O Livro da Selva | Entrevista a Jon Favreau
O Livro da Selva está de volta ao grande ecrã, desta vez pela mão de Jon Favreau e com um elenco de topo.
A última vez que vimos O Livro da Selva no grande ecrã foi em 1994, pelas mãos de Stephen Summers. Agora, 21 anos depois, voltamos a ver as aventuras de Mogli, o rapaz lobo, no grande ecrã. Seguindo o plano recente da Disney de refazer os seus clássicos animados em live-action, somos agora presenteados com este história intemporal, altamente acarinhada pelo público e pelo próprio realizador segundo o mesmo. Sobre a sua relação com a história Favreau tem bastante a dizer:
A ligação entre Mogli e Balu teve um grande impacto em mim enquanto criança. Fez-me lembrar a minha própria relação com o meu avô, que foi uma parte importante da minha vida.
Segundo o realizador, uma das preocupações era a de manter a magia do filme animado intacta:
Há muita diversão na versão animada do clássico da Disney “O Livro da Selva”. Adorei a música e lembro-me de ter sonhos bem reais com as personagens. As cenas que tiveram um maior impacto visual em mim, são as que estou a trazer para esta versão do filme, …
No entanto, não é só o realizador que nutre um carinho especial pela obra, o produtor, Brigham Taylor, também em criança se apaixonou pela animação:
Como a maioria das crianças, fiquei muito impressionado com as personagens incríveis e com a realização do desejo de uma criança de viver na selva entre os animais.
Vê Também: O Livro da Selva | Primeiro grande Trailer
Nota-se que é uma produção pela qual todos os envolvidos nutrem um grande amor, e embora esta versão do Livro da Selva preste homenagem ao filme de 1964, não é uma reprodução literal do mesmo, criando assim a sua própria personalidade.
Para o realizador, acima de tudo, esta é uma nova versão da história, respeitando o material original e mantendo a mitologia da obra de Rudyard Kipling claro, mas também trazendo algo de novo. A utilização de efeitos digitais em conjunto com actores de carne e osso, permitiu trazer um certo realismo capaz de transmitir que a selva não é lugar para uma criança, e de que o perigo está ao virar de qualquer esquina, mas ao mesmo tempo mantendo todo o charme da animação original.
Consulta Ainda: O Livro da Selva | Disponíveis primeiros posters
Sobre a nova estrutura do filme, Brigham tem a dizer:
Mantivemos a estrutura básica existente no filme de animação, mas acrescentámos mais detalhes à história. Usámos nuances que criam muito mais risco e onde a sobrevivência não é necessariamente um dado adquirido.
Segundo o produtor, esta versão do Livro da Selva é um filme onde as apostas são altas, e a aventura é real, mas ao mesmo tempo consegue ser um filme caloroso e humano, valorizando ao mesmo tempo o trabalho de Favreau, afirmando que não é fácil encontrar harmonia entre estas duas faces, mas que o realizador conseguiu fazer com que tudo funciona-se.
Esta produção conta com a estreia de Neel Sethi como Mogli e com nomes como Idris Elba, Scarlett Johansson, Christopher Walken, Bill Murray e Ben Kingsley, entre outros, e é realizada por Jon Favreau. O Livro da Selva estreia dia 14 de Abril. Preparados para voltar à selva e festejar com os animais?