Nova minissérie da Netflix baseia-se numa obra-prima da literatura e chega já em dezembro
É já em dezembro que a tão aguardada minissérie “Cem Anos de Solidão” chega finalmente à Netflix. É uma produção baseada no romance homónimo de Gabriel García Márquez.
Sumário
- “Cem Anos de Solidão” narra a história da família Buendía, desde a fundação da cidade de Macondo por José Arcadio Buendía e Úrsula Iguarán até gerações posteriores;
- A obra aborda temas como loucura, amores proibidos, guerras e maldições que afligem a família Buendía ao longo dos anos;
- Publicado em 1967, é um dos livros mais importantes de Gabriel García Márquez, e um marco da literatura hispano-americana e mundial.
A primeira parte da minissérie “Cem Anos de Solidão” [“One Hundread Years of Solitude“] chega ao catálogo da Netflix de vários países, entre eles Portugal e Brasil, a 11 de dezembro de 2024. Esta produção com realização de Laura Mora (“Pablo Escobar: El Patrón del Mal”) e Alex García López (“The Witcher“), é um dos projetos audiovisuais mais ambiciosos da história da América Latina. Eduardo De Los Reyes (“Max&Me”) e Claudio Cataño (“Virginia Casta”), Susana Morales (“O Labirinto do Fauno”) são os protagonistas.
As filmagens da série decorreram na Colômbia, com o apoio da família de Gabriel García Márquez. O autor – vencedor do Prémio Nobel de Literatura em 1982 – deste romance que é considerado uma das obras mais emblemáticas da literatura hispano-americana e mundial.
O livro vendeu mais de 50 milhões de exemplares. Além disso, foi alvo de tradução para mais de 40 idiomas. Elogiado tanto pelos leitores como pelos críticos, este clássico permanece como um marco inquestionável do realismo mágico, oferecendo uma visão poética e trágica sobre a vida, o tempo e a família.
Eis o enredo de Cem Anos de Solidão
Após um casamento controverso, realizado contra a vontade das famílias, os primos José Arcadio Buendía e Úrsula Iguarán decidem abandonar o vilarejo onde viviam. Juntamente com amigos e aventureiros, embarcam numa jornada em busca de um novo lar. O destino leva-os até às margens de um rio, repleto de pedras pré-históricas, onde decidem fundar uma cidade utópica. Nasce assim Macondo, uma cidade que viria a ser palco de gerações da família Buendía.
Ao longo dos anos, Macondo torna-se o centro de eventos marcantes, atravessando várias gerações da mesma linhagem. Esta cidade mítica é moldada por amores proibidos, loucura, guerras violentas e o constante temor de uma antiga maldição, que ameaça condenar a família a cem anos de solidão. A história dos Buendía é repleta de simbolismo, revelando os desafios e os ciclos que definem a sua existência.
Já tinhas ouvido falar desta produção?