Exposição Caprichos de Goya | A partir de 18 de junho nas Caves Cálem

 

A partir do dia 18 de junho (quinta-feira) a Exposição Caprichos de Goya vai estar presente nas Caves Cálem, em Vila Nova de Gaia.

Goya (1746-1828), pintor e gravador espanhol, fundador do movimento Romântico e percursor do Impressionismo, é dos mais importantes artistas plásticos do final do século XVIII. Embora pintor oficial da corte de Carlos IV, de Espanha, foi um crítico feroz à sociedade em que viveu, como demonstra em CAPRICHOS, uma coleção de 80 gravuras onde censura os vícios humanos e as instituições políticas, denuncia as injustiças sociais e satiriza os comportamentos da sociedade, sobretudo das classes da nobreza e clero.

Caprichos de Goya Francisco Goya

Passados quase duzentos anos, a necessidade de justiça social manteve-se pelo que a UNESCO, em paralelo com o plano Objectivos de Desenvolvimento do Milénio (ONU, 2000/2015), promoveu o projeto Dancing for the Millennium Goals (A Dançar pelos Objectivos do Milénio), no qual a presente exposição se inseriu, contribuindo com parte da sua receita. Em Portugal, o apoio reverte para a ONG P&D Factor – Associação para a Cooperação Sobre População e Desenvolvimento.

As Caves Cálem estão localizadas na mais bela área de Vila Nova de Gaia, com o Rio Douro em frente e uma fantástica panorâmica sobre a cidade histórica. Com mais de 150 anos de história, a Cálem está perfeitamente integrada no séc. XXI e respeita simultaneamente a história herdada do passado bem como as necessidades de quem nos visita atualmente.

Caprichos de Goya as Caves

Em 2014, as Caves Cálem receberam 200.000 pessoas destacando-se como cave de vinho do Porto mais visitada. Em 2015, as Caves Cálem forem distinguidas com o prémio best Choice 2015 por juízes e visitantes asiáticos. A inauguração da Exposição Caprichos de Goya está marcada para 18 de junho, quinta-feira. Pode visitar a Exposição de segunda-feira a domingo das 10:00 às 19:00, sendo que a última entrada é às 18:00.

Site: http://www.uau.pt
Facebook: https://www.facebook.com/produtora.uau

Podes visitar a Exposição Caprichos de Goya nas Caves Cálem a partir de 18 de junho.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *