© lev radin via ShutterStock (ID 2430565513)

Lee, a Crítica | Kate Winslet numa performance arrepiante e marcante

Kate Winslet preparou-se durante nove anos para o seu papel como Lee Miller, na nova biografia sobre uma das mais importantes jornalistas de guerra.

Já muitos filmes foram feitos sobre a Segunda Guerra Mundial. Do ponto de vista de soldados, pilotos, nazis, sobreviventes, prisioneiros dos campos de concentração, habitantes de cidades ocupadas, mas poucos são os que contam a história de uma perspetiva feminina. Destacam-se “The Zookeeper’s Wife” e “Sophie’s Choice”, mas na maioria dos casos, são filmes, que se passam na Segunda Guerra, mas que se focam em romance, como “A suite Francesa” e “Where Hands Touch”. O novo filme “Lee”, que estreia nos cinemas portugueses no dia 26 de setembro, destaca-se por ser uma biografia de uma mulher que foi determinante no jornalismo e na divulgação do que se estava a passar durante a Segunda Guerra Mundial. 


A História de Lee Miller

Lee
© Roadside Attractions

Lee Miller foi uma modelo muito conhecida, mas esta biografia foca-se na segunda metade da sua vida, altura em que foi correspondente de guerra.”Lee” disse publicamente: “Eu prefiro tirar uma foto do que ser uma”. A sua verdadeira paixão era tirar fotos e, por isso, mesmo no estalar da Guerra, foi à procura de trabalho na Vogue Britânica. À medida que a Guerra se alastrava pela Europa, “Lee” sentiu que o seu dever era mostrar aos habitantes, principalmente às mulheres, sendo fotojornalista da Vogue, aquilo que estava a acontecer. À medida que ia entrando no centro da Guerra, “Lee” ia descobrindo e relatando os horrores da guerra, que muitas vezes foram censurados pela Vogue, de modo a não chocar e alertar a população. Para além de tudo aquilo que viu e passou, Lee Miller ainda teve a sua vida dificultada por ser uma mulher, e não poder fotografar em lugares que só eram permitidos a homens. 

Lê Também:   Segunda Guerra Mundial | Os melhores filmes sobre o conflito


Uma interpretação arrepiante de Kate Winslet

Lee Miller
Photo by Kimberley French – © Sky UK Ltd

É Kate Winslet quem interpreta “Lee”, a atriz vencedora de um Óscar, por “The Reader”, e que ficou conhecida em 1997, após atuar ao lado de Leonardo DiCaprio, no icónico “Titanic”. Foi a própria atriz quem teve a ideia de fazer este filme, após ter comprado uma mesa que pertenceu a Lee Miller, o que a deixou curiosa de conhecer mais sobre a fotojornalista. Nove anos, foi o tempo que demorou produzir “Lee”. Kate Winslet esteve anos a investigar, ao lado do filho de “Lee”, que também é parte importante do filme, para que a história fosse contada da forma mais realista possível. Kate Winslet tem aqui uma performance arrebatadora, com expressões tão reais, que nos faz sentir que estamos a descobrir os factos à medida que ela também os descobre.


Um retrato cru e realista da Segunda Guerra Mundial

Lee
Photo by Kimberley French – © Sky UK Ltd

Kate Winslet não é o único grande nome em “Lee”, Josh O’Connor, Alexander Skarsgård, Andy Samberg e Marion Cotillard, também têm personagens determinantes no filme. O cuidado com a cinematografia é notório no filme, o início é colorido e vibrante como a personalidade de Lee Miller e à medida que o futuro fica mais negro e incerto, também a tonalidade se torna mais cinzenta. A realizadora de “Lee” é Ellen Kuras, que foi a cinematografa do filme “The Eternal Sunshine of the Spotless Mind”, o que justifica este cuidado pela estética.

“Lee” não é um filme que nos conta a história, é um filme que nos mostra a história. Ele pressupõe que já conhecemos os factos e a timeline da Segunda Guerra Mundial e, sem perder tempo com isso, foca-se em mostrar-nos uma perspetiva nunca antes vista, de uma mulher, correspondente de guerra, que presenciou horrores e que lutou para que essas informações também chegassem ao público. O mais chocante deste filme é perceber como os habitantes, mesmo os que deveriam ter mais informação, como a diretora da Vogue, não sabiam da existência dos campos de concentração, das atrocidades cometidas, nem mesmo tinham noção de que havia pessoas desaparecidas.

E tu, gostas de filmes que se passam durante a Segunda Guerra Mundial?

Lee, a Crítica
Lee Miller

Movie title: Lee

Movie description: "Lee" é um filme biográfico que narra a vida de Lee Miller, ex-modelo e fotógrafa que se tornou correspondente de guerra, pela Vogue, durante a Segunda Guerra Mundial.

Director(s): Ellen Kuras

Actor(s): Kate Winslet, Andy Samberg, Alexander Skarsgård, Marion Cotillard

Genre: Drama, Guerra

  • Matilde Sousa - 80
80

Conclusão

“Lee” não é um filme que nos conta a história, é um filme que nos mostra a história. Não perde tempo em explicar-nos a timeline e foca-se em mostrar-nos uma perspetiva nunca antes vista, de uma mulher, correspondente de guerra, que presenciou horrores e que lutou para que essas informações também chegassem ao público.

Pros

A atuação poderosa e realista de Kate Winslet, que retrata com autenticidade a complexidade emocional e a força de Lee Miller.

 

Cons

Não sendo uma coisa negativa, o filme é muito cru e realista, retratando a guerra tal e qual como foi, o que pode tornar-se difícil de ver.

Sending
User Review
5 (1 vote)
Comments Rating 0 (0 reviews)


Também do teu Interesse:


About The Author


Leave a Reply

Sending