Elijah Wood (Frodo Baggins) © 2001 - New Line Productions, Inc.

Senhor dos Anéis: Afinal quantos livros existem sobre a saga de J R R Tolkien?

“O Hobbit” e “O Senhor dos Anéis” são os livros mais famosos de J. R. R. Tolkien, mas não são os únicos – existem 11!

És fã da principal obra de J. R. R. Tolkien e tens saudades da Terra Média? Então descobre todos os livros já publicados onde o universo de “O Senhor dos Anéis” é explorado, incluindo a famosa e romântica história de Beren e Lúthien. Apesar do autor ter falecido em 1973, muitas foram as obras editadas pelo seu filho, Christopher Tolkien, e poderás encontrá-las todas neste artigo.

Lê Também:   Senhor dos Anéis | Onde anda o elenco principal?

O Hobbit (The Hobbit), 1937

senhor dos anéis hobbit
O Hobbit © Bertrand

Publicado em 1937 por J. R. R. Tolkien, “O Hobbit” tornou-se rapidamente num sucesso tanto infanto-juvenil como junto dos adultos. Atualmente ele encontra-se no top 10 dos livros mais vendidos (de autores individuais), com mais de 100 milhões de cópias distribuídas por todo o mundo.

Conhecido por se tornar na obra que nos apresenta ao universo da Terra Média, “O Hobbit” segue as aventuras de Bilbo Baggins, um hobbit que vive uma vida tranquila e pacífica, até que um feiticeiro chamado Gandalf o envolve numa complicada e perigosa missão. O objetivo é o de reconquistar a Lonely Mountain, o antigo reino de um grupo de anões agora liderado por Thorin. No entanto, o invasor é nada mais, nada menos, que um dragão chamado Smaug.

O Hobbit” ou “The Hobbit” pode ser adquirido na sua versão em papel nas livrarias nacionais habituais, incluindo Wook, Bertrand e Almedina. Se preferes o audiobook, “The Hobbit” pode ser encontrado na Audible UK, com destaque para a narração de Andy Serkis (ator que interpretou Gollum na adaptação cinematográfica), enquanto “O Hobbit” (disponível apenas em Português do Brasil), está na Audible BR, com narração de Mauro Ramos.


O Senhor dos Anéis (The Lord of the Rings), 1954 – 1955

lord of the rings
Lord of the Rings © Harper Collins

Sabias que a trilogia d’ “O Senhor dos Anéis” foi pensada originalmente por Tolkien como uma obra singular, acompanhada pelo “Silmarillion”? Contudo, devido a questões económicas, o volume acabou dividido em três livros, com o “Silmarillion” a ser lançado apenas após a morte do autor, em 1977.

A obra é uma sequela direta de “O Hobbit” e acontece sessenta anos após os eventos do primeiro livro. Bilbo Baggins, agora mais velho, aproveita o seu aniversário para deixar o anel mágico ao sobrinho, Frodo Baggins, antes de desaparecer misteriosamente. Porém, este não é um anel mágico qualquer. A jóia é na realidade o One Ring, um anel que pertenceu ao Dark Lord Sauron e que lhe concede poderes inimagináveis. Assim, Frodo é enviado numa missão para o destruir, acompanhado dos seus amigos hobbits (Sam, Merry e Pippin), dois humanos (Aragon e Boromir), um elfo (Legolas), e um anão (Gimli).

Se queres ter a experiência pretendida originalmente, “The Lord of the Rings” está disponível num só volume em formato físico e ebook. Infelizmente, não existe versão em Português Europeu.

A Irmandade do Anel (The Fellowship of the Ring), 1954

senhor dos anéis a irmandade do anel
Senhor dos Anéis: A Irmandade do Anel © Bertrand

Publicada originalmente em julho de 1954, a primeira obra da trilogia foi intitulada de “A Irmandade do Anel”, e explora os acontecimentos que decorrem entre o aniversário de Bilbo Baggins e a chegada do grupo ao reino de Lothlórien, onde encontram Galadriel e o seu marido Celeborn. No final do livro, Frodo receia não poder confiar em ninguém e decide viajar sozinho até Mordor – seguido pelo fiel amigo, Sam.

Podes encontrar a versão física de “A Irmandade do Anel” e “The Fellowship of the Ring” nas livrarias habituais. Quanto ao audiobook, “The Fellowship of the Ring” pode ser encontrada na Audible UK com narração de Andy Serkis, e “A Irmandade do Anel” está disponível na Audible BR, em Português do Brasil, com narração de Mauro Ramos.

As Duas Torres (The Two Towers), 1954

as duas torres senhor dos anéis
Senhor dos Anéis: As Duas Torres © Bertrand

A segunda parte d’ “O Senhor dos Anéis” foi publicada em novembro de 1954 e abre com o ataque liderado por Grishnákh que culmina no rapto de Merry e Pippin. Aragorn, Gimli e Legolas não têm escolha senão seguir os seus passos. “As Duas Torres” ou “The Two Towers” é ainda marcado pela aparição de Gollum, criatura que guia Sam e Frodo até Shelob, uma aranha gigante que domina o território e que captura Frodo, deixando a obra em suspense.

As Duas Torres” ou “The Two Towers” estão disponíveis em papel nas livrarias habituais. Andy Serkis continua a narração de “The Two Towers” na Audible UK, e Mauro Ramos é o responsável pela narração de “As Duas Torres“, numa versão em Português do Brasil que pode ser encontrada na Audible BR.

O Regresso do Rei (The Return of the King), 1955

Senhor dos Anéis: O Regresso do Rei
Senhor dos Anéis: O Regresso do Rei © Bertrand

A restante história, incluindo a coroação por que todos esperavam, foi lançada em outubro de 1955 em “O Regresso do Rei”. O final é verdadeiramente emocionante e deixa um vazio que será apenas colmatado em 1977, com o lançamento de outra obra muito aguardada na altura.

O Regresso do Rei” e “The Return of the King” estão disponíveis nas livrarias habituais na sua versão física. Claro, se preferes as versão em áudio, perfeitas para ouvir antes de ir dormir ou até durante a viagem para o trabalho, “O Regresso do Rei” pode ser adquirido na Audible BR com narração em Português do Brasil por Mauro Ramos, e “The Return of the King” pode ser encontrado na Audible UK com destaque para a narração de Andy Serkis.

Lê Também:   Os melhores livros de George R. R. Martin

O Silmarillion (The Silmarillion), 1977

o silmarillion
O Silmarillion © Bertrand

Apesar de “O Silmarillion” ter sido originalmente pensado como complemento de “O Senhor dos Anéis”, aquando do seu lançamento na década de 1950, o seu autor, J. R. R. Tolkien, nunca o viu nas livrarias. O escritor falece em 1973, quatro anos antes da publicação da obra que inclui textos sobre as lendas e a História da Terra Média. A edição fica assim a cargo do filho mais novo, Christopher Tolkien, com apoio de Guy Gavriel Kay.

A versão física de “O Silmarillion” ou “The Silmarillion” está disponível para compra nas livrarias habituais, enquanto audiobook de “The Silmarillion” se encontra na Audible UK, incluindo a versão narrada por Andy Serkis.


Contos Inacabados (Unfinished Tales), 1980

contos inacabados
Contos Inacabados de Númenor e da Terra-Média © Bertrand

Sabemos que J. R. R. Tolkien escreveu muito para além do que se encontra nos livros de “O Hobbit”, “O Senhor dos Anéis” ou de “O Silmarillion”, e alguns desses textos ganharam uma nova vida em “Contos Inacabados”, editado por Christopher Tolkien. Inclui, por exemplo, histórias das três eras principais e até a exploração dos Istari, os feiticeiros da Terra Média.

Contos Inacabados de Númenor e da Terra-Média” ou “Unfinished Tales of Númenor and Middle-earth” pode ser encontrado numa versão física nas livrarias habituais. A Audible UK disponibiliza ainda a versão inglesa em audiobook, narrada por Timothy West e Samuel West.


The History of Middle-Earth, 1983 – 1996

history of middle earth senhor dos anéis
The Complete History of Middle-earth Box Set © Harper Collins

Se és um profundo amante de J. R. R. Tolkien e tens um porquinho mealheiro bem recheado então convidamos-te a conhecer esta coleção. “The History of Middle-Earth” é uma série composta por 12 volumes que foram publicados entre 1983 e 1996 – mais uma vez editados por Christopher Tolkien. Os textos foram escritos pelo autor de “O Hobbit” ao longo da sua vida e exploram diversos tópicos do seu legendarium.

A coleção completa de “The History of Middle-Earth” pode ser lida apenas na sua versão original em inglês, disponível nas livrarias habituais. A coleção inclui “The Book of Lost Tales”, “The Lays of Beleriand”, “The Shaping of Middle-earth”, “The Lost Road and Other Writings”, “The History of The Lord of the Rings”, “The Later Silmarillion”, e “The Peoples of Middle-earth”. A Harper Collins tem à venda os capítulos em separado, tornando-se numa forma mais económica e flexível de conseguires ler tudo.


Os Filhos de Húrin (The Children of Húrin), 2007

os filhos de hurin
Os Filhos de Húrin © Bertrand

Os fãs da Terra Média tiveram de esperar onze anos até ao próximo lançamento, intitulado “Os Filhos de Húrin”. A base para esta história nasceu no final da década de 1910, pelas mãos de J. R. R. Tolkien, e explora uma Terra Média seis mil anos antes dos eventos de “O Senhor dos Anéis”. Morgoth ainda é uma ameaça bem viva e os filhos de Húrin, o homem que ousou enfrentar o Dark Lord, estão na sua mira – em especial Túrin e Niënor.

Se estás curioso para conhecer “Os Filhos de Húrin” e “The Children of Húrin“, ambos os livros podem ser adquiridos nas librarias nacionais. Como sempre, a Audible UK tem também a versão em audiobook de “The Children of Húrin“, narrada por nada mais, nada menos, que Christopher Lee (ator por detrás de Saruman na adaptação cinematográfica de “O Hobbit” e “O Senhor dos Anéis”).


Beren e Lúthien (Beren and Lúthien), 2017

Beren e Lúthien
Beren e Lúthien © Bertrand

Em 2017 é publicada a obra inspirada na história de amor verdadeira entre J. R. R. Tolkien e a sua esposa, Edith Mary Tolkien. O romance dos dois dava um artigo dedicado mas, para teres uma noção dos paralelos entre ficção e realidade, a campa do casal em Oxford foi inscrita com os nomes Lúthien e Beren (Edith e Tolkien). A história do humano Beren e da elfo Lúthien teve várias versões, culminando neste livro editado por Christopher Tolkien, que explora a aventura romântica de um casal que tenta roubar uma Silmaril de Morgoth.

Beren e Lúthien” ou “Beren and Lúthien” estão disponíveis nas livrarias habituais. O audiobook em inglês pode ser encontrado na Audible UK, com narração de Timothy West e Samuel West.


A Queda de Gondolin (The Fall of Gondolin), 2018

A Queda de Gondolin
A Queda de Gondolin © Bertrand

Editado por Christopher Tolkien, “A Queda de Gondolin” é a última das três grandes histórias de J. R. R. Tolkien a chegar aos fãs num formato mais amplo, após a sua presença em “O Silmarillion”. A obra, originalmente pensada em 1917, conta a história da cidade de Gondolin, mantida em segredo durante séculos até que acaba descoberta e tragicamente destruída.

Disponível nas livrarias habituais, “A Queda de Gondolin” ou “The Fall of Gondolin” é uma leitura imperdível. Para os amantes do audiobook, a versão inglesa da obra faz parte do catálogo da Audible UK, com narração de Timothy West e Samuel West.


A Queda de Númenor (The Fall of Númenor), 2022

A Queda de Númenor
A Queda de Númenor © Bertrand

Mesmo que não tenhas lido todos os livros da Terra Média, o nome Númenor não te deve ser estranho, sendo um dos locais principais de “Senhor dos Anéis: Anéis do Poder“, a série da Prime Video. A obra compila textos publicados anteriormente que retratam os acontecimentos que levaram ao fim de Númenor. Com o falecimento de Christopher Tolkien, em 2020, este livro foi editado por Brian Sibley, autor que trabalhara anteriormente com o filho de J. R. R. Tolkien, por exemplo, na adaptação a rádio de “O Hobbit” e “O Senhor dos Anéis”.

A Queda de Númenor” ou “The Fall of Númenor” é a mais recente obra do universo da Terra Média, podendo ser adquirida nas livrarias habituais. O audiobook em inglês está disponível na Audible UK, com narração de Samuel West e Brian Sibley.

Não tinhas o que ler até ao final do ano? Com dificuldade em fazer uma lista de prendas para o teu Natal? Esperamos ter-te ajudado!



Também do teu Interesse:


About The Author


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *