Cinema português em destaque no Festival de Toronto
O cinema português tem tido uma presença constante no circuito internacional de festivais e Toronto é o próximo destino.
Depois da conquista do Leopardo de Prata em Locarno, João Pedro Rodrigues leva “O Ornitólogo” até Toronto. Com as paisagens do Douro e de Trás-os-Montes como pano de fundo, a coprodução entre Portugal, Espanha e Brasil segue as deambulações de Fernando. O cineasta nacional não é novato nesta montra cinematográfica, uma vez que já apresentou “Morrer como um homem” e “A última vez que vi Macau”, em 2009 e 2012, respetivamente.
Lê também: A Volta ao Mundo em 80 Filmes

O produto Paulo Branco também irá marcar presença com três títulos: “Cosmos” de Andrzej Zulawski, “Os Belos dias de Aranjuez” de Wim Wenders e “À Jamais” de Benoît Jacqot. “Cosmos”, última obra do realizador polaco que faleceu em fevereiro, é uma coprodução entre França e Portugal que conta com Victoria Guerra, Ricardo Pereira e António Simão nos papéis principais.
“Os belos dias de Aranjuez” é inspirado no livro homónimo do escritor Peter Handke, e tem Reda Kateb (vencedor de um César em 2015) e Sophie Semin como protagonistas. O mais recente filme de Benoît Jacquot foi rodado integralmente em Portugal e é protagonizada por Mathieu Amalric, Julia Roy e Jeanne Balibar. Estes dois títulos integram a selecção oficial do Festival de Veneza.
Consulta ainda: Depois de Leonardo DiCaprio, é hora de uma previsão aos Óscares 2017

Portugal também marca presença na secção das curtas-metragens, com “Um campo de aviação” de Joana Pimenta e “A brief history of princess X” de Gabriel Abrantes, exibidas no Festival de Locarno. O último título conta a história de uma escultura de bronze do artista romeno Constantin Brancusi que se transfigura e dilui em novas formas. Joana Pimenta compete na secção “Wavelengths” onde apresenta uma curta-metragem que segue o re-encontro de duas pessoas que não se viam há cinquenta anos.
Vê também: Calendário | Festivais de Cinema 2016
Destaque ainda para a estreia mundial do mais recente projeto de Terry George. “The Promise”, rodado em Portugal e Espanha, conta com Oscar Isaac e Christian Bale nos principais papéis.
Além das produções nacionais, o Festival de Toronto também inclui títulos sonantes internacionais: “Aquarius” do brasileiro Kleber Mendonça Filho, “Snowden” de Oliver Stone, “Julieta” de Pedro Almodóvar e “Voyage of time: Life’s journey” de Terrence Malick são alguns exemplos.
O Festival Internacional de Cinema de Toronto decorre entre os dias 8 e 18 de setembro.
Lê Também:















