Winston Churchill © Canal História

Canal História investiga em exclusivo os Titãs do Século XX

Uma série biográfica, “Titãs do Século XX” é uma estreia exclusiva do Canal História e que explora figuras históricas como Roosevelt, Churchill ou Hitler.

Percorrendo a história desde o último disparo da Primeira Guerra Mundial até à vitória de Mão Zedong, “Titãs do Século XX” é a nova série documental biográfica do Canal História e estreia já em dezembro. Com emissão marcada para os dias 13, 20 e 27 de dezembro, em episódio duplo e pelas 22h15, a série investiga a fundo alguns dos líderes mais poderosos da época moderna e o modo como, embora diferentes, se tornaram ‘iguais’ pela sua ambição de poder.

De Franklin D. Roosevelt e Winston Churchill, a Adolf Hitler ou Josef Estaline, estes quatro indivíduos deixaram um legado que ficou marcado pela liderança, poder e destruição em massa. Com outras personalidades associadas, como Mussolini, Franco, Gandhi e Mao Zedong, foram símbolo de anos de agitação, incerteza e genocídio ao longo de vários anos da História moderna.

Lê Também:
Canal História | Os destaques de dezembro

Vem connosco conhecer os episódios que figuram nesta temporada de “Titãs do Século XX” e não percas a oportunidade de saber mais sobre o passado.

UM NOVO MAPA DO MUNDO | 13 de dezembro, às 22h15

Paul von Hindenburg tem 71 anos e é um famoso general, mas pelo lado de perdedor. Nesta série será descrita a reeleição dele, já na casa dos 80 anos, para Presidente do Reich e como, nessas funções, nomeou Adolfo Hitler para Chanceler. Marshal Petain é um herói de guerra de 63 anos. Quando a próxima guerra rebentar, ele será escolhido como um vilão, ao liderar o Governo colaboracionista de Vichy em França. Gandhi andou a conduzir uma ambulância na Frente Ocidental, Lenine lutou para estabelecer a sua jovem revolução, Franklin D. Roosevelt foi Secretário da Marinha dos EUA, mas, em 1921, uma carreira promissora foi arruinada pela poliomielite. Adolfo Hitler (aos 29 anos) acaba a guerra num hospital militar. Lenine morreu em 1924 e das suas (semi) trevas surgiu um verdadeiro titã: Josef Estaline, já com 46 anos. Estes anos de festim nos Estados Unidos, mas de fome em grande parte da Europa são o cenário em que os nossos titãs atuarão: Churchill luta para retomar uma carreira política, Gandhi, na Índia, começa a luta que lhe trará fama e a libertação do seu povo, o Major Eisenhower é o Chefe de Estado do General Douglas MacArthur, Ho Chi Minh é empregado de mesa em Paris e um outro titã dá um passo em frente…Mussolini sobe ao poder.

Titãs do Século XX
© Canal História

FESTIM E FOME | 13 de dezembro, às 23h05

Disfarçando a sua incapacidade de uma forma que não seria possível hoje, Franklin Delano Roosevelt chegou à Sala Oval. O crash da Bolsa em 1929 transformou-me inevitavelmente na Grande Depressão que atingiu todos os países na Terra. Os titãs ergueram-se e caíram numa era de desemprego e fome: Hitler tornou-se chanceler na Alemanha, Mussolini assegurou o poder absoluto, Espanha iniciou uma revolução política que trouxe Francisco Franco para o poder (a famosa “La Pasionaria”) e Estaline apertou o certo, ainda mais, com purgas e experiências e numa Índia, cada vez mais instável, Gandhi liderou a “A Marcha do Sal”.

AS TREVAS PERDURAM | 20 de dezembro, às 22h15

A ameaça da guerra intensificou-se… A guerra chegou à Etiópia com a invasão italiana e ameaçou a Europa com a ocupação alemão da Renânia e a anexação da Austrália. A Espanha e a China mergulharam em guerras civis terríveis. Mao Zedong liderou o Partido Comunista chinês até um porto seguro no fim da “A Longa Marcha” e as fações adversárias – Mao e Chiang Kai-shek – uniram-se perante a invasão do Japão.

Lê Também:
Canal História apresenta As Máquinas que Mudaram o Mundo

A HORA MAIS NEGRA | 20 de dezembro, às 23h05

A guerra civil espanhola atingiu o seu clímax sangrento, a Liga das Nações parecia indefesa contra as agressões da Itália, da Alemanha e do Japão. Neville Chamberlain foi o homem do momento, mas Adolfo Hitler foi o maior homem de todos os tempos. O ano de 1938 reuniu um grupo de titãs, quando Chamberlain inventou a “diplomacia vaivém” em Munique, e cinco juntaram-se a Hitler e a Mussolini, convictos de que Hitler tinha assegurado “a paz no mundo” … Mas a paz era a última coisa que Hitler tinha em mente, e este episódio termina com a guerra que volta a fustigar toda a Europa.

GUERRA MUNDIAL | 27 de dezembro, às 22h15

© Canal História

Os quatro cantos do mundo fazem agora parte da nossa história, ao entrarmos num período que, ao contrário de todos os outros, foi dominado por atos e personalidades de um pequeno grupo de líderes poderosos… os Titãs! Foi uma época em que Churchill, Roosevelt, Estaline, Hitler, Mussolini, Tojo e os seus líderes militares e (raramente) os seus opositores dominaram tanto a vida pública como diária. Algumas figuras periféricas ao jogo principal continuam a fazer parte da história: Eisenhower, é claro, o supremo comandante na Europa e o aspirante a Presidente, e menos notoriamente, um jovem de 26 anos, que estava a bordo do bombardeiro PT 109, afundado nas Ilhas Salomão em 1943… John F. Kennedy.

UM MUNDO NOVO | 27 de dezembro, às 23h05

Titãs do Século XX
© Canal História

À medida que a guerra se aproxima do fim, alguns dos titãs começam a abandonar a cena… Roosevelt morreu, Churchill foi destituído do cargo, Mussolini foi assassinado por “partidários” e Hitler suicidou-se. Harry S. Truman, uma figura à margem, foi eleito para o cargo mais poderoso do mundo – Presidente dos EUA – e foi-lhe pedido para tomar uma decisão sobre uma nova arma terrível… Estaline instalou-se no poder de forma inequívoca, tendo preparado o cenário para 40 anos de Guerra Fria. A Índia conquistou a independência que Gandhi nunca teve oportunidade de testemunhar, visto ter sido assassinado antes. Mao Zedong dominou na guerra civil da China, ao declarar a República do Povo na Praça de Tiananmen. E tudo isto aproxima a nossa história de um final… mas nunca do fim.

Da AMC Networks International Southern Europe, o Canal História está presente em mais de 160 países. Actualmente, no mercado português, está disponível nas operadoras MEO (posição 125), NOS (posição 112), NOWO (posição 24) e Vodafone (posição 135).

Destas personagens históricas, qual a que mais te fascina?

Marta Kong Nunes

Fanática de cinema e séries por pura paixão, sou da geração Disney mas também das Tartarugas Ninjas, Motoratos e afins. Já passei pela obsessão de vários géneros de cinema e apesar de me considerar eclética, nada me tira o gozo de um bom filme de acção (por muito irrealista que seja). Séries também se devoram por cá, mas a magia de um filme, será sempre a magia de um filme!

Marta Kong Nunes has 2446 posts and counting. See all posts by Marta Kong Nunes

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.