Photo by Jéssica Rodrigues © MHD

EDP Cool Jazz | Tiago Nacarato deixa Cascais em êxtase

Coube a Tiago Nacarato a missão de inaugurar o palco principal do EDP Cool Jazz na quarta noite de festival, levando Cascais ao rubro.

A noite começava já a ter lugar quando Tiago Nacarato subiu ao palco do Hipódromo Manuel Possolo, fazendo-se acompanhar pela sua banda. Apesar de o nome principal do quarto dia de festival ser o de Miguel Araújo, a plateia estava já preenchida quando o portuense deu início ao seu espetáculo. Antes disso, o público, composto maioritariamente por pessoas mais novas que nos dias anteriores, foi brindado com uma Jazz Session com Diogo Andrade. O baterista protagonizou um concerto romântico, juntamente com José Soares (saxofone) e Zé Almeida (contra-baixo). Ao longo de três temas, o trio mostrou que a música não precisa de voz para se expressar, envolvendo o relvado do Parque Marechal Carmona com uma exibição experimental e uma mistura de estilos.

Filho de pais brasileiros, Tiago Nacarato nasceu no Porto e tornou-se viral ao participar na 5ª edição do “The Voice Portugal”. Dois anos depois, o portuense lançou o seu primeiro álbum, Lugar Comum, que entrou diretamente para o Top Nacional de Álbuns Mais Vendidos. E foi exatamente com um êxito deste disco que Tiago Nacarato abriu o concerto do EDP Cool Jazz. Apresentando-se em palco com um estilo descontraído e acompanhado pela sua guitarra, o cantautor fez soar as primeiras notas de Só Me Apetece Dançar, fazendo o público mexer os pézinhos ao ritmo da sua doce voz. E aproveitando a forte aderência da plateia ao seu compasso, Nacarato fez soar A Dança, a canção que alcançou um enorme sucesso, tendo inclusive sido nomeada para um Globo de Ouro.

Lê Também:   EDP Cool Jazz 2022 | Yann Tiersen surpreende público

Por esta altura, já ninguém conseguia ficar pregado às suas cadeiras, fazendo com que o público sentado nas bancadas enchesse o relvado do Hipódromo Manuel Possolo. Embalada pelos ritmos de samba e bossa nova misturados com um toque luso, a plateia respondeu efusivamente às canções de Tiago Nacarato. Entre o repertório selecionado, foi possível ouvir-se temas como Preparar o Carnaval e Areia Fina. Houve até espaço para apresentar Matriz, o seu mais recente single.

Entre cada música, Tiago Nacarato fez questão de interagir com o público, arrecadando sempre centenas de aplausos cada vez que o fazia. Fazendo piadas com os seus fãs, o músico pôs a plateia a rir, quebrando qualquer barreira que pudesse existir entre ele e todos aqueles que não arredaram pé durante o seu concerto. O cantor chegou mesmo a confessar o orgulho que sentia por ter sido convidado a participar no festival EDP Cool Jazz.

Tiago Nacarato
Photo by Jéssica Rodrigues © MHD

Mas o momento mais enternecedor da noite estava ainda para chegar. Após oscilar entre temas do seu álbum mais antigo e do mais seu mais recente disco, a banda de Tiago Nacarato abandonou o palco, deixando o cantor sozinho na plataforma. Colocando de lado a sua guitarra, o músico pegou no microfone, dando o mote para uma performance muito mais intimista. Recuando ao seu tempo de anonimato, Nacarato interpretou Onde Anda Você, o tema de Vinicius de Moraes e Toquinho que o cantor utilizou para a sua prova cega no “The Voice Portugal”, em 2017. Assumindo um sotaque brasileiro perfeito, o músico deixou o público emocionado e sem palavras.

Aproveitando a estupefacção da plateia, Tiago Nacarato deixou-se embalar pelo ambiente emotivo e intimista e manteve-se ficar em palco apenas com um piano e um foco de luz. Levando a plateia a viajar por uma experiência emocional, o intérprete cantou Tempo, a canção que gravou com Salvador Sobral em 2019. Ao atingir as notas mais altas, o público susteve a respiração, rompendo em largos aplausos quando o músico terminou de cantar.

Lê Também:   EDP Cool Jazz | Mateus Saldanha Trio e Quinquis fazem a abertura

Com a banda de novo em palco, Tiago Nacarato voltou a mostrar a sua versatilidade, interpretando um tema em inglês. On My Own foi a canção escolhida para dar voz ao público. Introduzindo um prévio tutorial, o músico dividiu a plateia entre homens, mulheres do lado esquerdo e mulheres sentadas no lado direito, ensaiando com cada parte a frase que lhe competia. Após um breve ensaio, a plateia estava pronta para a plenos pulmões cantar com Nacarato o seu último tema da noite.

Em pouco mais de uma hora de concerto, o cantor portuense pôs toda a gente a mexer, arrancando uma ovação de pé aquando do término do espetáculo. Completamente rendido aos encantos de Tiago Nacarato, Cascais fez questão de mostrar o seu estado de êxtase. Esta pode ter sido a primeira vez que o músico subiu ao palco do EDP Cool Jazz, porém não seria a última, uma vez que ele foi um dos convidados de Miguel Araújo no concerto que se seguiu.

Assististe ao concerto de Tiago Nacarato? Qual a tua música preferida?

0 thoughts on “EDP Cool Jazz | Tiago Nacarato deixa Cascais em êxtase

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *