Estes são os 6 filmes de ação preferidos de Christopher Nolan
[Artigo originalmente publicado a 3 de janeiro de 2024] Conhecido por filmes como “A Origem”, “Oppenheimer” e “Dunkirk”, Christopher Nolan revela os seus filmes de ação favoritos.
“A Origem”, “Batman: O Início”, “Dunkirk”, “Memento”, “Interstellar”, “Tenet”, “Oppenheimer”, “O Cavaleiro das Trevas”, “Insomnia”, entre muitos outros, Christopher Nolan tem uma filmografia impressionante. Ainda assim o realizador ainda não ganhou um único Óscar, apesar das cinco nomeações – Melhor Realizador (“Dunkirk”), Melhor Filme (“A Origem” e “Dunkirk”) e Melhor Argumento Original (“A Origem” e “Memento”).
Ao longo dos anos, Nolan foi partilhando também algumas das suas obras favoritas, incluindo títulos de ação. Por exemplo, numa entrevista à Empire em 2009, o cineasta mencionou que “007 – Ao Serviço de Sua Majestade” o inspirou durante a produção de “Inception”. Já “Baby Driver” é mencionado numa conversa entre Christopher Nolan e Edgar Wright durante o Director’s Guild of America. Os títulos são muitos, descobertos por meios como o Far Out, e estes são cinco dos que mais deves ver.
007 – O Agente Irresistível (1977)
Uma lista de filmes de ação sem o lendário James Bond não seria uma lista completa. Christopher Nolan escolheu “007 – O Agente Irresistível”, protagonizado por Roger Moore, dentro dos mais de 20 filmes da saga (mas há mais um filme nesta lista). Podes ver a obra na Prime Video ou na Apple Tv+.
Neste filme James Bond alia-se a uma espia russa para travar as ideias destrutivas de um magnata. Com 82% de classificação no Rotten Tomatoes, Jake Tropila, da Film Inquiry, escreve, “’007 – O Agente Irresistível’ restabeleceu a grandeza na saga de James Bond. É o maior e mais arrojado filme produzido até à data, oferecendo emoções e diversão em igual medida”.
Imparável (2010)
Este filme, disponível no Disney+ e na Apple Tv+, também está entre os seus filmes favoritos do século XXI. O último trabalho de Tony Scott é impróprio para cardíaco, capaz de atingir velocidades vertiginosas graças à inspiração de uma peculiar história verídica, que acompanha a locomotiva CSX 8888, que em 2001 ficou à deriva e que transportava mais de 40 carruagens e químicos perigosos.
Com por Denzel Washington, Chris Pine e Rosario Dawson no elenco, este filme teve Com 87% de classificação no Rotten Tomatoes, Candice Frederick, da Reel Talk Online, escreve, “repleto de acrobacias que até Tom Cruise faria uma careta, ‘Unstoppable’ é um filme de ação cheio de adrenalina que nos deixa à beira do assento até ao fim.”
Speed (1994)
Um clássico de Keanu Reeves, “Speed” conta a história de Howard Payne (Dennis Hooper), um psicopata que está a espalhar o terror por Los Angeles com diversos explosivos. Jack Traven (Keanu Reeves) é o agente que está perto de capturá-lo. No entanto, Payne instala uma bomba num autocarro. Jack precisa evacuar os passageiros sem reduzir a velocidade do veículo para menos de 80 quilómetros por hora, senão, explode.
No agregador de críticas Rotten Tomatoes o filme de Jan de Bont conseguiu uns impressionantes 95% de classificação. Ty Burr, da Entertainment Weekly, escreve, “’Speed’ é simultaneamente um lembrete dos prazeres de uma boa simples história e uma prova graciosa de que a mais recente geração de talentos de Hollywood pode jogar o jogo das bilheteiras se e quando quiser”. O filme conseguiu mais de 350 milhões de dólares na bilheteira. Podes ver o filme no Disney+ ou Apple Tv+.
Baby Driver (2017)
Na nossa opinião, “Baby Driver – Alta Velocidade” apoia-se num conceito excitante e bem executado para nos oferecer uma peça de puro entretenimento, com um humor e estilo como só Edgar Wright sabe”. E pelos vistos Christopher Nolan também concorda. O elenco conta com Com Lily James, Jamie Foxx, Jon Hamm, Jon Bernthal e Eiza González. “Baby Driver” conseguiu 92% no Rotten Tomatoes. O filme está disponível na Max e na Apple Tv+.
Heat (1995)
Do realizador de “Ferrari”, que estreia já amanhã (dia 04 de janeiro), “Heat” é um filme obrigatório dentro do género. Com Al Pacino, Robert De Niro e Val Kilmer na liderança, esta obra segue uma peculiar relação entre um detetive e um ladrão, podendo ser vista no Disney+ ou Apple Tv+.
Jonathan Romney, do The Guardian, escreve, “tal como Kubrick, Mann pega numa premissa do género que parece não ser nada de especial e expande-a para um cosmos próprio. ‘Heat’ pode ser simplesmente o filme B mais espetacular alguma vez feito, mas isso é suficientemente impressionante”.
007 – Ao Serviço de Sua Majestade (1969)
Por fim, mas não o menos importante, aqui está o filme mais antigo desta lista. O sexto filme da saga James Bond mostra-nos como os casos do agente secreto acabam por colocá-lo em sarilhos. George Lazenby interpretou o icónico papel e apesar de ter contrato para mais sete filmes na saga, decidiu abandonar o papel. Podes vê-lo na Prime Video ou na Apple Tv+.
A presença de dois filmes do lendário agente secreto na lista de Christopher Nolan não causa nenhuma surpresa, visto que o realizador britânico tem interesse em realizar um (ou mais) filmes da saga.
Já viste quantos filmes desta lista?
“Imparável” é um excelente filme de acção de Tony Scott em 2010.
Harry Gregson-Williams = Kate Beckinsale