Nilüfer Yanya (foto de Molly Daniel)

“Crash” é o tempestuoso regresso de Nilüfer Yanya

O álbum de estreia mal arrefeceu e Nilüfer Yanya já está de volta com o EP Feeling Lucky, que traz na dianteira o turbulento e infeccioso “Crash”.

Não faz assim tanto tempo desde que a britânica Nilüfer Yanya se estreou com Miss Universe, um dos grandes álbuns do ano passado. Dada a fusão de géneros, com uma sonoridade feita de sintetizadores, guitarras punk, voz soul e batidas R&B, seria sempre interessante ver em que direções a cantautora partiria no seu próximo trabalho. Pelos vistos, não foi preciso esperar muito para descobrir, a julgar pelo que ouvimos em “Crash”, que Yanya não perdeu nada da mescla de garra visceral e sinuosa serenidade que a caracteriza. O single é o primeiro vislumbre de um EP, Feeling Lucky?, que sairá no dia 11 de dezembro, por meio da ATO Records.

Nilüfer Yanya - Feeling Lucky EP - Crash
Capa de Feeling Lucky

O título do EP, Feeling Lucky?, surgiu quando Nilüfer Yanya se deu conta de que não apenas a canção que tem a sorte por tema central, mas todas elas acabavam por girar em redor do mesmo conceito: “Isso levou-me a pensar na sorte em geral; boa e má. Coisas fora do nosso controlo e coisas que nos controlam, quantas vezes atribuímos ações e eventos ao acaso da boa e má sorte, sempre que as coisas excedem as nossas expectativas ou não correm de acordo com o plano.”

Lê Também:
Nilüfer Yanya à MHD | "Não temos de fazer como todos os outros"

A canção que acompanha o anúncio do novo EP, resultou de uma colaboração com Nick Hakim, que participou na composição e produziu a “Crash”. O videoclipe mostra a cantautora num avião, vestida de hospedeira. Yanya explica: “O ano passado, ao estar muito em digressão, fui-me descobrindo cada vez mais ansiosa todas as vezes que subia a bordo de um avião, o que era novo para mim porque nunca tive medo de voar. Com cada nova viagem, parecia que a turbulência piorava e convencia-me de que a minha sorte estava destinada a desaparecer. Não compus a “Crash” como sendo sobre estar num avião mas gostei da imagem como corporização da canção.”

NILÜFER YANYA | “CRASH”

FEELING LUCKY? | Alinhamento

  1. Crash
  2. Same Damn Luck
  3. Day 7.5093

Maria Pacheco de Amorim

Literatura, cinema, música e teoria da arte. Todas estas coisas me interessam, algumas delas ensino. Sou bastante omnívora nos meus gostos, mas não tanto que alguma vez vejam "Justin Bieber" escrito num texto meu (para além deste).

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *