Conheces o lado negro da Disney?

 

E se os filmes da Disney não fossem assim tão infantis afinal de contas?

Está a chegar o Halloween e a Magazine.HD já está a vestir-se a rigor. Lembram-se dos filmes da Disney? Todos já viram a sua quota parte de clássicos e, podemos concordar, cenas assustadoras não lhes faltam, desde o Pinóquio ao O Corcunda de Notre Dame. O que talvez não saibam, é que em muitos desses filmes a Disney teve de aligeirar a história original (e não foi pouco) para poder produzi-lo.

Entre os vários exemplos que as imagens do video que aqui divulgamos nos suscitam, decidimos destacar três:

 

PINÓQUIO

Difícil não nos lembrarmos da terrível cena em que garotos são brutalmente transformados em burros, mas há também uma baleia que não é propriamente pacífica, ou ainda Stromboli, o mestre das marionetas, que leva o rapaz de madeira. Se este enredo não é sinistro, lembremo-nos que se trata de um filme infantil. Mas a verdade é que na história original, o grilo falante, o amigável grilo falante, quando tenta abordar Pinóquio para lhe dar o primeiro conselho, este esmaga-o com um martelo e é perseguido pelo fantasma do grilo durante o resto da história. E a somar temos mais uma morte, como se o desaparecimento do pai e o rapto não fosse suficiente.

Lê Também:   As 5 novas séries para ver esta semana na Netflix, Max, Disney+ e mais

CINDERELA

Na versão dos irmãos Grimm, a busca pela princesa a quem servisse o sapato, não é tão simples, ou limpa, assim. Isto porque as irmãs de Cinderela decidem cortar os pés por forma a caberem dentro do sapato. A estratégia não é, surpreendentemente, bem sucedida, uma vez que o sangue as denunciou um bocadinho. Para além deste episódio, podemos também falar da cena final, o casamento de Cinderela com o príncipe,  quando no original, pássaros descem do céu e cegam as irmãs com bicadas.

PEQUENA SEREIA

A história original da pequena sereia é consideravelmente mais deprimente do que a que foi adaptada pela Disney em 1989. Hans Christian Andersen guardou-lhe um destino menos simpático no seu conto. Depois de lhe ser concedido o desejo de ter pernas, para ir ter com o seu amado, por cada passo que desse sentia uma faca espetada nos pés. A situação piora substancialmente quando o Príncipe acaba por casar com uma outra mulher, porque nunca chega a saber que foi Ariel quem o salvou do afogamento. Por fim, e porque não há duas sem três, é dada a oportunidade a Ariel de voltar a ter a sua cauda de sereia, se matar o príncipe. Como não é capaz de o fazer, não aguenta a pressão, atira-se ao mar acabando ela por morrer. Um toque poético no final, uma vez que Ariel se transforma em espuma do mar.

Podem saborear mais deste interessante sinistro lado negro da Disney neste video.
Em caso de extra sensibilidade, fiquem pelos clássicos e não digam que não os avisámos…

One thought on “Conheces o lado negro da Disney?

  • Os Irmãos Grimm: 3*

    Bom elenco, bom filme e bom argumento.

    Cumprimentos, FD.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *