Filme baseado em factos reais arrasado pela crítica acaba de chegar à Netflix
A Netflix acaba de adicionar ao seu catálogo um filme de época baseado em factos reais. O elenco de “Duas Irmãs, Um Rei” é de luxo, o enredo nem tanto…
Se gostas de dramas históricos com um toque de romance proibido, traições e vestidos deslumbrantes, então prepara-te: “Duas Irmãs, Um Rei” [“The Other Boleyn Girl“], a obra de Justin Chadwick, já aterrou na Netflix! E a melhor parte? Esta história de escândalos reais é baseada em factos reais.
Estamos no século XVI, em plena corte de Henrique VIII de Inglaterra (sim, o rei famoso por trocar de esposas como quem troca de camisa). E no meio deste turbilhão, encontramos duas irmãs: Anne Boleyn (Natalie Portman) e Mary Boleyn (Scarlett Johansson). Ambas chamam a atenção do rei (Eric Bana), mas a questão é… qual delas conseguirá garantir um lugar no trono?
Mary é a primeira a envolver-se com o rei, tornando-se sua amante e dando-lhe um filho. Mas Anne não se contenta em ser apenas uma favorita – ela quer ser rainha. Determinada a tudo para alcançar o trono, Anne joga um perigoso jogo de manipulação que acaba por mudar para sempre a história da monarquia britânica. Quem conhece um pouco da História já sabe que o rei Henrique VIII não era famoso pela sua paciência… e as coisas não acabam bem para algumas das suas esposas.
O que diz a crítica de Duas Irmãs, Um Rei
No Rotten Tomatoes, “Duas Irmãs, Um Rei” tem uma receção mista. O filme conta com 62% de aprovação do público, mas a crítica foi menos generosa, atribuindo-lhe apenas 43%. Os especialistas elogiam as atuações de Natalie Portman e Scarlett Johansson, mas não foi suficiente. “Embora apresente alguns momentos extravagantes e divertidos, parece mais uma telenovela do que um drama histórico”, pode ler-se como opinião unânime dos críticos.
“É absurdo, mas agradável, e jogar rápido e solto com a história inglesa é uma alternativa refrescante à solenidade lenta e apertada; o efeito é genial, até ligeiramente subversivo”, aponta o The Guardian, que lhe atribuiu três estrelas em cinco possíveis.