Cinema Paraiso © Filmin

Cinema Paraíso | Um grande sucesso italiano agora noutro formato

Depois da aclamação no cinema Giuseppe Tornatore está prestes a adaptar o sucesso de “Cinema Paraíso” para o pequeno ecrã.

O argumentista e realizador italiano Giuseppe Tornatore está prestes a adaptar o seu filme clássico “Cinema Paraíso” para uma série de 6 episódios. A série, que deve ser lançada num serviço de streaming, será escrita pelo próprio cineasta e produzida por Marco Belardi (“Perfect Strangers”) através da Bamboo Production.

Cinema Paraíso” conta a história de uma impressionante casa de cinema siciliana, onde um jovem chamado Toto descobre e se apaixona pelo cinema. “Cinema Paraíso” ganhou um Prémio Especial do Júri no Festival de Cannes de 1989 e mais tarde ganharia o Óscar de Melhor Filme Estrangeiro em 1990, como representante da Itália. Uma versão restaurada do filme foi lançada no Reino Unido em 2020 e por Portugal já passou várias vezes, desde as exibições contínuas na Cinemateca Portuguesa à admiração constante que lhe é prestada pela Festa do Cinema Italiano. Curiosamente, foi o último filme de Tornatore a estrear pelo festival que decorre anualmente em várias cidades portuguesas. Falamos obviamente de “Ennio”, sobre o lendário compositor Ennio Morricone, que esteve por detrás da banda-sonora do filme, uma das mais reconhecidas da sua carreira.

Cinema Paraíso
Cinema Paraiso © Filmin

Segundo informações reveladas à revista Variety pelo produtor Belardi, a série sobre “Cinema Paraíso” contará a “mesma história do filme, mas de forma expandida com várias vertentes narrativas”. O texto já começou a ser escrito por Tornatore que irá forcar-se na “força de uma mãe, na solidariedade de um amigo, o sexo como tabu, deslocamentos forçados, fugas e diferenças sociais marcantes”. As histórias de fundo dos personagens principais da fictícia vila siciliana de Giancaldo, onde o filme se desenrola, também serão expandidas e promete haver uma maior contextualização histórica do cinema na Itália do pós-Segunda Guerra Mundial.

A Bamboo Production de Marco Belardi assinou recentemente um acordo com a Netflix para produzir dois a três filmes originais italianos não especificados para a plataforma de streaming, bem como a aquisição de direitos de streaming para três outros filmes que a Bamboo está neste momento a produzir. Outros projetos da Bamboo incluem uma biografia sobre o cantor e ator italiano Franco Califano, uma série sobre a máfia milanesa e “Generazione Z” sobre “neo-nazismo e fascismo atuais”, escrita pelo historiador italiano Antonio Scurati.

A ver vamos como corre o projeto e se a série “Cinema Paraíso” terá o mesmo êxito que a longa-metragem. Infelizmente ainda não foram anunciados outros dados, referentes ao elenco ou banda-sonora.

Podes assistir ao maior sucesso do cinema italiano dos anos 80 na Filmin Portugal.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *