Óscar 2025: Nova polémica com Emilia Pérez ameaça candidato a Melhor Filme
“Emilia Pérez”, que está nomeado para 13 Óscares, volta a ser alvo de criticas, desta vez por palavras do realizador.
Sumário:
- “Emilia Pérez” protagonizado por Karla Sophia Gascón está nomeado para 13 Óscares, entre os quais Melhor Filme e Melhor Realizador;
- O filme que conta a história de uma mexicana transexual que tenta fugir do seu passado de traficante de droga tem sido alvo de críticas em particular do público, e alvo de várias polémicas;
- A mais recente surge após uma entrevista de Jacques Audiard onde, o realizador francês, afirma que “o espanhol é uma língua de pobres”
A pouco mais de um mês da 97ª edição dos Óscares, o debate sobre quem vai levar a estatueta dourada para casa tem-se intensificado. Nas redes sociais multiplicam-se as discussões e as previsões sobre o que vai acontecer na noite de 3 de março e um dos favoritos à vitória é o filme “Emilia Pérez”.
A obra fez história ao igualar o número de nomeações de filmes “O Senhor dos Anéis: A Irmandade do Anel” ou “Forrest Gump”. Apesar destes números, a longa-metragem, que conta a história de Emilia Pérez, uma mulher transexual que tenta se remediar do seu passado como traficante de droga, tem sido alvo de críticas em particular do público que categoriza o projeto como desrespeitoso, ignorante e aborrecido, afirmando ainda que a obra aproveitou-se de crises humanitárias no México.
O maior alvo destas críticas tem sido Jacques Audiard, realizador do filme, que, chegou mesmo a pedir desculpas ao povo mexicano por “Emilia Pérez” não ser realista, afirmando que o seu objetivo não era ofender mas sim “levantar questões sociais” e que entre a verdade e a lenda “prefere sempre o lenda”.
Entrevista do realizador de Emilia Pérez cria nova polémica
Quando se esperava que os problemas em volta de “Emilia Pérez” parassem, eis que surge uma nova polémica novamente em redor de Jacques Audiard. No passado dia 27, tornou-se viral nas redes sociais uma entrevista que o realizador deu ao website “Konbini”. Nas declarações dadas no dia 21 de agosto é possível ouvir o francês a afirmar que “o espanhol é uma língua dos países emergentes, uma língua dos países modestos, dos pobres e dos migrantes”. As afirmações foram recebidas com duras críticas nomeadamente entre o povo latino-americano.
Numa altura que a campanha rumo aos Óscares está a decorrer, é possível que estes acontecimentos, aliadas às ações e declarações também polémicas de Karla Sofia Gascón, diminuem as possibilidades de “Emilia Pérez” ganhar a estatueta dourada. Se ainda não viste o filme francês, a MHD explica-te como o podes ver neste artigo.
Qual a tua opinião sobre Emilia Peréz?