Cinema documental português | De 9 a 15 maio no S.Jorge e Cinemateca

O Panorama – 8ª Mostra do Documentário Português regressa este ano com uma homenagem à realizadora Catarina Alves Costa, uma das mais importantes figuras do documentário português, destacando-se uma secção dedicada a alguns filmes etnográficos alemães sobre Portugal.

Esta mostra anual dedicada ao cinema documental exibirá no Cinema São Jorge e Cinemateca Portuguesa, 62 filmes ao longo de sete dias, muitos deles curtas-metragens, realizados por portugueses ou feitos em Portugal, naquela que pretende ser a mais significativa mostra do género no nosso país.

Senhora Aparecida, filme realizado por Catarina Alves Costa há 20 anos (1994), irá merecer honras de abertura da mostra dia 9 de maio, às 21h, no Cinema S. Jorge. Da restante programação destaca-se a secção Olhares Estrangeiros sobre Portugal/Cinema Etnográfico Alemãonuma parceria com o Goethe-Institut Portugal e a Fundação Alfred Ehrhardt, com apresentação de obras de dois cineastas alemães, Alfred Ehrhardt e Hubert Fichte, que filmaram no nosso país nos anos 1950 e 1960, bem como a coleção de filmes do Göttingen Institut, realizados nos anos 1970, cedidos pelo Museu de Etnologia.

Haverá lugar ainda para uma secção de filmes dedicados a Lisboa, tendo como objetivo pensar a cidade e refletir sobre o que é filmar em espaço urbano.

Programa completo disponível em www.panorama.org.pt/2014

screenshot_1361Panorama – 8ª Mostra do Documentário Português 9 a 15 de maio no Cinema São Jorge e Cinemateca Portuguesa

 

Rui Ribeiro

Engenheiro, publisher, melómano e audiófilo, daqueles que ainda vão ao cinema, compram vinil, cd's, blu-rays, a Empire e a Stereophile em papel.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *