©OfficialLondonTheater.com

Crazy For You: A Celebração do Musical

Está novamente em cena em Londres, ‘Crazy For You’, um dos maiores musicais de sempre, que foi várias vezes adaptado ao cinema. O espetáculo reúne requinte e glamour, ao mais puro estilo das comédias românticas, da Era de Ouro do Cinema Americano, além das músicas de George Gershwin. Está em cena no Gillian Lynne Theatre de Londres, até Janeiro de 2024.

‘Crazy For You’, uma das maiores e mais divertidas comédias musicais de sempre — não tem nada a ver com o tema de Madonna — está em cena no West End londrino, e é uma peça que nos faz esquecer um pouco a realidade, com as suas sublimes canções e extraordinários números musicais de sapateado e dança. Encenada e coreografada em 1992 na Broadway, por Susan Stroman, vencedora dos Tony Awards (EUA) e mais tarde dos Olivier (no Reino Unido), em 1993, esta nova e espectacular produção regressou primeiro ao prestigiado Chichester Festival Theatre, fundado por Sir Laurence Olivier (1907-1989), que se realiza anualmente em Julho, no Oaklands Park, no Sudoeste de Inglaterra. Porém em Londres, esta versão de ’Crazy For You’ é protagonizada por Charlie Stemp (‘Mary Poppins’), um actor que já foi várias vezes nomeado também para os Olivier, que interpreta o de Bobby Child e conta ainda com Carly Anderson, (a estrela do musical ‘Wicked’), como Polly e Tom Edden (o vencedor do Drama Desk Award) como Bela Zangler, as três personagens principais. Contudo, não são apenas os impressionantes números de dança, cenografia e o deslumbrante guarda-roupa, que tornam esta produção tão impactante e espectacular, mas também o facto de estar repleta das gloriosas melodias dos Irmãos Gershwin (incluindo temas como ‘Someone to Watch Over Me’, ‘I Got Rhythm’ ou ‘They Can’t Take That Away From Me’); e depois a performance sublimemente ágil de Charlie Stemp, que é quase perfeita.

Lê Também:   Umberto Eco, a Biblioteca do Mundo | Crítica
Crazy For You
A imagem oficial e as  críticas à peça que é uma celebração do musical. ©OfficialLondonTheater.com




‘Crazy For You’, conta a história de Bobby Child (Stemp), um herdeiro playboy de Nova York, que apesar da insistência da mãe, não tem o menor interesse pelos negócios da família e só quer cantar e dançar. Bobby é louco por teatro e sente-se dividido entre seus sonhos de show business e ter de administrar o banco da família. Contra a sua vontade, é enviado para uma pequena e pobre cidade do oeste americano chamada Deadrock, no Nevada e o seu objectivo é executar a hipoteca e fechar um velho e degrado teatro, embora com um longo passado. Ao chegar Bobby apaixona-se perdidamente pela bela e rebelde Polly (Anderson), a filha do falecido proprietário do teatro. Desesperado e para provar a sua boa fé, Bobby decide então criar por sua iniciativa, um espectáculo — com dançarinos vindos do famoso mas também falido, Zangler Follies, de Nova Iorque — para tentar salvar o velho teatro, renovar a cidade e, quem sabe, conquistar o coração de Polly. Entre encontros e desencontros das várias personagens jeito de comédia numa noite de verão, tudo vai terminar num inevitável final feliz. ‘Crazy For You’ é uma produção absolutamente deslumbrante e de larga escala, que conta com 16 membros de orquestra, um incrível elenco de cerca 34 actores, liderados pelo ‘eletrizante’ Charlie Stemp que dança e canta maravilhosamente, ao lado da ‘magnética’ voz de Carly Anderson e do cómico Tom Edden, no papel do empresário teatral húngaro Bela Zangler.

Lê Também:   Viagens | Malta: Onde pára o Corto Maltese?

VÊ EXCERTO DE ‘CRAZY FOR YOU’




No entanto, ‘Crazy For You’ é inspirado num clássico musical ‘Girl Crazy’, de 1930 e baseado num livro divertido de Ken Ludwig. A peça de 1992 — encenada então por Susan Stroman, a sua coreógrafa original, — já combinava esse humor, piadas espirituosas e sobretudo uma irresistível banda sonora da autoria de George e Ira Gershwin, que escreveu as letras das canções de ‘Girl Crazy’. ‘Crazy For You’ ou ‘Girl Crazy’ foi adaptado três vezes ao cinema e a versão mais famosa (em Portugal, intitulado ‘Doidinho Por Saias’) é a de 1943, da MGM, encenada primeiro por Busby Berkeley, depois substituído por Norman Taurog, com Judy Garland, Mickey Rooney, na dupla romântica e ainda Gil Stratton.

Crazy For You
dois dos protagonistas, o ‘eletrizante’ Charlie Stemp e o cómico Tom Edden. ©OfficialLondonTheatre.com




O musical ‘Crazy For You’ estreou pela primeira vez na Broadway em 1992 e fez tanto sucesso que, no ano seguinte, foi nomeado para nove categorias dos Tony Awards (os Oscars dos musicais) ganhando três categorias, incluindo a de Melhor Musical. Ainda em 1993, foi montado em Londres e nomeado para sete categorias dos ‘Laurence Oliver Awards’ recolhendo três delas, e novamente ganhando o prémio de Melhor Musical.

Lê Também:   Falcon Lake, a Crítica
Crazy For You
Em exibição no Gillian Lynne Theatre de Londres, até Janeiro de 2024 ©OfficialLondonTheatre.com.




Em 2011, o musical ganhou nova edição em Londres e mais dois prémios ‘Laurence Oliver Awards’. Novamente a coreografia de Susan Stroman explode e é aplaudida de pé, que graças à alegria da música e da dança resultando numa verdadeira celebração do melhor do teatro musical. Está em exibição no Gillian Lynne Theatre de Londres até janeiro de 2024 e vale uma viagem de fim de semana. Absolutamente a não perder!

JVM em Londres



Também do teu Interesse:


About The Author

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *