellar”.
Ainda que fique sem hipótese de concorrer com “Dune: Part 2”, Hans Zimmer tem mais uma hipótese para os Óscares 2025. O seu trabalho no novo filme ambientado na Segunda Guerra Mundial, “Blitz”, de Steve McQueen (que estreia dia 28 de novembro na Apple Tv+ Portugal), com Saoirse Ronan no papel principal, também está a ser considerado para os Óscares.
Será que Hans Zimmer consegue uma dupla nomeação nos Óscares 2025?