Emilia Pérez foi o grande nomeado a 13 Óscares | Onde ver em Portugal?
“Emilia Pérez” recebeu 13 nomeações aos Óscares, incluindo Melhor Filme, e há uma forma de o puderes ver na Netflix, em Portugal.
Sumário:
- O filme de Jacques Audiard fez história nos Óscares com 13 nomeações, um record para um filme de língua estrangeira;
- Protagonizado por Karla Sofía Gascón, Selena Gomez e Zoe Saldaña, “Emilia Pérez” foi elogiado pela maioria da crítica;
- Após a estreia nos cinemas nacionais, a obra deixou de estar disponível em Portugal mas podes vê-la na Netflix UK.
Realizado por Jacques Audiard, “Emilia Pérez” é inspirado numa ópera homónima do cineasta que, por sua vez, é baseado no livro “Écoute” de Boris Razon. O filme segue a história de Manitas Del Monte, o líder de um cartel mexicano transgénero e que procura realizar o seu sonho de abandonar a vida do crime.
Para o ajudar, ele contrata a ajuda de Rita (Zoe Saldaña), uma advogada presa numa carreira que odeia. Assim, Del Monte consegue finalmente viver como Emilia (Karla Sofía Gascón), mas a sua nova vida trará desafios inesperados.
“Emilia Pérez” estreou na Netflix e foi nomeado a 13 Óscares
Co-produzido pela francesa Pathé, “Emilia Pérez” estreou no Festival de Cannes do ano passado. Em Portugal, a obra chegou aos cinemas portugueses primeiro pelo LEFFEST – Lisboa Film Festival, e depois nas salas tradicionais, em novembro. Quanto ao streaming, a Netflix conseguiu os direitos de distruição nos EUA e no Reino Unido.
A crítica elogiou a obra, concendo-lhe 76% no Rotten Tomatoes. Manohla Dargis do New York Times, escreve: “[Jacques] Audiard criou Emilia para surpreender e divertir, mas é a performance de Gascón que centra e fundamenta a história, e é a atriz que finalmente dá ao filme peso emocional. Ela é tanto coração quanto alma”.
Pela MHD, José Vieira Mendes teve a oportunidade de ver “Emilia Pérez” em Cannes e do filme disse: “É a história de herói ambíguo ou de um anti-heróis, que desenvolve uma mudança radical de atitude ao longo da história, algo recorrente nos filmes do francês. (…) É sobretudo um conto de fadas moderno, que prefigura um sonho de mudança de sexo e que ao mesmo tempo procura denunciar uma verdade, sobre o destino dos de 100 mil desaparecidos assassinados nas última décadas no México, pela terrível violência dos cartéis do narcotráfico e pelos abusos, vingança e o fechar dos olhos de políticos e empresários corruptos e da igreja”.
13 foram as nomeações recebidas pelos Óscares da Academy Awards, incluindo para Melhor Filme, Melhor Atriz, Melhor Argumento Adaptado e Melhor Realizador. “Emilia Pérez” faz assim história ao quebrar o record de nomeações para um filme de língua estrangeira, anteriormente pertencente a “Roma”, com 10.
Onde ver “Emilia Pérez” em Portugal, na Netflix
Enquanto esperas que o filme de Jacques Audiard chegue ao streaming nacional, para o qual não existe ainda janela, podes vê-lo na Netflix do Reino Unido. Para chegares a ele basta teres uma subscrição da plataforma e uma VPN, por exemplo, a NordVPN.
Liga a tua VPN, escolhe como localização uma cidade do Reino Unido, abre a Netflix no brower, e aproveita o filme. No caso das Smart TVs, o processo é um pouco mais complexo mas é possível e podes descobrir como neste guia.
Tiveste oportunidade de ver “Emilia Pérez” nos cinemas? O que pensas das suas nomeações aos Óscares?