Tomada da Bastilha | © Canal História

Canal História | Os destaques de julho

[tps_header]

Em julho o Canal História leva-nos à Alemanha, à Revolução Francesa e até à história de alguns crimes marcantes da Humanidade. Curiosos?

Com várias séries documentais que vão estrear pela primeira vez em território nacional, o Canal História irá abordar neste próximo mês temas como a ascensão de Hitler, a segregação racial dos anos 30 nos EUA e o impacto nos Jogos Olímpicos, e até a história da Revolução Francesa, ocorrida há mais de 200 anos.

As estreias estão asseguradas todas as semanas, e por isso convidamos-te a ficar a par das novidades do canal História.

[/tps_header]

CRIMES DA ANTIGUIDADE

Canal História
© Canal História

Estreia | Sábados 10, 17, 24 e 31 de julho, às 22h15

Com um passado repleto de relatos e fúria e ódio, ganância e sofrimento, morte e destruição, a Humanidade sempre teve no seu percurso vários momentos de criminalidade. Seja por casos pontuais, ou por eventos que marcam anos e épocas, todos eles são ocasiões que permitem aprofundar o conhecimento sobre a história da Humanidade. No entanto, são também muitos os crimes do passado que continuam por resolver, pois nem os seus autores foram capturados, nem houve provas suficientes contra eles. Em “Crimes da Antiguidade”, ao longo de cinco episódios, o Canal História debruça-se na ciência forense e na arqueologia para solucionar crimes cometidos há milhares de anos.



A GUERRA DE ADOLFO HITLER

Canal História
Adolfo Hitler © Canal História

Estreia | Segundas 12, 19 e 26 de julho, às 22h15

Hitler chegou ao poder com uma ideia para tornar realidade: o princípio ideológico do nazismo ‘Lebesraum’, ou seja, a expansão territorial para leste de modo a transformar a Alemanha numa das maiores potências continentais. Em “A Guerra de Adolfo Hitler”, por 6 episódios, o Canal História acompanha essa vertente e explora a parte menos conhecida deste conflito, dando a conhecer a história dos que viveram, trabalharam, resistiram e que, no final, acabaram por ser assassinados nas terras ocupadas. Com recurso a entrevistas a historiadores e imagens impressionantes dos campos de batalha e de extermínio, a série documenta retrata, com uma minuciosidade impactante, um dos acontecimentos mais dramáticos da História moderna.



1789, A REVOLUÇÃO FRANCESA

Revolução Francesa
1789, Revolução Francesa | © Canal História

Estreia | Quarta, 14 de julho, às 13h00

Foi precisamente a 14 de julho de 1789 que a população de Paris, e a recém-formada Guarda Nacional, resistiram às tropas reais para obrigar o Rei a render-se e a renunciar ao poder absoluto. Iniciava-se a Revolução Francesa. 232 anos, os ecos dos protestos ainda são recordados e sinónimo do princípio do fim do Antigo Regime. Nesta mini-série de 2 episódios, o Canal História narra o momento histórico através de testemunhas e protagonistas da revolução, numa espécie de thriller histórico sobre a estrutura da democracia, a procura pela igualdade e a busca pela liberdade. Como fontes de informação, “1789, A Revolução Francesa” inspira-se em sequências da via dos cidadãos de um bairro de Paris, entrevistas com os principais atores políticos e imagens actualizadas.



TOMADA DA BASTILHA

Canal História
Tomada da Bastilha © Canal História

Estreia | Quarta, 14 de julho, às 14h50

No mesmo dia de “1789, A Revolução Francesa”, o Canal História apresenta também “Tomada da Bastilha”, uma outra visão sobre os acontecimentos chave do assalto à Bastilha, naquele que foi considerado um ponto de viragem da Revolução Francesa. Quando o povo francês coloca em marcha o seu plano de ataque ao Rei Luís XVI, dirige-se para a Bastilha, o símbolo nacional de absolutismo real. Horas mais tardes, apesar do exército de 25 mil soldados do rei, a fortaleza cai nas mãos do povo francês, assim como os alicerces da monarquia francesa. Com ajuda de especialista, e recurso a modelos em 3D e reconstruções, “A Tomada de Bastilha” leva-nos a conhecer um pouco mais da história de França através de um dos seus monumentos mais emblemáticos.



OLIMPÍADAS E DISCRIMINAÇÃO

Canal História
Atletas dos EUA | © Canal História

Estreia | Sexta, 23 de julho, às 14h50

“Olimpíadas e Discriminação” é uma série documental que aborda o ambiente tenso dos EUA nos anos 30, quando a segmentação racial colocava em questão a participação nos Jogos Olímpicos de Hitler ou a tentativa de boicote ao evento desportivo. O documentário acompanha 16 homens e 2 mulheres através das suas prestações heróicas nos Jogos Olímpicos de Berlim em 1936, quando a própria nação que eles representavam os considerava cidadãos de segunda categoria. Num evento que tomou lugar num país onde existia a influência oculta da superioridade ariana e do antissemitismo, os 18 atletas mantiveram-se firmes, competiram a nível mundial e deram o primeiro passo para o Movimento dos Direitos Civis.

[tps_footer]

Quais os teus programas favoritos do Canal História?

Lê Também:   As Bruxas de Salem regressam à vida no Canal História

[/tps_footer]

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *