©Adem AY, Unsplash

Clubhouse: a rede social do audio que funciona por convite

Chama-se Clubhouse, a nova rede social para conversas áudio que apareceu no ano passado, que funciona por convite e é exclusiva!

Há pouco mais de nove meses surgia a Clubhouse, uma nova rede social do áudio, que passou dos 1.500 utilizadores para mais de dois milhões. Muitas são celebridades que já lá estão, muitos são aqueles que já têm uma conta, e muitos outros anseiam para entrar nesta nova rede social que apenas aceita quem tem convite. Um espaço virtual de elite, já que nem todos podem participar. Há quem adore o conceito e ainda há quem esteja a dar os primeiros passos na Clubhouse, a rede social que Elon Musk ajudou a divulgar.

O The Guardian descreve-a como um lugar onde os utilizadores podem assistir a conferência, programas de rádio e a discussões sobre diferentes tópicos. A rede social, que por agora ainda se encontra em versão beta, foi criada em maio de 2020 por Rohan Seth, um ex-Google, e Paul Davidson, empresário de Silicon Valley.

Após fazer conta na plataforma, o utilizador deve escolher tópicos do seu interesse. Naturalmente, quanto mais informações forem dadas, mais salas de conversação serão recomendadas. Os utilizadores participarão de chat rooms, que têm como moderadores personalidades.

Ao contrário do Twitch – onde os vídeos transmitidos ao vivo ficam na plataforma para as pessoas voltarem a assistir – os chats de áudio ao vivo desapareceram nas salas de conversação.

Como participar?

  • Os responsáveis da plataforma podem convidar personalidades para criar conteúdos, os “Creator Pilot Program”.
  • Através de um convite feito por um utilizador da plataforma, que pode, no máximo, enviar dois convites. É necessário ter um dispositivo da Apple, já que apenas funciona em iOS.

A plataforma aparenta ter uma grande potencialidade, contudo deverá resolver problemas como a privacidade, por exemplo, para participar é necessário dar acesso à lista de contactos, o que poderá não agradar à maioria. A falta de liberdade dos utilizadores “comuns” em escolher temas pode contribuir para um maior descontentamento.

A Clubhouse ainda está a dar os primeiros passos. Acompanharemos expectantes novos desenvolvimentos desta rede social que parece ter um futuro risonho.

Já conhecias esta rede social? Já participaste nela?

Cátia Santos

Observadora, comunicadora, crítica, muito curiosa, apaixonada pela escrita criativa e informativa. Devoradora de livros e de música, com um especial gosto por tecnologia.

Cátia Santos has 1092 posts and counting. See all posts by Cátia Santos

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *