Maria das Dores Afonso dos Santos, irmã de Zeca Afonso

Lançamento em DVD de “Rosas de Ermera” na FNAC Chiado

A FNAC Chiado realiza no próximo dia 24 de maio, a sessão de lançamento em DVD de “Rosas de Ermera”, com a presença do realizador Luís Filipe Rocha e dos protagonistas do filme. 

Em “Rosas de Ermera”, Luís Filipe Rocha parte das memórias de Maria e João Afonso, irmãos do cantor e compositor português Zeca Afonso, ancoradas em cartas e fotografias, para contar um episódio de separação da família Afonso dos Santos em 1939 em Moçambique. Os pais e a filha mais nova, Mariazinha, partem para Timor-Leste, por razões profissionais, e os dois irmãos, João e José (Zeca Afonso) viajam para Coimbra, para continuarem os estudos.

Pouco depois da separação em 1939, inicia-se a segunda Guerra Mundial, na qual se envolverá o Japão, que ocupou a ilha de Timor-Leste e criou dois campos de concentração, onde estiveram presos portugueses, incluindo os pais e a irmã de Zeca Afonso. A família, que se julgava separada para sempre, voltou a reencontrar-se seis anos depois.

Lê Também:
15º IndieLisboa | Palmarés e considerações finais

ROSAS DE ERMERA EM DVD A PARTIR DO DIA 24 DE MAIO

Rosas de Ermera
Lançamento em DVD de “Rosas de Ermera”

O filme teve a sua estreia na última edição do festival IndieLisboa, e foi também exibido no festival Filmes do Homem, em Melgaço. “Rosas de Ermera” deve o seu nome às rosas existentes em Ermera, um distrito do interior de Timor-Leste, flores cujo cheiro permanece ainda nas memórias de Mariazinha, irmã de Zeca Afonso. Segundo o realizador, Luís Filipe Rocha

Esta é a história de uma família que teve alguma notoriedade por causa do Zeca Afonso, mas é também um pedaço da nossa história que foi ocultado e ignorado até agora. A de que houve dois campos de concentração japoneses em Timor-Leste onde estiveram portugueses.

A sessão de lançamento em DVD acontece no próximo dia 24 de maio, quinta-feira, pelas 19h na FNAC Chiado. A sessão contará com a presença do realizador Luís Filipe Rocha e os protagonistas João Afonso dos Santos e Maria das Dores Afonso dos Santos.

O DVD de “Rosas de Ermera” é distribuído pela Leopardo Filmes e custa apenas 12€, estando disponível na FNAC e lojas habituais a partir do dia 24. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *