Cinemateca Portuguesa

Filmes a não perder na Cinemateca Portuguesa em abril

Eis a nossa recomendação, dos grandes filmes que serão exibidos na Cinemateca Portuguesa – Museu do Cinema, no quarto mês de 2019. 

1 de 16

Durante todo o mês de abril, a Cinemateca Portuguesa-Museu do Cinema dedica um especial à retrospetiva de Nanni Moretti, no âmbito da Festa do Cinema Italiano. São vários os filmes do realizador italiano que marcou uma geração, e que continuamente apresenta um retrato político, e ao mesmo tempo um retrato pessoal do seu país.

A Cinemateca Portuguesa-Museu do Cinema considera-o mesmo como um dos nomes fortes do cinema de autor, não só da arte cinematográfica italiana, mas do mundo. Segundo a Cinemateca Portuguesa,

Moretti surge em praticamente todos os seus filmes, concentrando, em si, as dúvidas e neuroses sobre a nossa relação com tudo aquilo que é vivo (e a desadequação, talvez, entre as nossas crenças e aquilo que a realidade nos oferece), mas nunca deixa de falar, por outro lado, sobre todos nós, seja no prazer em estar vivo (como no esplêndido CARO DIARIO e o seu olhar sobre Roma) como na militância e teimosia em acreditarmos num mundo melhor, contra todas as evidências.

Alguns dos filmes de Nanni Moretti são importantes de destacar nesta rubrica, no entanto se queres conhecer a programação completa da retrospetiva a Nanni Moretti vale a pena segue para aqui! Apesar de estar presente em várias cidades portuguesas, esta retrospetiva à carreira de Moretti é única e passa apenas na Cinemateca.

Além disso, não só de Festa do Cinema Italiano que é feita a programação da Cinemateca Portuguesa do mês de abril. A programação do instituto público é dedicada também à rubrica “Povos em Movimento – Migração, Exílio, Diáspora”, que segue assim na sua segunda parte e que se estenderá igualmente ao mês de maio.

Cinemateca Portuguesa
Billy Woodberry

A Cinemateca Portuguesa promove ainda os Encontros Cinematográficos, que desta vez traz a Portugal o cineasta americano Billy Woodberry. O cineasta vem a Lisboa apresentar em exclusivo quatro das suas obras, que são todas elas grandes destaques na programação deste mês. São eles “Bless Their Little Hearts” (1984), “The Pocketbook” (1980), “And When I Die I Won’t Stay Dead” (2015), “Marseille Après La Guerre” (2015). Todos os filmes de Billy Woodberry exibidos são pela primeira vez exibidos na Cinemateca Portuguesa.

Os filmes escolhidos para os ciclos da Cinemateca do mês de abril refletem uma programação bastante interessante e diversa! Conhece tudo a seguir! 

1 de 16

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *