Devolo Magic 2, as novas Powerlines em análise

Lançada no mercado nacional no final de 2018, a nova linha Devolo Magic 2 tem ganhos consideráveis de velocidade e alcance, bem como algumas interessantes comodidades adicionais, confirmadas pela nossa análise.

DEVOLO MAGIC 2 | DESCRIÇÃO

Com a Devolo Magic, a marca disponibiliza agora uma Powerline com capacidade de transmissão superior aos 1.200 Mbps máximos possíveis anteriormente. Estes novos adaptadores oferecem velocidades até 2.400 Mbps e segundo a Devolo passou a ser, portanto, o produto Powerline mais rápido no mercado.

Powerline Devolo Magic 2

Mais informação e preços foram já apresentados neste nosso artigo de lançamento do produto.
Talvez a sua principal características sejam as duas portas Gigabit para ligação Ethernet (cabo de rede) e sobretudo o facto de o Wifi ter a capacidade de transmitir nas duas frequências de 2 e de 5 GHz, acompanhando assim a tendência dos novos Routers, incluindo das operadoras, com também esta capacidade.

A rede criada por estes dispositivos pode ser visualizada na aplicação da marca, a qual pode ser obtida aqui.

Lê Também:
A magia da devolo Magic

DEVOLO MAGIC 2  STARTER KIT | TESTE

Para melhor confirmar a performance deste novo modelo da Devolo, pedimos o upgrade do nosso Router de serviço, para o novo modelo da NOS, com o canal de 5 GHz e velocidade de 200 Mbts.

A performance das powerlines foram postas à prova, tanto de serviço ao streaming Netflix (4k) no caso do video, e ás plataformas Tidal e Roon no que toca a música de alta resolução. No teste foram utilizados sobretudo um televisor Sony KD A1 (4k) e um media-center Nucleus+ da Roon.

O pacote avaliado que recebemos para o teste foi o Starter Kit que inclui os dois dispositivos, o de ligação do router à rede eléctrica e o de ligação de dispositivos que inclui um hot spot Wifi, e ainda um dispositivo adicional que permitiu melhor cobrir os 3 pisos onde a MHD está instalada.

A instalação não podia ser mais simples e a configuração basicamente reduzida à entrada das passwords de segurança do Wifi nos equipamentos que dele fizeram uso.

Sem dúvida que o alcance do wifi melhorou. Embora não seja fácil mensurar, diríamos ganhos superiores neste aspecto a mais de 20% em relação às anteriores Devolo de 1200.

GALERIA

Lê Também:
Tech Wonders | Janeiro 2019

A velocidade, essa sim tem melhorias bem mais significativas, especialmente entre dispositivos Magic2. Obtivemos taxas muito simpáticas de 600 a 400 Mbps, de emissão e recepção respectivamente, bem como cerca de 150 Mbps ao acedermos às powerlines de 1200 numa rede mista com dispositivos de ambas as gerações, situação que naturalmente limita o resultado.

Estas taxas permitiram uma boa performance, sem dropouts tanto na visualização dos exigentes vídeos (filmes, séries, concertos) em 4k, HDR e até no novo formato Dolby Vision, como em música de alta resolução. Impressionante a facilidade de entrega através da rede, de streamings de música via Tidal/MQA, de ficheiros com 24 bit/96 kHz (3.2x mais dados transmitidos que em CD) e 24 bit/192 kHz (6.5x ), e ainda superior, um desafio facilmente falhado sem uma ligação direta ao router.

Do ponto de vista da utilização a grande novidade, bastante cómoda, deriva do sistema Mesh agora integrado nestes novos modelos. Assim, além de podermos renomear o SSID da rede de wifi criada pela powerline, o novo sistema permite ainda que as powerlines com wifi adicionais instaladas sejam emparelhadas e assumam um SSID único. Isto permite que ao nos movimentarmos pelas áreas cobertas pelas diferentes hotspots, deixemos de nos preocupar pois o nosso equipamento vai-se ligando aquele que oferece melhor performance, e nem nos apercebemos a qual powerline estamos ligados. Claramente recomendado.

Qual a tua experiência com Powerlines da Devolo?

DEVOLO MAGIC 2 | TESTE
Devolo Magic 2

Product Name: Devolo Magic 2

Product Description: Powerline c/ Wifi

  • Rui Ribeiro - 80
80

Um resumo

A nova linha Magic da Devolo não podia ser mais fácil de instalar, tem ganhos consideráveis de alcance, mas é sobretudo nas superiores velocidades de transmissão alcançada que se distingue.

Rui Ribeiro

Engenheiro, publisher, melómano e audiófilo, daqueles que ainda vão ao cinema, compram vinil, cd's, blu-rays, a Empire e a Stereophile em papel.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *