Can Yaman (El Turco) © Ay Yapim

“Treinei durante meses”, Can Yaman sobre os desafios de “El Turco”

Depois de “Viola come il mare” e “Pássaro Sonhador”, Can Yaman prepara-se para protagonizar “El Turco” e os desafios foram muitos.

El Turco” é o próximo grande projeto de Can Yaman, o ator turco que ficou conhecido internacionalmente por interpretar personagens como Francesco Demir (“Viola come il mare”, disponível no AXN Portugal), e Can Divit (“Pássaro Sonhador”).

A série estreia em meados de 2025 e, infelizmente, em território português ainda não se sabe em que plataforma de streaming ou canal de televisão irá estrear. Contudo, sabem-se detalhes como a história, inspirada no livro homónimo de Orhan Yeniaras.

Lê Também:   Can Yaman: tudo sobre o enigmático protagonista de Pássaro Sonhador e Viola Como Il Mare  

Can Yaman é Hasan Balaban, um soldado do exército de elite otomano que após ser derrotado em batalha, se refugia em Moena, no norte de Itália. Aqui ele alia-se à população para os proteger, utilizando os seus conhecimentos de guerra.

Can Yaman teve de treinar intensamente durante meses

can yaman 3
Can Yaman (El Turco) © Ay Yapim

Basta olhar para o trailer oficial para vermos que o ator aceitou um papel fisicamente desafiante, com batalha a cavalo e uso armas em combate. Numa entrevista à Variety, Can Yaman confessa que a sua participação em “El Turco” obrigou a um treino rigoroso: “Tive de me transformar num atleta. Foi um grande desafio físico. Treinava durante horas e quando chegava a casa, continuava a sessão no meu ginásio”.

Quanto à oportunidade de combater a cavalo, o ator refere: “Tive um coordenador de stunts fantástico que me ensinou tudo sobre cavalos. Aprendi até a psicologia por detrás de um cavaleiro. Depois de três meses, sabia como me comportar corretamente ao lado deles”.

O ator teve ainda a oportunidade de falar um pouco sobre a sua experiência inédita de protagonizar uma série internacional: “O projeto foi precisamente ao encontro dos meus objetivos por ser internacional. Estava à procura de algo assim”.

É interessante também ver Can Yaman de certa forma “regressar” a Itália. Apesar de “El Turco” ter sido filmado na Hungria, a narrativa acontece em Moena na Itália, o que o levou de volta ao país. O ator tem uma grande ligação a este país devido às filmagens de outro sucesso, “Viola come il mare“, e acaba por explicar que, de certa forma, tudo foi possível graças à sua mãe.

Sobre a produção italiana, que terá uma segunda temporada em breve, Can Yaman refere: “Foi uma grande oportunidade porque estudei italiano na minha juventude. Foi por causa da minha mãe. Ela queria que eu aprendesse inglês e italiano, para me tornar num advogado internacional. Quando esta oportunidade surgiu, e eu fui para Itália, a minha mãe ficou muito feliz”.

Regressando a Moena, é de lembrar que a história de “El Turco” é inspirada num evento e num herói real, algo que surpreendeu Can Yaman pela positiva: “O facto de ter acontecido em Itália, onde vivi, de lá existir este herói do Império Otomano… Quando li o guião pela primeira vez fiquei bastante entusiasmado”.

Ele adiciona ainda que a importância da guerra se continua a sentir na povoação italiana: “Nos dias de hoje, Moena é um resort de ski, mas ainda se sente a influência turca. Há a semana da Túrquia, há bandeiras, e até a estátua do homem que é celebrado como um herói. É impressionante”.

“El Turco” deverá ser uma das grandes estreias de 2025 para os fãs de Can Yaman. Até lá, podes rever “Viola come il mare” no AXN Portugal!



Também do teu Interesse:


About The Author


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *