Dunkirk © Warner Bros.

Segunda Guerra Mundial | Os melhores filmes sobre o conflito

O Dia Contra o Fascismo e Anti-Semitismo é celebrado na MHD com os melhores filmes sobre a Segunda Guerra Mundial. 

A Segunda Guerra Mundial (1939 – 1945) continua a ser dos maiores acontecimentos históricos transpostos para o grande ecrã. Os diferentes estúdios norte-americanos de Hollywood, assim como alguns autores dos cinemas europeu e asiático, têm procurando entreter os diferentes públicos, ao mesmo tempo, que lhes tentam oferecer uma lição de História fidedigna. Através do cinema narram-se distintas visões da guerra, singulares e coletivas, tanto do ponto de vista estratégico, militar e/ou político, como do ponto de vista civil e sócio-cultural, sempre com o objetivo de reforçar a memória sobre os diferentes eventos a ela circundantes.

1 de 16

Um dos maiores conflitos bélicos de todos os tempos teve, como bem sabemos, resultados catastróficos. Resultante dos conflitos mal resolvidos da Grande Guerra, na Segunda Guerra Mundial morreram entre 66 a 85 milhões de pessoas em todo o mundo, sendo que uma fração delas (aproximadamente seis milhões de judeus) foi vítima do genocídio nazista: o Holocausto. De facto, pela sua dimensão à qual ninguém consegue passar despercebida, falar da II Grande Guerra pode traduzir-se num eventual descuido face ao conflito armado que provocou imensos transtornos psicológicos e traumas físicos a muitos dos seus sobreviventes. Essa desatenção pode vir tanto do público em geral, como até de alguns historiadores que preferem, a trespassar a informação do genocídio alemão. O cinema, como ferramenta importante não se limitou a esse estudo, como também procurou filmar o outro lado: o da II Guerra Mundial representada na frente de combate.

Midway
“Midway” (2019), um filme sobre a Segunda Guerra Mundial já nos cinemas © NOS Audiovisuais

Pela vantagem de utilização das tecnologias visuais mais avançadas para representar os combates, este subgénero do cinema tem cada vez ganho mais adeptos, confirmando que existe um desejo generalizado de ver e controlar a imagem da vulnerabilidade dos corpos caídos da Segunda  Grande Guerra. Um dos casos mais recentes é o drama de acção “Midway”, que apesar de realizado pelo sempre apocalíptico Roland Emmerich (“2012”) procura contar a história da batalha, com o mesmo nome, que decorreu entre americanos e japoneses no Oceano Pacífico em 1942. Outros filmes contemporâneos como  “Invencível” (2014), de Angelina Jolie, “O Herói de Hacksaw Ridge” (2016), de Mel Gibson ou “Dunkirk” (2017), de Christopher Nolan saciam a sede dos espectadores por conhecerem mais sobre o conflito armado.

Pois bem, aproveitado que hoje, 9 de novembro, celebra-se o Dia Internacional Contra o Fascismo e o Anti-Semitismo (além de se celebrarem 30 anos da Queda do Muro de Berlim) a Magazine.HD procurou reunir os melhores filmes sobre a II Guerra Mundial. A data alude há 81 anos atrás, quando na noite do dia 9 de novembro de 1938 arderam imensas sinagogas, destruíram-se cemitérios  e 30 a 35 mil judeus foram deportados como resultado do assassinato de Ermest Von Rath, secretário da Embaixada Alemã em Paris, pelo jovem judeu Herschel Gryszpan. A famosa “Noite dos Cristais” (Kristallnacht ou Reichkristallnacht), pelos vidros que se foram espalhados nas ruas em resultado da destruição das vitrines, marcou o início da propagação da doutrina fascista e anti-semitista que ainda hoje tem, lamentavelmente, os seus adeptos.

A Magazine.HD procurou analisar as obras mais importantes que tivessem apenas foco sobre a vertente bélica. Queremos, com as longas-metragens abordadas nesta página, trazer à memória um acontecimento tão violento no passado, alertando o público para que o evite no futuro. Poderemos ainda dizer que o renascimento de temas da Segunda Guerra Mundial na cultura cinematográfica recente é uma ferramenta inteligente para que o público assimile os problemas da falta de valores sociais da sociedade atual com os problemas do passado.

Como só vamos falar de 15 filmes, procuramos trazer filmes bastante diversos, apontando às mais distintas cinematografias: da americana, à russa, à alemã passando até pela britânica e pela japonesa. São estes os melhores filmes da Segunda Guerra Mundial.

Segue as setas para explorares e descobrires alguns dos melhores filmes sobre a temática da 2ª Guerra Mundial. 

1 de 16

Virgílio Jesus

Era uma vez em...Portugal um amante de filmes de Hollywood (e sobre Hollywood). Jornalista e editor de conteúdos digitais em diferentes meios nacionais e internacionais, é um dos especialistas na temporada de prémios da MHD, adepto de todas as formas e loucuras fílmicas, e que está sempre pronto para dois (ou muitos mais!) dedos de conversa com várias personalidades do mundo do entretenimento.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *