Imagem de "In Praise of Nothing" (2017), documentário de Boris Mitic2017 © IDFA

FRACTAL Funchal Fest | Arte urbana e cinema drive-in gratuito na Madeira

Ver e sentir a cidade do Funchal será possível através do Fractal Funchal Fest, um festival de arte urbana com projeções drive-in gratuitas.

Desde o próximo sábado 23 de outubro até 30 de outubro será possível viver a cidade do Funchal  através do FRACTAL Funchal Fest, um festival de arte urbana criado por Carolina Caldeira e Vincente Spínola. O festival é uma proposta peculiar para os interessados em sentir a cidade do Funchal de uma maneira divertida e eclética no que diz respeito às artes. Segundo a organização:

Este ano o FRACTAL aposta numa programação cultural extremamente focada na experiência individual e em segurança em locais inesperados da cidade. Volta a estimular a exploração urbana, utilizando as propostas arquitectónicas e artísticas como pontos de ligação num percurso que quer ser prazeroso, vagamente e sempre surpreendente.

Na verdade, o FRACTAL dá destaque ao cinema, à música, às artes visuais, à literatura e à arquitetura contando com o apoio de diferentes instituições e entidades públicas como a Câmara Municipal do Funchal. No que diz respeito às projeções fílmicas decorrerão em dois dias, completamente ao ar livre e adaptada às normas e imposições da Direcção Geral de Saúde face à COVID-19.

Cartaz promocional do FRACTAL Funchal Fest 2020

FRACTAL Funchal Fest
Cartaz do Fractal Funchal Fest © FRACTAL Funchal Fest

No dia 23 de outubro, serão reunidas as melhores curtas-metragens exibidas pelo Shortcutz Funchal entre 2017 e 2019. Para quem não conhece, o Shortcutz é um festival de curtas-metragens que todos os anos apresenta os melhores projetos do género. Esta sessão de curtas começa às 21h.

Por sua vez, no dia 24 de outubro, também às 21h, será apresentado o filme “A Viagem à Lua“, o pioneiro filme de George Méliès, com acompanhamento musical de Pedro Tem Tem e Ricardo Correia. Às 22h será a vez do FRACTAL Funchal Fest exibir “In Praise of Nothing” (“Elogio ao Nada”), realizado por Boris Mitic e entendido como “uma parábola documental satírica acerca do Nada, no qual o Nada cansado de não ser compreendido, foge de casa e dirige-se a nós pela primeira e última vez”.

A obra que demorou 8 anos a ser editada, passou por 70 países e teve colaboração de 62 cineastas distintos. Com narração de Iggy Pop e uma banda sonora a cargo de Pascal Comelade e Tiger Lilies, “In Praise of Nothing” foi uma escolha de Pedro Pão, curador que tem feito sucesso na Madeira pelos Screenings Funchal. Assiste ao trailer deste filme tão peculiar e necessário para os dias de hoje abaixo:

Trailer de “In Praise of Nothing”

As projeções drive-in do FRACTAL Funchal Fest são completamente gratuitas. O evento decorre no terraço do Edifício 2000, na Avenida Calouste Gulbenkian no centro do Funchal e está sujeito a marcação prévia. A lotação é limitada a 40 veículos, com até 4 ocupantes por viatura.

Fica atento ao Facebook do FRACTAL Funchal Fest para conheceres toda a programação deste festival de arte urbana que procura promover uma faceta mais alternativa da capital da Região Autónoma da Madeira. 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *