Ana Moreira em “A Corte do Norte” (2008) © Filmes de Fundo

Cinemateca Portuguesa | O que ver em novembro

1 de 15

Conhece a programação da Cinemateca Portuguesa – Museu do Cinema para o penúltimo mês do ano.

O final do ano aproxima-se e a Cinemateca Portuguesa continua com uma programação bastante dedicada àqueles que queiram conhecer o trabalho dos cineastas mais independentes. Este mês, a escolhas dos programadores da Cinemateca recaiu sobre um conjunto de filmes vindos das Filipinas, de forma a celebrar os 100 anos do cinema daquele país.

Cinemateca Portuguesa
Cinema das Filipinas na Cinemateca Portuguesa © Cinemateca

Como diz a instituição, depois do cinema do Brasil, da Índia, do México, da China ou até da Rússia, é agora a vez do público português conhecer o cinema  das Filipinas.

Temos agora a oportunidade de proporcionar aos espectadores portugueses uma viagem pelo cinema das Filipinas, que só é conhecido na Europa através de alguns poucos autores, como Lino Brocka, “descoberto” nos anos 80 e, nos dias de hoje, sobretudo Brillante Mendoza, Lav Diaz ou Raya Martin. No entanto, a cinematografia filipina arrancou
cedo (as primeiras longas-metragens datam dos anos de 1910) e os filipinos sempre fizeram parte dos mais ávidos espectadores de cinema do mundo.

O nome desta rubrica “Sine, Cinema das Filipinas – Nos Cem Anos do Cinema Filipino” só foi possível em colaboração com a Embaixada das Filipinas em Portugal e com o Film Development Council of The Philippines.

Outra das rubricas da Cinemateca Portuguesa para novembro é “In Memoriam Albert Finney”, uma homenagem ao ator britânico nascido em 1936 e falecido este ano, que protagonizou diversos êxitos contemporâneos como “Saturday Night, Sunday Evening” (Karel Reisz, 1960) e “Before The Devil The Knows You’re Dead” (Sidney Lumet, 2007).

 De cara fresca, vimos Finney, ora lunar, ora soalheiro, a rebelar-se contra o sistema, passando a perna a uma sociedade conservada em formol. Com o passar dos anos, Finney começou a especializar-se em personagens caídas, derrotadas pela idade adulta, que se deixaram consumir por uma triste solidão e, por vezes, por vícios antigos, como o álcool.

Conhece o horário dos principais filmes da Cinemateca em novembro, bem como a respetiva sala de exibição. 

1 de 15

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *