Mama Roma, de Pier Paolo Pasolini © Festa do Cinema Italiano

15ª Festa do Cinema Italiano | 15 filmes para (re)descobrir

A 15ª Festa do Cinema Italiano começa na próxima sexta-feira. Eis os 15 filmes que vale a pena ver pela primeira vez ou redescobrir no escuro do cinema. 

A 15ª Festa do Cinema Italiano arranca já na próxima sexta-feira, dia 1 de abril em mais de 10 cidades portuguesas incluindo Lisboa e Porto. Na capital portuguesa, o festival realiza-se de 1 a 10 de abril, no Cinema São Jorge, no UCI El Corte Inglés, na Cinemateca Portuguesa – Museu do Cinema (onde é exibida a retrospetiva Pasolini Revisitado durante o mês de abril) e na Culturgest. Por esta razão decidimos reunir os 15 melhores filmes que não podes realmente perder nesta edição do festival mais italiano de Portugal.

Entre os grandes destaques desta edição temos a projeção de “Ennio”, de Giuseppe Tornatore o documentário sobre Ennio Morricone, o compositor de filmes mais popular e prolífico do século XX e que abrirá as portas desta 15ª Festa do Cinema Italiano. Conta-se ainda uma homenagem a Franco Battiato através de um Concerto Salvador Sobral, que arrisca apresentar novas versões da música do artista mais pop de Itália.

Festa do Cinema Italiano
Imagem Festa do Cinema Italiano © Festa do Cinema Italiano

A fim de celebrar os 100 anos do nascimento Pier Paolo Pasolini (1922-1975), a Festa apresenta a secção “Pasolini Revisitado” com uma retrospetiva única e comemorativa muito simbólica na Cinemateca Portuguesa – Museu do Cinema. Serão exibidos alguns dos seus principais trabalhos como “Mama Roma”, com a sempre exuberante Anna Magnani e outros tantos projetos que vão do Pasolini mais realista ao Pasolini mais ousado e atrevido, que continua a inspirar vários nomes do cinema italiano e mundial do século XXI.

Como não poderia deixar de ser, a 15ª Festa do Cinema Italiano conta com o Cine-Jantar a 4, 5 e 6 de abril num local Secreto a descobrir. Nesta edição, o programa vai celebrar o ator, realizador e apresentador e chef  e amante de gastronomia, Ugo Tognazzi. Será exibido o filme “L’anatra all’arancia“, de Luciano Salce. Segundo a equipa da Festa, ainda há muita gente à espera de saber “como é que acaba, depois da infame exibição na televisão nacional portuguesa. O local é uma surpresa para quem quer saborear esta iguaria, e poderá ser conhecido assim que for feita a reserva. Uma oportunidade única de ter um jantar especial com amigos num local secreto de Lisboa, com a magia do cinema!

Ennio, de Giuseppe Tornatore

O documentário, exibido no 78º Festival de Veneza, apresenta-nos o compositor e maestro através de uma longa entrevista conduzida por Tornatore e depoimentos de realizadores e músicos, incluindo alguns bem conhecidos do grande público como Bernardo Bertolucci, Marco Bellocchio, Dario Argento, Quentin Tarantino, Wong Kar Wai (um dos produtores e distribuidor do filme), Bruce Springsteen, John Williams ou Hans Zimmer. A esta longa lista de admiradores e colaboradores, juntam-se fragmentos da vida privada de Morricone, gravações dos espectáculos, excertos dos filmes e imagens inéditas dos arquivos pessoais. Embora seja impossível circunscrever o génio superlativo e revolucionário de Ennio Morricone em duas horas e meia, este belo tributo ao “Il Maestro” consegue revelar parte do mistério por detrás da sua extraordinária criatividade.

Consulta o horário de exibição de “Ennio”, de Giuseppe Tornarore na página oficial do certame.





Passarinhos e Passarões de Pier Paolo Pasolini

Um conto alegórico estreado em Cannes e no qual brilha o lendário Totò com um desempenho memorável. Enquanto se deslocam pela estrada fora e através do tempo, com uma incursão à época de S. Francisco de Assis, Totò e o seu filho (Ninetto Davoli) encontram um corvo falante (e intelectual de esquerda) que os acompanha na digressão e vai comentando as peripécias que se sucedem de uma forma que o torna insuportável, pelo que os nossos heróis serão forçados a tomar uma medida drástica.

“Passarinhos e Passarões” tem exibição única em Lisboa na Cinemateca Portuguesa – Museu do Cinema no dia 01 de abril às 19h.



Il Buco (Das Profundezas), documentário de Michelangelo Frammartino

Ambientado na década de 1960, durante o boom económico em Itália, “Das Profundezas” reconstitui a jornada de um grupo de jovens espeleólogos que encontra pela primeira vez o fundo do Abismo do Bifurto, 700 metros abaixo da terra, uma das cavernas mais profundas do mundo, no interior intocado da Calábria.
O novo filme de Michelangelo Frammartino, que recebeu o prémio especial do júri no 78º Festival de Veneza, é uma maravilhosa meditação sobre a curiosidade fundamental de compreender as profundezas incognoscíveis do mundo natural. Frammartino devolve a tridimensionalidade à tela, deixando que a própria natureza e a humanidade se revelem de acordo com os seus ritmos, e que sejam os seus sons e não os diálogos que falam.

A exibição de “Il Buck” acontece no Cinema São Jorge em Lisboa no próximo dia 6 de abril às 21h.



Salvatore – Shoemaker of Dreams, de Luca Guadagnino

Nascido em Bonito em 1898, no seio de uma numerosa família camponesa, Salvatore Ferragamo desde cedo encantou-se com a magia ligada à arte de criar sapatos. Determinado a perseguir o seu sonho, emigrou muito jovem para a Califórnia, durante a era do cinema mudo em Hollywood. Durante a sua ligação a Hollywood, Ferragamo desenhou sapatos para estrelas do cinema como Marilyn Monroe ou Judy Garland, contribuindo para a longa relação entre a indústria da moda e o cinema.

“Salvatore – Shoemaker of Dreams” conta com exibição única no Cinema São Jorge a 4 de abril às 21h.




Sempre Perto de Ti (Nowhere Special), de Uberto Pasolini

Inspirado livremente numa história verídica, Sempre Perto de Ti apresenta-nos John, interpretado pelo ator britânico James Norton, um jovem pai solteiro que ganha a vida como limpador de janelas em Belfast e que dedicou a sua vida a criar o filho Michael, depois da mãe da criança os deixar logo após o parto. Quando John descobre que só tem meses de vida devido a uma doença, inicia uma viagem em busca da família perfeita que possa acolher Michael, determinado a protegê-lo da terrível realidade da situação. Contar a morte através da vida é algo que Uberto Pasolini faz com imensa graciosidade, transformando cada gesto diário numa preciosa lembrança.

Sempre Perto de Ti” é um dos grandes filmes desta 15ª Festa do Cinema Italiano e tem direito a duas sessões: uma em Lisboa e outra no Porto.




Ariaferma, de Leonardo Di Costanzo

Uma prisão construída no século XIX, localizada numa parte remota e não especificada do território italiano,vai ser desativada. Numa atmosfera suspensa, alguns guardas prisionais e presidiários ficam à espera de serem transferidos para outras instalações mas gradualmente surgem novas dinâmicas de relacionamento e as antigas regras da prisão parecem fazer cada vez menos sentido. Jogando com a multiplicidade de pontos de vista e com o espaço, porque as próprias paredes do edifício contam estórias, o terceiro filme de Leonardo Di Costanzo oferece-nos um confronto metafórico entre vigias observados e um duelo de grandes interpretações entre os atores Toni Servillo e Silvio Orlando. Cada plano de Di Costanzo quebra as distinções entre guardas e prisioneiros, revelando a crueldade e as contradições que existem no coração de qualquer sistema penitenciário.

Ariaferma” conta com várias exibições em diferentes cidades no âmbito da 15ª Festa do Cinema Italiano. Podes conhecer todas as sessões no seguinte link.




“Os Monstros” de Dino Risi

Dividido em 20 capítulos de duração variável, o filme evidencia de forma humorística os vícios, defeitos, hipocrisia e paradoxos da sociedade Italiana dos anos 60. Este cínico e irónico retrato da Itália pós milagre económico é, sem sombra de dúvida, um dos filmes mais representativos do estilo cinematográfico de Dino Risi. Uma crítica social que atravessa todas as classes e não deixa ninguém impune. Uma jóia absoluta da commedia all’italiana protagonizada por Vittorio Gassman e Ugo Tognazzi, presentes em todos os capítulos.

“Os Monstros”, será exibido na 15ª Festa do Cinema Italiano para celebrar o Centenário Vittorio Gassman & Ugo Tognazzi. A celebração acontece a 3 de abril no Cinema São Jorge às 15h30.




In un futuro aprile – Il giovane Pasolini de Francesco Costabile, Federico Savonitto

Graças às memórias do escritor e realizador Nico Naldini, ficamos a conhecer o período em que Pier Paolo Pasolini viveu em Casarsa, na região Friuli Venezia Giulia. Estamos na década de 40 e os dois compartilham experiências e paixões que influenciarão os seus futuros trabalhos. Este é um filme sobre a história dos primeiros anos de Pier Paolo Pasolini, a sua formação, a descoberta da paisagem da região, a língua e as tradições do mundo camponês, o seu compromisso político e os seus primeiros escândalos. Um docu-filme que reconstrói, por um lado, o relato biográfico do artista, através dos documentos e testemunhos de Nico Naldini e, por outro, evoca a dimensão poética dos seus textos através de uma partitura visual – quase musical – construída através das imagens de arquivo.

“In un futuro aprile” tem exibição única na Culturgest em Lisboa no próximo dia 10 de abril às 16h. 




America Latina, de Damiano D’Innocenzo, Fabio D’Innocenzo

Massimo Sisti é proprietário de uma clínica dentária que tem o seu nome. Profissional, cortês e calmo, conseguiu tudo o que poderia ter desejado: uma villa enorme num ambiente tranquilo e uma família que o ama e que lhe faz companhia ao longo dos dias, dos meses, dos anos. A sua mulher Alessandra e as filhas Laura e Ilenia são a sua razão de ser, a sua felicidade, a recompensa por uma vida enraizada no auto-sacrifício e honestidade. É então que o imprevisto irrompe nesta primavera imperturbável e calma: num dia como qualquer outro, Massimo desce à sua cave e o absurdo toma conta da sua vida. America Latina, dos irmãos Damiano e Fabio D’Innocenzo, foi apresentado na competição oficial do 78º Festival de Veneza e recebeu rasgados elogios.

“America Latina” será exibido em Lisboa, no Porto e em Setúbal no próximo dia 3 de abril. Confere as sessões aqui.




Atlantide de Yuri Ancarani

Este não é um filme sobre Veneza como um lugar de saudade, mas sobre as suas ruelas, sobre os vastos canais da lagoa. O cineasta Yuri Ancarani encontra aí a rara beleza da paisagem, habitada por um grupo de jovens cujo sentido da vida é participar em corridas de barco, vivendo num ritmo de adrenalina e ócio. Um filme com um olhar diferente sobre a juventude que perdeu o contato com o seu ambiente.

“Atlantide” de Yuri Ancarani tem curadoria de Da Luz Collective e contará com exibição no Cinema São Jorge em Lisboa a 9 de abril às 21h30. Em breve será exibido também pelos Screenings Funchal, nos Cinemas NOS do Fórum Madeira.




Il bell’Antonio de Mauro Bolognini

Argumento de Pasolini, baseado num romance de Vitaliano Brancati. Um retrato satírico dos costumes da Sicília, com especial ênfase na sexualidade. História do casamento do “belo António” (Marcello Mastroianni) com Barbara (Claudia Cardinale), casamento que ele nunca consegue consumar, naquele que é, porventura, o melhor filme de Bolognini.

“O Belo António” de Mauro Bolognini tem exibição única em Lisboa na Cinemateca Portuguesa – Museu do Cinema no dia 7 de abril às 15h30. 




Matti da Slegare de Silvano Agosti, Marco Bellocchio

Tommasini, o responsável pela saúde pública na província comunista de Parma, em Itália, desenvolveu uma nova política para a psiquiatria: integrar as pessoas portadoras de doença mental na sociedade, em vez de ignorá-las e esquecê-las, o que era comum na época. Quando quis registar os resultados da sua nova e pioneira política, entrou em contacto com o realizador Marco Bellochio, que filmou este documentário com a cooperativa que formou. Matti da Slegare é, acima de tudo, um apelo contra todos os abusos na saúde pública e um dos exemplos verdadeiramente convincentes do cinema italiano militante, capaz de dissecar o tema da saúde mental com uma análise real que aproveita as experiências de sucesso na recuperação e integração dos doentes.

“Matti da Slegare” terá exibição única a 9 de abril às 22h no Cinema São Jorge.




Pato com Laranja de Luciano Salce

Entre os anos 50 e os anos 80, Luciano Salce realizou dezenas de comédias italianas, género de que ele foi, se não um dos mais famosos, um dos mais prolíficos realizadores. Pato com Laranja, no original L’anatra all’arancia, é o seu filme mais conhecido em Portugal – e ainda há muita gente à espera de saber “como é que acaba”, depois da infame exibição na televisão nacional portuguesa. Ugo Tognazzi e Monica Vitti protagonizam esta paródia do matrimónio e da masculinidade, de resto temas regulares na commedia all’Italiana.

O filme será exibido 4, 5 e 6 de abril às 19h30 no âmbito do cine-jantar. As reservas podem ser feitas através do seguinte email: reservas@festadocinemaitaliano.com




Futura de Pietro Marcello, Francesco Munzi, Alice Rohrwacher

Seguindo os passos de uma longa linhagem de documentaristas, um coletivo de três cineastas italianos conhecidos pelo seu cinema politicamente perspicaz – Pietro Marcello (Martin Eden), Francesco Munzi (Almas Negras) e Alice Rohrwacher (O País das Maravilhas) – partiu para entrevistar os jovens italianos sobre as suas esperanças, sonhos e medos para o futuro. Com as divisões políticas de hoje, o desconforto socioeconómico, a dependência excessiva da tecnologia e a crise climática global, as conversas que eles promovem parecem particularmente urgentes. Concentrando-se nas esperanças e medos da próxima geração, Futura captura um instantâneo do que pode estar por vir.

“Futura, ou o que está por vir” tem uma série de exibições em Lisboa, Porto e Setúbal. Fica atento aos horários da 15ª Festa do Cinema Italiano.

Il bambino nascosto, de Roberto Andò

Gabriele Santoro, interpretado por Silvio Orlando, vive num bairro operário de Nápoles e é professor do Conservatório, onde ensina piano. Certa manhã, uma criança de dez anos entra furtivamente no seu apartamento para se esconder. “Il maestro” — como é conhecido no bairro — reconhece o intruso como Ciro, um menino que mora com os pais e irmãos no sótão do mesmo prédio, filho de um mafioso da Camorra. Um filme feito de silêncios e olhares, mas também repleto de reviravoltas dramáticas e problemas reais, no contexto alucinado de uma cidade dominada por um submundo do crime que opera em paralelo com as pessoas mais honestas, até os seus caminhos colidirem.

“Il bambino nascosto” conta com exibição única a 10 de abril em Lisboa no Cinema São Jorge às 21h.

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