Maria das Dores Afonso dos Santos, irmã de Zeca Afonso

Lançamento em DVD de “Rosas de Ermera” na FNAC Chiado

A FNAC Chiado realiza no próximo dia 24 de maio, a sessão de lançamento em DVD de “Rosas de Ermera”, com a presença do realizador Luís Filipe Rocha e dos protagonistas do filme. 

Em “Rosas de Ermera”, Luís Filipe Rocha parte das memórias de Maria e João Afonso, irmãos do cantor e compositor português Zeca Afonso, ancoradas em cartas e fotografias, para contar um episódio de separação da família Afonso dos Santos em 1939 em Moçambique. Os pais e a filha mais nova, Mariazinha, partem para Timor-Leste, por razões profissionais, e os dois irmãos, João e José (Zeca Afonso) viajam para Coimbra, para continuarem os estudos.

Pouco depois da separação em 1939, inicia-se a segunda Guerra Mundial, na qual se envolverá o Japão, que ocupou a ilha de Timor-Leste e criou dois campos de concentração, onde estiveram presos portugueses, incluindo os pais e a irmã de Zeca Afonso. A família, que se julgava separada para sempre, voltou a reencontrar-se seis anos depois.

Lê Também:
15º IndieLisboa | Palmarés e considerações finais

ROSAS DE ERMERA EM DVD A PARTIR DO DIA 24 DE MAIO

Rosas de Ermera
Lançamento em DVD de “Rosas de Ermera”

O filme teve a sua estreia na última edição do festival IndieLisboa, e foi também exibido no festival Filmes do Homem, em Melgaço. “Rosas de Ermera” deve o seu nome às rosas existentes em Ermera, um distrito do interior de Timor-Leste, flores cujo cheiro permanece ainda nas memórias de Mariazinha, irmã de Zeca Afonso. Segundo o realizador, Luís Filipe Rocha

Esta é a história de uma família que teve alguma notoriedade por causa do Zeca Afonso, mas é também um pedaço da nossa história que foi ocultado e ignorado até agora. A de que houve dois campos de concentração japoneses em Timor-Leste onde estiveram portugueses.

A sessão de lançamento em DVD acontece no próximo dia 24 de maio, quinta-feira, pelas 19h na FNAC Chiado. A sessão contará com a presença do realizador Luís Filipe Rocha e os protagonistas João Afonso dos Santos e Maria das Dores Afonso dos Santos.

O DVD de “Rosas de Ermera” é distribuído pela Leopardo Filmes e custa apenas 12€, estando disponível na FNAC e lojas habituais a partir do dia 24. 

Virgílio Jesus

Era uma vez em...Portugal um amante de filmes de Hollywood (e sobre Hollywood). Jornalista e editor de conteúdos digitais em diferentes meios nacionais e internacionais, é um dos especialistas na temporada de prémios da MHD, adepto de todas as formas e loucuras fílmicas, e que está sempre pronto para dois (ou muitos mais!) dedos de conversa com várias personalidades do mundo do entretenimento.

Virgílio Jesus has 1422 posts and counting. See all posts by Virgílio Jesus

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.