Centro de Artes e Espectáculos da Figueira da Foz | © ESAP

Cinema e Audiovisuais | Pós-graduação na Figueira da Foz

Cinema e Audiovisuais será o novo curso de pós-graduação para o próximo ano lectivo no Centro de Artes e Espectáculos da Figueira da Foz. Fica a saber mais.

Pela primeira vez, no Centro de Artes e Espectáculos da Figueira Foz, vai decorrer uma pós-graduação em “Cinema e Audiovisuais”. Conferido pela ESAP – Escola Super Artística do Porto, a nova pós-graduação tem com objectivo procurar uma aproximação crítica e criativa ao cinema, e foi desenvolvida em parceria com a Câmara Municipal da Figueira da Foz e a Centro Portugal Film Commission.

A Figueira da Foz, que ao longo dos anos tem mantido uma relação próxima com o mundo da sétima arte, viu neste novo curso uma oportunidade de fortalecer a oferta de ensino superior na área. Afinal de contas, foi durante os anos 70 que Figueira da Foz se tornou palco do maior festival internacional de cinema em Portugal (prologando-se até 2002). A cidade tem no seu percurso cinematográfico eventos como a exibição de “Maria” (1979), o primeiro filme de João Mário Grilo, ou a exibição de “Silvestre”, de João César Monteiro, que recebeu o prémio CIDALC em 1981 ao mesmo tempo que era exibido no Festival de Veneza.

Lê Também:
9 cursos universitários bizarros ligados ao Cinema

O novo curso, de pós-graduação em “Cinema e Audiovisuais”, está aberto a todos os licenciados mas também a detentores de um currículo escolar, científico ou profissional, desde que reconhecido pelo Conselho Científico da ESAP, conferindo aptidão para frequentar a Pós-Graduação. No plano de estudos elaborado, pretende-se aprofundar e intensificar o conhecimento no espaço do cinema e dos audiovisuais, bem como a sua relação com outros territórios de reflexão crítica e artística. Através de “Fotografia e cinematografia”, “Práticas e modelos do argumento”, “Realização de documentários de criação”, “Laboratório de imagem e som”, “Montagem e pós-produção” e “Realização cinematográfica”, pretende-se que exista uma maior abordagem prática à produção cinematográfica. A vertente teórica no entanto não será esquecida, destacando-se “História e teoria do cinema e do audiovisual” e “Semiótica do cinema e do audiovisual”. Já os “Seminários”, irão permitir um encontro próximo de alguns dos nomes marcantes do cinema e do audiovisual da actualidade.

No final, o curso irá conferir 60 créditos ECTS, permitindo assim que qualquer aluno possa prosseguir para um novo grau académico, nomeadamente Mestrado em Realização – Cinema e Televisão, também disponível na ESAP. As inscrições já estão abertas e já está previsto a atribuição de bolsas académicas.

Para além do nova formação disponível, o município da Figueira da Foz também está a procurar novas abordagens cinematográficas, incluindo a criação de um novo festival.

Estudas cinema? O que pensas desta oportunidade?

Marta Kong Nunes

Arquitecta (com um c!) de formação. Coordenadora de profissão. Fanática de cinema e séries por pura paixão.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *