Foto de Cecilia Mangini © Cinemateca Portuguesa / DocLisboa

Cecilia Mangini e o seu cinema em foco na Cinemateca Portuguesa

A Itália de Cecilia Mangini estará em retrospetiva em outubro na Cinemateca, numa colaboração com o DocLisboa 2021. 

Numa colaboração entre a Cinemateca Portuguesa e o Doclisboa será apresentada a obra integral da fotógrafa e realizadora italiana Cecilia Mangini. A retrospetiva decorre apenas em outubro, mas já no próximo dia 6 de agosto, existirá uma sessão de antecipação.

Nela serão projetadas as três primeiras curtas-metragens desta cineasta, feitas em colaboração com o também realizador Pier Paolo Pasolini. Segundo a casa do cinema em Portugal:

Falecida no início deste ano Cecilia Mangini é um dos nomes maiores do documentário em Itália, país onde foi a primeira mulher a realizar documentários no pós-Guerra. Com esta retrospetiva conjunta pretende-se dar a ver o trabalho de uma das mulheres pioneiras no documentário italiano daquela época. Um trabalho fundamental e ainda pouco conhecido sobre um período histórico de grandes convulsões em Itália, com um olhar particularmente preocupado com os mais desfavorecidos.

Cecilia Mangini nasceu em 1927 numa família humilde, e desde cedo se afastou da educação facista do seu país. Os seus ideais anarquistas permitiram-na seguir um cinema libertário, focado nas diferenças sociais existentes na época, num país extremamente conservador.

A sua estreia no cinema acontece Pier Paolo Pasolini para o documentário “Ignoti Alla Città“, de 1958 sobre os jovens da periferia romana e o seu mundo marginal. Ao lado de Pasolini fez também os filmes “Stendalì” (1960) e “La Canta delle Marane” (1961). São esses os três projetos escolhidos para a sessão de antecipação do dia 6 de agosto.

A retrospetiva da obra de Cecilia Magini é feita com o apoio do Instituto Italiano de Cultura de Lisboa. Para além dos seus filmes poderemos contar com alguns projetos do seu principal colaborador, e marido Lino Del Fra (1927-1997). Para conheceres mais sobre Cecilia Mangini poderás assistir ao vídeo abaixo onde a realizadora fala com Agnès Varda, Daniele Vicari e Vinicio Capossela no âmbito daFesta di Cinema del reale. Mangini faleceria a 21 de janeiro de 2021, aos 94 anos.

Cecilia Mangini em retrospetiva na Cinemateca

Para além deste foco, a Cinemateca Portuguesa e o Doclisboa estão de mãos dadas para a retrospetiva dedicada à cineasta, fotógrafa e artista alemã Ulrike Ottinger. Também o seu filme “Laoconte & Filhos”, co-realizado com Tabea Blumenschein poderá ser visto na instituição no dia 6 de agosto.

Mais informações sobre estas retrospectivas poderão ser encontradas no site oficial do DocLisboa 2021, ou na página oficial da Cinemateca Portuguesa (entra aqui). 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *