CINE FIESTA: A CELEBRAÇÃO DO CINEMA ESPANHOL

 

De 21 a 25 de Novembro, Lisboa vai receber a 5ª edição do CINE FIESTA, uma celebração do cinema espanhol, cujo programa conta com filmes de ficção, documentários, cinema de animação e uma homenagem ao realizador Víctor Erice, sendo que alguns dos filmes desta mostra terão estreias absolutas em Portugal.

Na área da ficção poderá assistir-se a alguns dos mais recentes filmes produzidos em Espanha, que ainda não estrearam em sala, como é o caso de “Blancanieves”, de Paulo Berger, um filme mudo, escolhido para representar Espanha na corrida aos Óscares para Melhor Filme Estrangeiro, ou de “Fin”, de Jorge Torregrossa. Na animação, destaque para o filme “Arrugas”, de Ignacio Ferreras, um filme baseado na banda-desenhada de Paco Roca, uma história sobre a solidão, o isolamento e a amizade na velhice. Ficção e animação serão exibidos no Cinema São Jorge, em Lisboa.

 Mais em www.cinefiesta.pt

 

A Cinemateca Portuguesa – Museu de Cinema, que pelo segundo ano consecutivo se associa a esta iniciativa, irá exibir quatro documentários, entre os quais o último filme de Mercedes Álvarez, “Mercado de Futuros” e “Guest”, de José Luis Guerín. Este ano, pela primeira vez, e com o objectivo de aprofundar a obra de alguns dos grandes mestres espanhóis, prestando-lhe homenagem, irá realizar-se uma retrospectiva ao trabalho de Víctor Erice, cujos filmes marcaram a história do cinema espanhol. Serão exibidos três filmes: “El espíritu de la colmena” (1973), “El sur” (1983) e “El sol del membrillo”.

O CineFiesta é uma iniciativa do Instituto de Cinematografia y de las Artes Audiovisuales (ICAA) e da Dirección General de Política e Industrias Culturales y del Libro, da Secretaria de Estado da Cultura de Espanha, em colaboração com a ZON Audiovisuais e a Cinemateca Portuguesa – Museu do Cinema, que resgata a herança dos Ciclos de Cinema Espanhol que, desde 2008, se vêm celebrando em Portugal.