Após hiatus, Celine Dion surpreende os fãs e volta aos palcos
Após uma pausa na carreira imposta pela doença, Celine Dion está prestes a regressar aos palcos e isso pode acontecer já este ano.
Celine Dion, conhecida por muitos como a Rainha das Baladas, tem um poder vocal incomparável. Ao longo de 45 anos, a cantora tornou-se numa verdadeira lenda da indústria musical. Além disso, sucessos como “Beauty and the Beast” (de “A Bela e o Monstro“) e “My Heart Will Go On” (“Titanic“), que valeram dois Óscares à artista, fazem parte da cultura mundial.
Mas, em 2022, Celine Dion viu-se obrigada a retirar-se dos palcos devido a uma doença degenerativa, a Síndrome de Pessoa Rígida, que causa dores e rigidez muscular. O processo de luta da cantora pode, inclusive, ser acompanhado através do filme “Eu Sou: Celine Dion“, disponível na Prime Video. No entanto, após uma longa pausa, a cantora pode mesmo voltar a cantar ao vivo ainda este ano.
Celine Dion é um dos nomes a atuar na Eurovisão 2025
A 30 de abril de 1988 disputou-se, na Cidade de Dublin, na Irlanda, o final da Eurovisão. A jovem Celine Dion subiu ao palco, em representação da Suíça, para interpretar o tema “Ne partez pas sans moi”. Na altura, a cantora tinha apenas dezanove anos e acabou por se tornar na segunda pessoa a vencer o concurso pelo país francófono, desde 1956.
Desde então, passaram-se 37 anos e a Suíça apenas voltou a vencer uma final da Eurovisão no ano passado, com a vitória de Nemo, intérprete de “The Code”. Assim, em 2025 o país dos Alpes será o anfitrião da competição que se realizará de 13 a 17 de maio, na Basileia. No entanto, ao que tudo indica, já está a ser negociado o regresso de Celine Dion aos palcos da Eurovisão enquanto convidada especial da edição deste ano. Ainda assim, só mais perto da data será avaliado o estado de saúde da cantora a fim de se perceber se a sua participação no Festival será permitida pelos médicos.
Este tão aguardado regresso será a segunda subida aos palcos desde o seu afastamento da música devido à doença. Já no ano passado, Celine Dion apresentou-se no topo da Torre Eiffel para interpretar o tema “Hymne a l’amour” durante a cerimónia de abertura dos Jogos Olímpicos, em Paris.
Como começou a carreira da intérprete de “My Heart Will Go On”?
Oriunda de uma família humilde com catorze filhos, Celine Dion cantou pela primeira vez em público com apenas cinco anos, no casamento do irmão. Desde então, a artista sempre teve o sonho de se tornar cantora e abdicou de tudo para conseguir realizá-lo. Quando tinha apenas doze anos, Dion gravou uma canção com a sua mãe e o irmão enviou-a para René Angélil, um produtor musical. Ao ouvir a voz da jovem, Angélil comoveu-se e decidiu hipotecar a própria casa para gravar o primeiro álbum de Celine Dion.
Em pouco tempo, Dion tornou-se na primeira artista do Canadá a vencer um Disco de Ouro na França. Desde então, a cantora tornou-se num verdadeiro fenómeno mundial, sendo uma das vozes mais respeitadas da indústria musical. Mais tarde, Celine Dion e René Angélil acabaram mesmo por casar, tendo ficado juntos por mais de duas décadas até ao falecimento do marido, em 2016. No total, a cantora venceu 5 Grammys e 2 Óscares, entre centenas de outros prémios.
Quem vai ganhar a Eurovisão 2025? Gostavas de ver o regresso de Celine Dion? Qual a tua canção preferida da artista?