Dias da Música 2019

Os Dias da Música estão de volta ao CCB com Shakespeare

Aproxima-se mais uma edição dos Dias da Música no CCB, de 25 a 28 de abril, inspirada nas criações do dramaturgo William Shakespeare.

Para os mais distraídos, os Dias da Música são 4 dias consecutivos integrados no festival de música clássica que decorre anualmente no Centro Cultural de Belém. Shakespeare – O Doce Poder da Música é o tema deste ano, que conta pela primeira vez com a participação da Companhia Nacional de Bailado em recriações de Romeu e Julieta e West Side Story. O repertório integra composições nos mais variados estilos e formatos, desde a ópera à música clássica, passando pelo piano a solo e pelos musicais. André Cunha Leal, programador do CCB, apresenta esta edição, numa viagem pelos universos do mundo shakespeariano.

Lê Também:
Abril no teatro: Lisboa

TEASER | CONHECE OS UNIVERSOS DE SHAKESPEARE

ITINERÁRIO | PARA ONDE NOS LEVA A MÚSICA

Contrariamente ao habitual, os Dias da Música terão início no Norte, com Sonho de uma Noite de Verão, de Mendelssohn, interpretado pela Orquestra do Festival no Coliseu do Porto (18 de abril) e no Convento de São Francisco, em Coimbra (23 de abril), chegando a Belém a tempo do Festival Jovem (25 de abril). Mas esta não é uma orquestra qualquer. Trata-se de uma Orquestra Estágio dirigida pelo maestro Cesário Costa, por iniciativa da Agência Nacional para a Qualificação e o Ensino Profissional (ANQEP), reunindo jovens músicos de todo o país (entre os 13 e os 21 anos) pertencentes à OJ.COM, Orquestra Sinfónica Ensemble e Orquestra Sinfónica APROARTE.

O Concerto Inaugural acontece na sexta feira, 26 de abril, com a “Invocação de Shakespeare” ao som de Tristia e Lélio, de Berlioz, interpretadas pela Orquestra Sinfónica Metropolitana, o Coro Ricercare e o Coro do DeCA/UA. A Orquestra volta a tocar no Concerto de Encerramento, a 28 de abril, com o Coro do Teatro Nacional de São Carlos, interpretando obras de compositores como Wagner, Bellini e Verdi, à luz de êxitos como Romeu e Julieta, Hamlet ou O Mercador de Veneza.

Orquestra Sinfónica Metropolitana Dias da Música
Orquestra Sinfónica Metropolitana – Concerto Inaugural

PARA MIÚDOS E GRAÚDOS

Ao todo estão agendados mais de 40 concertos para todas as idades. No fim de semana, 27 e 28 de abril, a programação estende-se aos mais novos com A Fábrica das Artes – Para Todas as Infâncias, em parceria com a Escola Superior de Música de Lisboa e a Douda Correria – Associação Cultural. “O Colinho da Rainha” destina-se a bebés, enquanto o “E Comparar-te a um Dia de Verão – Música no Tempo de Shakespeare” eleva a fasquia para os maiores de 6 anos.

E porque os Dias da Música se fazem dentro e fora de portas não percas os concertos informais nos Palcos Nascente e Poente (gratuitos e sujeitos à aquisição do bilhete de recinto), a edição especial do Mercado CCB na Praça principal e a masterclass da soprano Elisabete Matos. Esta última decorrerá na manhã de 27 de abril, na sala Luís de Freitas Branco, com duas modalidades de participação: se preferires ficar a assistir podes comprar o bilhete de ouvinte; se fores mais corajoso e quiseres inscrever-te envia o formulário preenchido, juntamente com o CV e uma peça em formato vídeo ou áudio interpretada por ti (que não exceda os 5 minutos) para masterclasses@ccb.pt.

TEASER | MARCA JÁ NA TUA AGENDA

De acordo com a organização, a programação está sujeita a alterações por motivos imprevistos e recentemente foi emitido um pré-aviso de greve dos trabalhadores do CCB, pelo Sindicato dos Trabalhadores de Espectáculos, do Audiovisual e dos Músicos (CENA/STE), que prevê perturbações nos últimos 2 dias do festival (com 28 concertos agendados). Vai consultando a programação atualizada no site oficial do CCB e no evento do Facebook.

Não te esqueças que “Este ano todos os caminhos vão dar a Shakespeare”! Aproveita os descontos de 10% nos concertos de 27 e 28 de abril, na compra de 3 ou mais bilhetes diários com valor superior a 8€ (campanha exclusiva na Bilheteira CCB).

0 thoughts on “Os Dias da Música estão de volta ao CCB com Shakespeare

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *