8 filmes baseados em histórias verídicas a não perder na televisão já em março
Em março no Canal Cinemundo há 8 filmes baseados em histórias verídicas a não perder, de “Sniper Americano” a “Bohemian Rhapsody”.
Um filme ganha sempre outro nível de emoção quando percebemos ser uma história real. Nos Óscares 2025 tivemos, por exemplo, Sing Sing, uma emotiva e inspiradora história verídica sobre um programa de reabilitação numa prisão, através da arte e do teatro.
Noutros anos, já muitos filmes baseados em histórias verídicas foram premiados pela academia, que aprecia muito este tipo de narrativas. É o caso da “Lista de Schindler”, que venceu sete Óscares, “A Beautiful Mind”, que venceu quatro, ou “12 Anos Escravo”, que venceu três. Todos eles foram vencedores na categoria de Melhor Filme.
Neste mês de março, em homenagem às grandes histórias verídicas que chegaram ao grande ecrã, o Canal Cinemundo apresenta um “Especial Baseado em Histórias Verídicas”, todas as terças a partir das 16h50.
Sniper Americano
Primeiramente, com realização de Clint Eastwood, o “Sniper Americano” conta a história de Chris Kyle, um atirador de elite da Marinha dos EUA. Interpretado por Bradley Cooper, o filme acompanha as suas missões no Iraque e os desafios emocionais ao voltar para casa.
Recebeu seis nomeações para os Óscares em 2015 e acabou por vencer um, na categoria de Melhor Som. Luke Grimes, de “Yellowstone” e Sienna Miller, de “Horizon: An American Saga”, também fazem parte do elenco.
À Deriva
“À Deriva” é baseado na história real de Tami Oldham (papel de Shailene Woodley) e do seu noivo Richard Sharp (Sam Claflin), que enfrentam um furacão enquanto velejam pelo Pacífico. Assim, é um drama de sobrevivência emocionante, com realização de Baltasar Kormákur, também conhecido por “Everest”.
O Mauritano
“O Mauritano” é um filme jurídico com realização de Kevin Macdonald, sobre a história real de Mohamedou Ould Slahi, um homem que foi preso em Guantánamo por suspeita de terrorismo. No entanto, não existiam provas concretas do crime.
Tahar Rahim interpreta Slahi, o protagonista. Além disso, Jodie Foster, Benedict Cumberbatch e Shailene Woodley também fazem parte do elenco. Jodie Foster venceu o Globo de Ouro de Melhor Atriz Secundária pelo seu papel no filme.
Kajaki
Com estreia em 2014, este filme passa-se durante a guerra do Afeganistão e segue um grupo de soldados britânicos, numa missão na barragem de “Kajaki”. Contudo, durante uma patrulha de reconhecimento, apercebem-se que estão presos num campo de minas, após um dos soldados pisar uma. Nesse sentido, é um thriller intenso e claustrofóbico, com David Elliot e Mark Stanley como protagonistas e Paul Katis como realizador.
Prisão 77
Nesta lista temos, também, uma produção espanhola, com Javier Gutiérrez e Miguel Herrán, de “La Casa de Papel”, como protagonistas. Nesse sentido, a história acompanha um jovem que é preso injustamente, em 1977, em meio à transição da Espanha para a democracia.
Filomena
Com realização de Stephen Frears, este filme conta a história real de Philomena Lee, na sua jornada à procura do filho, que foi forçada a dar para a adoção décadas antes. Steve Coogan escreveu o argumento de “Filomena”, que protagoniza ao lado de Judi Dench. Em 2014, o filme recebeu quatro nomeações para os Óscares, incluindo Melhor Filme.
Capitães de Abril
Por fim, um filme português nesta lista de grandes histórias verídicas. Com realização de Maria de Medeiros, que também faz parte do elenco, o filme passa-se, claro, durante a Revolução dos Cravos de 1974. Com Stefano Accorsi e Joaquim de Almeida, o filme mistura ficção e realidade para contar a história dos militares responsáveis pelo golpe.
Bohemian Rhapsody
Por último, mais um premiado pela academia. “Bohemian Rhapsody” acompanha a história do grande Freddie Mercury e da ascensão dos Queen. A realização é de Bryan Singer, com Rami Malek como protagonista, que acabou por vencer o Óscar de Melhor Ator.
Dessa forma, qual é o filme desta lista que mais tens curiosidade de conhecer a história?