Dia Mundial do teatro

Dia Mundial do Teatro | Mais de mil espectadores em Torres Novas e Alverca

[tps_header]

O Dia Mundial do Teatro foi comemorado este ano por mais de mil e cem espectadores nas catorze sessões de celebração que tiveram lugar em Torres Novas e Alverca.

[/tps_header]

Entre os dias 23 e 31 de março, catorze sessões de celebração do Dia Mundial do Teatro tiverem lugar na Biblioteca Municipal Gustavo Pinto Lopes em Torres Novas e no TEIV – Teatro Estúdio Ildefonso Valério em Alverca do Ribatejo – Vila Franca de Xira. Luis Miguel Cintra, Oscar Wilde, Dario Fo e Franca Rame foram alguns dos nomes destacados.

CICLO DE TEATRO PARA A INFÂNCIA

Nos dias 23 e 24, perante cento e quarenta e quatro espectadores, a companhia Cegada acolheu a peçaUm Sapato Especial “. Uma criação infantil da Cativar apresentada no âmbito do Ciclo de Teatro para a Infância que estará em cena até dia 14 de Abril no TEIV – Teatro Estúdio Ildefonso Valério em Alverca.




CIRCULAÇÃO DE ESPECTÁCULOS

A mesma Companhia de Teatro fez subir a palco, nos dias 25 e 26, em parceria com a Biblioteca Municipal Gustavo Pinto Lopes do Município de Torres Novas, uma criação própria a partir do conto “O Gigante Egoísta” de Oscar Wilde, obra integrante do Plano Nacional de Leitura Ler + do Ministério da Educação.
As quatro récitas, apresentadas nos dois dias, realizaram-se no âmbito do programa SABE – Serviço de Apoio às Bibliotecas Escolares com o apoio financeiro da CIMT – Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo das quais beneficiaram mais de 600 alunos do ensino básico dos Agrupamentos de Escolas Gil Paes e Artur Gonçalves do Concelho de Torres Novas.




PROGRAMAÇÃO ANUAL DO TEIV – TEATRO ESTÚDIO ILDEFONSO VALÉRIO

No Dia Mundial do Teatro, sábado dia 27, a Companhia Cegada repôs “Casal Aberto” no TEIV – Teatro Estúdio Ildefonso Valério. Com texto do Nobel Dario Fo e Franca Rame e encenação de Rui Dionísio, esta apresentação foi promovida pelo Dia Mundial do Teatro do Instituto Internacional do Teatro da UNESCO. O espectáculo teve entrada livre e contou com a presença de cem espectadores.




UM ENCONTRO COM LUIS MIGUEL CINTRA

No dia 29, Luis Miguel Cintra esteve no TEIV – Teatro Estúdio Ildefonso Valério, em Alverca, a promover o lançamento da primeira edição literária da Companhia Cegada.Um Encontro com Luis Miguel Cintra” contém a transcrição escrita do colóquio que o actor e encenador realizou neste espaço em Julho de 2017, poucos meses depois do encerramento do Teatro da Cornucópia. A Companhia Cegada pretende assim dar a conhecer às futuras gerações o papel do Teatro da Cornucópia como referência do Teatro em Portugal.




PANOS –  TEATRO NACIONAL D. MARIA II

O TEIV – Teatro Estúdio Ildefonso Valério acolheu, nos dias 29, 30 e 31, o Grupo Cénico do Colégio José Álvaro Vidal da  Fundação CEBI. No âmbito do programa PANOS – Palcos Novos Palavras Novas, coordenado por Sandro William Junqueira e editado pelo Teatro Nacional D. Maria II, cerca de duzentos e cinquenta espectadores assistiram às três récitas do texto “Lobo à Porta” de Isabela Figueiredo.




CICLO DE TEATRO PARA A INFÂNCIA (CONTINUAÇÃO)

Parte integrante do Ciclo de Teatro para a Infância, O Príncipe Feliz” foi reposto pela Companhia do TEIV – Teatro Estúdio Ildefonso Valério e subiu aos palcos nos dias 30 e 31. Uma criação a partir de um conto de Oscar Wilde também incluído no Plano Nacional de Leitura Ler + do Ministério da Educação. Com estreia em Dezembro de 2015, esta peça foi já apresentada para mais de dois milhares e meio de alunos do ensino básico em mais de vinte de Estabelecimentos de Ensino.

A Companhia Cegada é uma estrutura de programação e criação artística financiada pela Republica Portuguesa – Cultura/Direcção-Geral das Artes e pela Câmara Municipal de Vila Franca de Xira.

E tu? Estiveste em alguma das comemorações do Dia Mundial do Teatro? 

[tps_footer]

Lê Também:   Estreias de teatro: abril em Lisboa

[/tps_footer]

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *