Festa do Cinema Italiano

12ª Festa do Cinema Italiano | Apresentação do festival

1 de 10

A 12ª Festa do Cinema Italiano apresenta mais de 60 filmes e realiza-se a partir de 5 de abril em mais de 15 cidades portuguesas.

A Festa do Cinema Italiano está de regresso em Portugal e este ano passará por mais de 15 cidades portuguesas, mostrando o melhor do cinema italiano aos cinéfilos nacionais. Começando em Lisboa (Cinema São Jorge, UCI El Corte Inglés, Cinemateca Portuguesa – Museu do Cinema), no dia 5 de abril a Festa do Cinema Italiano segue de norte a sul do país, passando igualmente pelas regiões autónomas.

Festa do Cinema Italiano
12ª edição da Festa do Cinema Italiano

De 9 a 11 de abril em Coimbra (TAGV – Teatro Académico Gil Vicente), de 10 a 13 de abril, em Almada (Auditório Fernando Lopes Graça), de 10 a 14 de abril no Porto (Cinema Trindade), de 11 a 14 de abril em Setúbal (Auditório Charlot), de 12 a 13 de abril em Alverca do Ribatejo (TEIV – Teatro Estúdio Ildefonso Valério), de 13 a 14 de abril em Penafiel (Cinemax), de 13 a 14 de abril em Moscavide (Cine-Moscavide), de 15 a 16 de abril em Aveiro (Teatro Aveirense), de 1 a 3 de maio em Viseu (Cineclube de Viseu), 1, 8 e 15 de maio em Abrantes (Cineclube Espalhafitas), de 7 a 9 de maio em Beja (Pax Júlia Teatro Municipal), de 8 a 10 de maio nas Caldas da Rainha (CCC – Centro Cultural de Congressos), de 14 a 17 de maio em Évora (Auditório Soror Mariana), de 14 a 18 de maio em Tomar (Cine-Teatro Paraíso), de 23 a 26 de maio em Loulé (Cine-Teatro Louletano), seguindo para outras cidades portuguesas a anunciar em breve.

Segundo Stefano Savio, diretor da Festa do Cinema Italiano,

o crescimento que a Festa do Cinema Italiano registou nos últimos anos justificou a nossa aposta numa programação mais extensa ao longo do tempo (10 dias de festival em Lisboa) e mais rica e diversificada. O objetivo é alcançar e fidelizar públicos diferentes mas que transversalmente estejam ligados à cultura italiana. Por isso, damos espaço à música clássica, mas também ao italo disco e aos cantautores italianos, temos documentários sobre os grandes artistas do Renascimento mas também sobre a street art e a video art. Uma retrospetiva sobre um ícone como Nanni Moretti acompanhada por filmes mais arrojados dos novos realizadores trasalpinos. Tudo isso num ambiente descontraído e social onde é possível ter uma experiência completa e culturalmente estimulante. Dedicamos ainda espaço à gastronomia italiana, com jantares e aperitivos, assim como a uma programação e atividaes para o público infantil.

A Festa do Cinema Italiano conta com mais de 60 filmes em projecção na edição deste ano, entre os quais se contam seis antestreias nacionais, como por exemplo, “Sulla Mia Pelle” (2018), drama italiano protagonizado pelo extraordinário Alessandro Borghi. O filme conta a história dos últimos dias de Stefano Cucchi, que aos 31 anos morreu numa prisão em circunstâncias pouco claras. A história é inspirada numa história verídica, que se tornou um dos casos mais mediáticos em Itália.

Festa do Cinema Italiano
Sulla Mia Pelle está em antestreia na Festa do Cinema Italiano

A 12ª Festa do Cinema Italiano é organizada pela Associação Il Sorpasso, com o apoio da Embaixada de Itália, do Instituto Italiano de Cultura de Lisboa, da Câmara Municipal de Lisboa e da EGEAC. Entre os apoios privados: FIAT (FCA Group), patrocinador principal, a Pasta Garofalo, a Generali Seguros, a Campari e a TNT. Para além de uma programação variada, que poderás conhecer a seguir, a Festa do Cinema Italiano estende-se pelos Canais TVCine com o Especial Festa do Cinema Italiano, que apresenta um conjunto de filmes muito distintos.

Poderás conhecer os grandes destaques da programação da 12ª edição da Festa do Cinema Italiano a seguir.

1 de 10

Virgílio Jesus

Era uma vez em...Portugal um amante de filmes de Hollywood (e sobre Hollywood). Jornalista e editor de conteúdos digitais em diferentes meios nacionais e internacionais, é um dos especialistas na temporada de prémios da MHD, adepto de todas as formas e loucuras fílmicas, e que está sempre pronto para dois (ou muitos mais!) dedos de conversa com várias personalidades do mundo do entretenimento.

Virgílio Jesus has 1403 posts and counting. See all posts by Virgílio Jesus

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.