Emmys 2022 | As maiores surpresas e snubs
A lista dos nomeados aos Emmys 2022 já saiu e, tal como é tradição, a Academia parece esquecer uns e favorecer outros…
Sabemos que ver todas as séries que são lançadas é humanamente impossível. Ainda assim, existem aquelas que, por norma, esperaríamos ver na listagem dos Emmys 2022, bem como o respetivo elenco. De igual, modo há sempre algumas surpresas que a Academy of Television Arts & Sciences gosta de fazer. Por outro lado, existe ainda séries que simplesmente não entraram na corrida por terem estreado fora de tempo.
Nesta última categoria, inserem-se muitos dos habituais favoritos: “The Crown”, “Westworld”, “The Boys” ou “The Handmaid’s Tale.” Os mesmos não foram esquecidos, apenas estrearam fora da janela de elegibilidade, a qual compreende o período entre 1 de junho de 2021 e 31 de maio de 2022. Já o mesmo não podemos dizer de, por exemplo, “This is Us” ou “The Righteous Gemstones”, dois dos principais snubs deste ano. Do lado oposto, tivemos a agradável surpresa do destaque de “Abbott Elementary”, assim como da nomeação de “Yellowjackets.” Fica a par das principais surpresas e snubs dos Emmys 2022:
SURPRESA: ELLE FANNING E NICHOLAS HOULT
Surpresa ou redenção, nunca o saberemos. O certo é que a Academia este ano decidiu reconhecer o trabalho de Elle Fanning e Nicholas Hoult em “The Great,” prestação que o ano passado havia sido ignorada. Uma nomeação, a nosso ver, bastante merecida para ambos e já com um ano de atraso. Poderás assistir à primeira e segunda temporada na HBO Portugal.
SNUB: RIGHTEOUS GEMSTONES
Apesar de liderar a lista dos Emmys 2022 com 178 nomeações, a verdade é que a Academia deixou para trás uma das pérolas escondidas da HBO Max: “The Righteous Gemstones.” A série tem vindo a recolher críticas bastante positivas, e quem já a descobriu não ficou indiferente. Por isso, estranhamos que a família Gemstone tenha ficado de fora, quer pelo talento individual do seu elenco (com destaque para Edi Patterson), quer pela qualidade do argumento e produção levada a cabo por Danny McBride, também ele um dos protagonistas.
SURPRESA: SQUID GAME
“Squid Game” já entrou para a história dos Emmy, ao ser a primeira série estrangeira a ser nomeada. Com um total de 14 nomeações, incluindo Melhor Série Dramática, a produçã0 da Netflix conseguiu um lugar na corrida por isso mesmo: ser um conteúdo desenvolvido para o público norte-americano. Ora, isto só por si acaba por ser um pouco ambíguo, dado que outras (melhores) séries – como “Dark” ou “A Amiga Genial” – nunca chegaram a ser elegíveis por questões “de origem.” Por todas estas razões, é uma das grandes surpresas dos Emmys 2022.
SNUB: ATLANTA
A Academia e as séries antológicas nunca tiveram uma relaçã0 muito saudável, e “Atlanta” acabou por sentir isso na pele… A série de Donald Glover costuma ser um forte candidato na categoria de Comédia, mas este ano conta apenas com três nomeações. A notícia não foi muito bem recebida pelos fãs, que esperavam mais, principalmente pela fantástica prestação de Bryan Tyree Henry (Alfred ‘Paper Boi’).
SURPRESA: ABBOTT ELEMENTARY
Lançada em Portugal pela FOX Comedy em abril deste ano, “Abbott Elementary” é uma das grandes surpresas dos Emmys 2022. Já era esperado que mockumentary com o selo da ABC fosse um dos destaques do ano, mas a verdade é que acabou por exceder as expetativas. A série arranca com sete nomeações, incluindo Melhor Série de Comédia e Melhor Atriz numa Série de Comédia.
SNUB: SARAH GOLDBERG
Se há outra coisa que a Academia gosta, é de manter a lista de nomeados. Ou seja, se determinado ator é nomeado por determinada série, é comum que continue na lista ao longo da duração da mesma. Contudo, tal não aconteceu com Sarah Goldberg que, apesar de continuar a elevar a sua prestação em “Barry,” não se manteve entre as candidatas a Melhor Atriz Secundária numa Série de Comédia.
SURPRESA: YELLOWJACKETS
Com o selo da Showtime, “Yellowjackets” é outra das surpresas mais agradáveis dos Emmys 2022. A série, por cá no catálogo da HBO Max, arranca com 7 nomeações nas principais categorias de Drama. Talvez a menos surpresa seja a de Melhor Atriz Secundária para Christina Ricci, e a maior, a de Melanie Lynskey enquanto Melhor Atriz, pelo seu desempenho enquanto Shauna, uma das protagonistas desta versão feminina de “O Senhor das Moscas.” Uma série imperdível!
SNUB: THIS IS US
Para nós a maior ausência nos Emmys 2022. Com todas as temporadas nomeadas na categoria de Melhor Série Dramática, à exceção da quarta, “This is Us” sempre foi um dos destaques das edições anteriores. No entanto, este ano a Academia decidiu atribuir apenas UMA nomeação à sexta e última temporada da série de Dan Fogelman para a música e letra de “Forever Now”, que figura no episódio 13, o casamento de Kate. Ainda assim, guardamos para o fim o verdadeiro snub de 2022…
SURPRESA: SYDNEY SWEENEY
É caso para dizer: uns com tanto e outros com tão pouco. Não desfazendo o mérito de Sydney Sweeney, porque o tem, a dupla nomeação da atriz de 24 anos não deixa de ser uma surpresa. Sweeney tem vindo a escolher de forma bastante inteligente os seus projetos, o que lhe mereceu uma nomeação para o seu desempenho numa das Séries Limitas do ano, “The White Lotus,” bem como no (outro) sucesso da HBO, “Euphoria.” Aliás, a Academia gostou tanto a série de Mike White, que cinco das sete nomeadas na categoria de Melhor Actriz Secundária numa Série Limitada, Antológica ou Telefilme são de “The White Lotus.”
SNUB: MANDY MOORE
Que o final de “This is Us” não se encontre entre as Melhores Séries Dramáticas de 2022 para a Academia de Televisão, ainda conseguimos dar o benefício da dúvida. Contudo, que Mandy Moore não se encontre entre as nomeadas a Melhor Atriz já é uma verdadeira falha. Mais entrega que Moore deu a Rebecca, especialmente na reta final, seria impossível. A atriz, que interpreta a mãe dos Big Three, roubou todas as cenas desta temporada e merecia não só a nomeação, como também a estatueta.
[tps_footer]
A 74ª Edição dos Emmy decorre a 12 de setembro, já tens a tua lista de favoritos?
[/tps_footer]