© FNAC

Dia Mundial da Poesia | Entre mil folhas e poemas online

Ideias para domingo, 21 de março, dia em que celebramos a descoberta, a paixão e a partilha da poesia.

Sentimos falta das exposições, conferências e toda a profusão de eventos presenciais que costumavam fazer parte do calendário do Dia Mundial da Poesia. Enquanto não é possível voltar a esse registo, fica a par de algumas iniciativas que celebram este dia.

A FNAC e a Uber Eats juntaram-se à Padaria Portuguesa e prepararam para o dia 21 a iniciativa “Mil e Uma Folhas de Poesia”.  Podes encomendar a versão especial “Mil e Uma Folhas” da Padaria Portuguesa, através da app da Uber Eats, e além do tradicional bolo “Mil Folhas” com o desconto custar 1,12€, recebes ainda uma “folha” extra com um poema.

Lê Também:
Livros a não perder | Seleção de março 2021 by MHD

Também podes receber em casa esse bolo e a folha extra de poesia se adquirires um livro de poesia na FNAC Reads através da app Uber Eats. Para os amantes de poesia estão disponíveis nesta aplicação clássicos como Herberto Helder, Fernando Pessoa, Sophia de Mello Breyner Andresen e Charles Baudelaire, assim como novas vozes, como “A arte de mergulhar” da atriz de Riverdale Lili Reinhart e ainda o livro “As estradas são para ir” da cantora Márcia.

Em comunicado, a FNAC refere que volta assim a “promover os livros como um bem essencial e reforça a missão de incentivo à leitura como forma de acesso e desenvolvimento cultural”. A iniciativa, que decorre durante todo o dia de domingo, promete saciar a vontade de ler (e de comer) dos clientes da FNAC e da Padaria Portuguesa na capital.

(…) no caso da poesia, o movimento crescente, sobretudo a nível internacional, de Instapoets, como Rupi Kaur, levou a uma mudança no tipo de leitores deste género, que representa 3,2% na literatura, segundo dados de 2020 da GFK. A poesia já não é apenas lida por estudantes de literatura ou aspirantes a escritores, está mais massificada. Para além disso, surgem também novas vozes que atraem novos públicos, de que é exemplo Amanda Gorman, que recitou poemas tanto na tomada de posse do Presidente Joe Biden, como no maior evento desportivo do mundo, o Super Bowl. Também a conhecida artista Lana Del Rey lançou um livro de poemas em 2020- “Violet Bent Backwards Over The Grass”.   FNAC

Ainda em Lisboa, a Casa Fernando Pessoa e a Junta de Freguesia de Campo de Ourique organizaram a iniciativa “Poesia Estendida”, que convida os habitantes de Campo de Ourique a escolher no site da Casa Fernando Pessoa estandartes com versos da sua preferência e estendê-los à janela.

Estes versos estão igualmente colocados na fachada da Casa Fernando Pessoa, que se encontra atualmente encerrada devido à pandemia e pretendem fazer de Campo de Ourique “um bairro de poesia” no dia 21 de março.

Dia Mundial da Poesia 2021
©Casa Fernando Pessoa/Junta de Freguesia de Campo de Ourique

Por ser em formato online, podes assistir ao Ronda-Leiria Poetry Festival, que encerra a edição deste ano no domingo em que se comemora o dia Mundial da Poesia. A sessão “Poesia para crianças” às 11h30 inicia o programa que prevê, entre outros eventos, entrevistas, conversas e o concerto de Rita Redshoes às 22h00, que musicou poemas de Francisco Rodrigues Lobo.

Pela primeira vez em versão internacional, o festival é “um evento centrado na beleza e potência da linguagem poética” e contou com mais de 200 convidados de 40 países em 65 horas de programação através das redes sociais e do site. Aproveita e acede aos vídeos de leituras de poesia feitas pelos participantes, que estão disponíveis AQUI.

SABE MAIS |  RONDA- LEIRIA POETRY FESTIVAL 

Outra sugestão é assistires ao Festival Poesia à Mesa que nesta 19ª edição procurou reinventar-se num formato exclusivamente online através das páginas no Facebook  e Instagram do evento e das redes sociais da Câmara de S. João da Madeira

Segundo comunicado deste município outra novidade é a inclusão da poesia na ementa das refeições takeaway servidas pelos restaurantes aderentes. Entre os materiais da edição deste ano do festival, destaque para as máscaras covid-19 personalizadas com poemas.

O festival homenageia seis poetas Andreia C. Faria, Fernando Assis Pacheco, Herberto Helder, Mafalda Veiga, Mário-Henrique Leiria e Soror Violante do Céu e a organização promete “a mesma intensidade e cumplicidade poéticas”, com um “programa que se constrói de palavras“.

SABE MAIS |  FESTIVAL POESIA À MESA 2021

O que achas destas iniciativas? Que outros meios achas que podiam ser usados para comemorar o Dia Mundial da Poesia?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *