Desktop, Tablet ou Mobile? | E o vencedor irá ser…

os 3… Em 2017 surgirão dispositivos 3 em 1, smartphones que são também tablets e portáteis. 

O novo ano está quase a começar e traz consigo a era do pós-smartphone. Em 2016, o mundo da tecnologia assistiu ao surgimento dos híbridos, também chamados de ou 2 em 1, ou seja, tablets que fazem todas as funções de um portátil, e vice-versa. Este modelo, que foi criado pela linha Surface da Microsoft acabou por fazer sucesso de tão ordem que também a Apple seguiu estas “pegadas” e lançou a gama iPad Pro.

Espera-se que em 2017, a indústria informática consiga atingir outro patamar que resultará na criação de aparelhos 3 em 1, onde os smartphones são, também, tablets e portáteis.

Tudo leva a crer que a Microsoft se encontre numa posição privilegiada para ser pioneira neste tipo de inovação, isto porque:  já desenvolveu para o seu Windows 10 uma funcionalidade chamada Continuum, que põe o telemóvel em ambiente desktop assim que este se liga a um ecrã maior; e acordou com a fabricante de chips Qualcomm soluções tecnológicas que permitirão correr o Windows 10 completo na nova geração de processadores de arquitetura ARM, que não exigem sistemas complexos de refrigeração e gastam menos energia do que os da família Intel.

Parece que 2017 nos vai trazer “computadores de bolso” que permitem fazer chamadas e que poderão ser ligados a um ecrã ( com rato e teclado), passando a ser um verdadeiro desktop, ou que, se conectados com um ecrã tátil, transformam-se num tablet. E poderão, por emulação, suportar programas exigentes.

Vê também: A Microsoft leva o 3D mais longe e apresenta o Surface Studio

O Android não quer ficar atrás

A Android, com um sistema operativo móvel mais utilizado do mundo parece também apostar em ideias semelhantes. A Symetium, uma startup sueca que criou uma variante do Android que se transforma em ambiente desktop quando ligado a um ecrã grande, é uma delas.

Esta é uma novidade que deverá ser apresentada na CES 2017 que se realiza em Las Vegas já no início do próximo mês.

Cátia Santos

Observadora, comunicadora, crítica, muito curiosa, apaixonada pela escrita criativa e informativa. Devoradora de livros e de música, com um especial gosto por tecnologia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *